Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Posts de dezembro 2010

Feliz 2011

24 de dezembro de 2010 0


2010 está terminando e gostaríamos de agradecer o apoio que recebemos durante todo este ano . Esperamos que o Blog Saúde e Reprodução tenha sido uma fonte confiável de informações sobre reprodução humana e que tenha correspondido às expectativas.

Para o ano que se inicia, estaremos dando seguimento aos eventos abertos à população sobre assuntos relacionados à infertilidade e esperamos continuar mantendo este canal de comunicação.


Desejamos um novo ano fértil de esperanças, desejos e, sobretudo, de realizações.


Boas festas e um feliz 2011.




Postado por Isabel de Almeida

Fertilização "in vitro"

12 de dezembro de 2010 0

O primeiro nascimento de um bebê por fertilização “in vitro” ocorreu na Inglaterra, em 1978, realizado pelo dr. Edwards, o qual recebeu o prêmio Nobel de Medicina agora em 2010.

Inicialmente, a fertilização “in vitro”(FIV) era usada somente para pacientes com obstrução tubária bilateral, mas, recentemente, a FIV também tem sido utilizada para outras situações, como  infertilidade masculina, endometriose, subfertilidade sem causa aparente, entre outras causas.

Um dos aspectos que os especialistas em Reprodução tentam identificar  hoje é  quais fatores podem ajudar a predizer as chances de um casal engravidar através das técnicas de reproduçào assistida. Sem dúvida, não existem respostas definitivas acerca deste tema, mas os fatores considerados importantes para o sucesso da FIV são:

- idade da mulher: as chances de gestação espontânea ou por técnicas de reprodução diminuem na medida em que a idade da mulher aumenta

- tempo de infertilidade: quanto maior o tempo de infertilidade, menores as taxas de concepção

- dosagens hormonais que avaliam a reserva ovariana

- número de óvulos na punção: quanto menor o número de óvulos, mais baixas as taxas de gestação

Desta forma, estes dados reforçam a importância de tentar identificar e tratar  as causas de infertilidade o mais breve possível, uma vez que o tempo e a idade da mulher não parecem contribuir para o sucesso das técnicas de reprodução assistida.


postado por Isabel de Almeida