Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Posts de março 2010

INFECÇÕES POR CLAMÍDIA

29 de março de 2010 0

 

 

Das doenças sexualmente transmissíveis, a infecção por Clamídia é considerada a mais prevalente. A Organização Mundial de Saúde estima que mais de 100 milhões de casos novos ocorrem por ano no mundo. Infelizmente, a maioria das mulheres é assintomática para esta infecção e permanece, portanto, sem tratamento.

As infecções por Clamídia estão associadas a muitas complicações. No homem, podem levar à infecção uretral e infertilidade. Na mulher, a infecção, que inicia no colo uterino, pode subir para os outros órgãos reprodutivos, causando doença inflamatória pélvica, lesão das tubas uterinas, gestação ectópica (gestação que se implanta fora do útero), infertilidade e dor pélvica crônica. Já na gestação, a Clamídia não tratada pode causar abortamento, trabalho de parto prematuro, bolsa rota, bem como conjuntivite e pneumonia no recém-nascido.

Para fazer o diagnóstico de Clamídia, existem exames laboratoriais específicos. A dificuldade é que muitas mulheres não têm sintomas da doença e, por isto, não consultam médicos e não realizam estes exames. Portanto, cabe ressaltar a importância das medidas educativas sobre sexo seguro, com o uso regular de preservativos, bem como a visita periódica ao ginecologista, para a realização de exames de rotina.

E, por falar nisto, qual foi a última vez que você consultou  seu ginecologista?

Postado por Isabel de Almeida -Porto Alegre

CENTRO DE REPRODUÇÃO HUMANA

20 de março de 2010 0

 

Está sendo lançado agora em abril o Centro de Reprodução Humana do Hospital Mãe de Deus, um serviço de atendimento, investigação e tratamento para casais com infertilidade. Na direção do Centro estão os médicos da clínica SEGIR, que estão levando também para o atendimento no Hospital Mãe de Deus os seus anos de trabalho e experiência em infertilidade.

 

Como Páscoa lembra ovos e ovos lembram fertilidade e vida nova, no próximo sábado, dia 27, em comemoração à semana da Páscoa, o Centro de Reprodução Mãe de Deus convida  todos a participar de evento na praça da Encol, das 10 às 15 horas. Neste dia, haverá divulgação das atividades realizadas pelo Centro de Reprodução, brincadeiras para as crianças e outra atividades.

 

Participe.

Postado por Isabel de Almeida – Porto Alegre

PARAPLEGIA E REPRODUÇÃO

02 de março de 2010 0

 

Quase todo mundo vê novela, mesmo que só de vez em quando. Então, a maioria deve saber quem é Luciana, a personagem da novela das oito que ficou tetraplégica. Temos visto que muitas vezes ela e sua família se questionam sobre a questão da sexualidade e da maternidade entre pessoas com deficiência física.

 

Infelizmente, com o aumento dos acidentes de trânsito, tem-se visto muitos jovens com traumatismos raquimedulares. Além disto, existem várias doenças neurológicas que, com sua progressão, podem levar mulheres jovens à condição de cadeirantes.

 

E, nestes casos, como fica a  sexualidade? Estudos mostram que a atividade sexual pode ser mais reduzida neste grupo, mas  a qualidade emocional não é diferente.  Quanto mais vasto for o repertório de expressão sexual que o casal conseguir lançar mão, maior será a satisfação obtida. Perceber que o toque, o beijo, a estimulação da área genital, bem como a descoberta e a estimulação de outras zonas erógenas são também formas de sensualidade , faz com que o casal consiga obter maior realização. Além disto, os programas de reabilitação estimulam o paciente a desenvolver maior habilidade e movimentação física, bem como integrá-lo na sociedade e no trabalho, o que também contribui para sua satisfação emocional, repercutindo também na esfera sexual.

 

Com relação à gestação, se as condições clínicas da mulher são boas, é possível engravidar, sim. Claro que será um pré-natal diferenciado, envolvendo uma equipe multidisciplinar, mas já existem vários casos bem sucedidos. Já quando o homem é cadeirante, muitas vezes a ejaculação pode ficar comprometida, necessitando de técnicas especiais para obtenção de espermatozoides e do uso da fertilização in vitro para obter gestação.

Postado por Isabel de Almeida – Porto Alegre