Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Gestação não planejada

02 de janeiro de 2011 0

Embora nos últimos 50 anos tenha havido um grande desenvolvimento nos métodos contraceptivos, bem como um incremento nos programas de planejamento familiar, o número de gestações não planejadas segue alto no mundo todo. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, este número chega a 30% de todas as gestações que ocorrem a cada ano.

As consequências de uma gestação indesejada são muitas, como complicações decorrentes de aborto provocado (especialmente nos países pobres e naqueles onde o aborto é ilegal), baixa adesão aos cuidados pré-natais, uso de álcool, cigarro e drogas durante a gestação, entre outras. Além disto, gestações não planejadas podem mudar os planos de toda a família, alterando projetos profissionais e de estudo, e comprometendo a renda familiar.

As principais causas de gestação não planejada são falta de acesso à informação e aos métodos anticoncepcionais em si, baixa adesão ao uso dos métodos e, mais remotamente, a falhas dos métodos contraceptivos.

Para diminuir esta estatística de gestações não planejadas são necessários programas efetivos de saúde pública, postos de saúde que tenham sempre métodos contraceptivos disponíveis e profissionais qualificados para individualizar os vários métodos existentes.

Somente o conhecimento e o acesso aos vários métodos contraceptivos permitirão à mulher e ao casal tomarem uma decisão consciente sobre qual método é o melhor naquele momento.


Isabel de Almeida – 02/01/2011

Envie seu Comentário