Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Posts de outubro 2010

Quem são as doadoras de óvulos?

04 de outubro de 2010 0

Muitas mulheres que perderam seu potencial reprodutivo pelas mais diversas razões, como menopausa precoce, cirurgia em ovários ou doenças genéticas, procuram Serviços de Reprodução Assistida em busca de uma forma de engravidar utilizando óvulos de outras mulheres. A pergunta que naturalmente surge é: quem será a doadora?

No Brasil, a doação de óvulos é realizada sob anonimato e de forma compartilhada, ou seja, a doadora também necessita realizar fertilização ïn vitro” e aceita doar a metade de seus óvulos para uma receptora desconhecida e em troca, na maioria das clínicas,  ela terá parte de seu tratamento custeado pela receptora.

Segundo normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, antes de se tornar uma doadora esta paciente passará por várias avaliações, que incluem seu histórico pessoal e familiar para doenças, uso de medicamentos, cirurgias prévias, bem como uma bateria de exames de sangue que excluam a presença de doenças transmissíveis, como hepatites, sífilis e HIV. A idade limite para que uma mulher possa ser doadora é 35 anos.

As clínicas de reprodução assistida mantêm absoluto sigilo sobre as identidades das receptoras e das doadoras, de forma a garantir a privacidade dos casos,  criando assim uma oportunidade de gestação para aqueles casais que naturalmente tiveram esta possibilidade esgotada.