Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

MALFORMAÇÕES UTERINAS

11 de setembro de 2009 2

 

As malformações do útero ocorrem entre 0,1 a 2% da população feminina. Útero bicorno, septado, didelfo e unicorno são alguns exemplos de malformações uterinas.

 

Em muitos casos, o diagnóstico destas malformações é realizado durante a gestação, momento em que, devido à presença do saco gestacional em uma das hemicavidades, expõe a presença de útero bicorno ou útero septado. A ecografia transvaginal permite o diagnóstico destas malformações antes da gestação. Por isso, consideramos que seja uma exploração aconselhável na consulta prévia à concepção em pacientes que nunca engravidaram.

       

A ecografia transvaginal em 3D é de grande utilidade para este fim, pois tem a capacidade de mostrar o útero em diversos planos de corte, sendo hoje uma ferramenta diagnóstica imprescindível na boa prática ginecológica. O melhor período para se realizar o exame é antes da menstruação, em que o endométrio secretor apresenta um contraste acentuado com parede muscular uterina.

       

O diagnóstico preciso das malformações uterinas dá segurança ao ginecologista empregar o tratamento adequado a cada caso.

Postado por Paulo Fagundes – Porto Alegre

Envie seu Comentário