Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Posts de maio 2010

USO CONTÍNUO DO ANTICONCEPCIONAL E FERTILIDADE

17 de maio de 2010 0

 

Muitas mulheres atualmente têm solicitado ao seu ginecologista o uso de métodos anticoncepcionais que sejam seguros e que não induzam a menstruação mensalmente.
Em algumas situações, como endometriose, não menstruar pode ser conveniente, pois leva a uma remissão da doença, atrofiando os focos de endometriose. Também para aquelas pacientes que apresentam sintomas muito intensos de tensão pré-menstrual, permanecer sem menstruar também pode estar indicado.

Entretanto, muitas mulheres não apresentam indicações médicas precisas, mas simplesmente não querem menstruar mensalmente. Nestes casos, o uso contínuo de pílulas anticoncepcionais pode ser a solução. Embora este uso seja bastante recente, estudos têm mostrado que, afora o custo anual, que passa a ser maior, pois serão consumidas mais cartelas, não parece haver prejuízo à saude da mulher. Tampouco parece haver prejuízo com relação ao retorno à  fertilidade. O tempo de espera para engravidar entre mulheres que usavam anticoncepcional de forma cíclica ou continuada é similar, com 84 a 88% das pacientes engravidando dentro do primeiro ano de tentativa.

Postado por Isabel de Almeida – Porto Alegre

OBESIDADE NA ADOLESCÊNCIA E REPRODUÇÃO

10 de maio de 2010 0

 

Até pouco tempo atrás, a obesidade era uma condição típica da vida adulta. Entretanto, esta realidade vem mudando e estima-se que cerca de 20% dos adolescentes americanos estão obesos, o que contribui para aumentar os riscos cardiovasculares e diminuir a expectativa de vida na fase adulta.

Recente estudo americano entrevistou mais de 3000 mulheres pré-menopáusicas que menstruavam regularmente e demonstrou que aquelas que foram obesas na adolescência, com índice de massa corporal superior a 30, tiveram uma maior chance de não conseguirem engravidar do que as mulheres que tinham índice de massa corporal dentro da normalidade.

Não é de hoje que se sabe que a obesidade exerce um efeito negativo sobre a fertilidade, mas esta pesquisa mostra que o impacto pode começar ainda muito cedo. Sem dúvida mais estudos são necessários para avaliar este assunto, mas o importante é estar atento e, sobretudo, prevenir e tratar o sobrepeso e a obesidade ainda na infância e na adolescência. Este cuidado deve estar presente na vida das famílias, nas campanhas de saúde pública, nos consultórios médicos e nas escolas, sempre incentivando a alimentação saudável e o desenvolvimento de atividades físicas.

Postado por Isabel de Almeida – Porto Alegre

DIA DAS MÃES

07 de maio de 2010 0

 

Nosso blog não poderia deixar de dar os parabéns a todas as mães.

Todo mundo sabe que mãe não tem dia, porque ela se se ocupa dos filhos o ano todo, mas sempre é bom uma data específica para lembrar da sua importância.

 

Mas também gostaríamos de homenagear as mulheres que estão tentando ser mães, pela sua coragem, determinação e persistência, desejando a todas muitas realizações.

Postado por Isabel de Almeida – Porto Alegre