Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Posts de dezembro 2009

FELIZ 2010

24 de dezembro de 2009 1

 

 

 

2009 está terminando e gostaríamos de agradecer o apoio que recebemos durante todo este ano . Esperamos que o Blog Saúde e Reprodução tenha sido uma fonte confiável de informações sobre reprodução humana e que tenha correspondido às expectativas. Para o ano que se inicia, estamos organizando eventos abertos à população sobre assuntos relacionados à infertilidade e esperamos continuar mantendo este canal de comunicação.

 

Desejamos um novo ano fértil de esperanças, desejos e, sobretudo, de realizações.

 

Boas festas e um feliz 2010.

 

Eduardo, Isabel e Paulo

Postado por Isabel de Almeida – Porto Alegre

10 ANOS DO INSTITUTO DO CÂNCER MÃE DE DEUS

18 de dezembro de 2009 0

 

Este mês o Instituto do Câncer do Hospital Mãe de Deus está comemorando 10 anos. Por isto, no próximo sábado, dia 19 de dezembro,  haverá no Parque da Redenção um evento comemorativo, das 10 às 14 horas, onde será distribuído material informativo sobre prevenção e diagnóstico precoce de câncer, bem como várias outras atividades culturais.

 

Nós, da clínica SEGIR, também estaremos participando , trazendo a discussão de como os tratamentos de câncer podem afetar a fertilidade . Felizmente, existe hoje a possibilidade de preservar, através de técnicas de congelamento, óvulos, embriões e espermatozoides, para que no futuro possam ser utilizados para obter gestação se algum dos tratamentos oncológicos tiver determinado infertilidade permanente.

 

Não esqueça: sábado, dia 19, venha participar deste evento!

Postado por Isabel de Almeida – Porto Alegre

CIRURGIA PARA OBESIDADE E FERTILIDADE

06 de dezembro de 2009 0

 

 

Os índices de obesidade têm aumentado e hoje os Estados Unidos lideram as estatísticas, estando 2/3 de sua população adulta com sobrepeso ou obesa.

 

A obesidade, além de estar relacionada a muitas doenças como diabete, hipertensão, dislipidemias e câncer, também contribui para distúrbios ovulatórios, anormalidades no ciclo menstrual, infertilidade, disfunções sexuais e aumento nas taxas de abortamento.

 

O uso de dieta e exercício físico deve ser estimulado para todas as mulheres e enfatizado para aquelas que estão tentando engravidar. Nos casos de obesidade mórbida, a cirurgia bariátrica tem sido uma opção. Entretanto, ainda existem poucos estudos que mostrem se a fertilidade melhora ou não após este tipo de cirurgia. Os resultados são controversos, mas tendem a mostrar uma melhora.

Por outro lado, após cirurgia para obesidade, em função de desordens de absorção, tem-se visto que podem ocorrer falhas e gestações indesejadas em mulheres que usam somente anticoncepcional oral como forma de prevenir a gravidez.

 

Assim, até que haja mais estudos que avaliem a fertilidade pós-cirurgia para obesidade, recomenda-se cautela no aconselhamento de cirurgia bariátrica para mulheres obesas em idade reprodutiva. Embora esta técnica pareça aumentar a fertilidade, os resultados ainda não são conclusivos e existe um índice de falha maior com o uso de anticoncepcionais orais.

Postado por Isabel de Almeida – Porto Alegre