Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Exposição intra-uterina ao cigarro e infertilidade

23 de janeiro de 2011 0

O fumo durante a gestação tem sido considerado uma causa de restrição de crescimento fetal intra-uterino, baixo peso ao nascer, morte fetal e problemas respiratórios na infância. Além disto, alguns trabalhos têm mostrado que homens e mulheres expostos ao cigarro ainda na fase intra-uterina podem apresentar na vida adulta diminuição na sua fertilidade e menopausa mais precoce.

Recente pesquisa realizada na Noruega entrevistou gestantes no período de 1999 a 2008, investigando se as mães destas gestantes fumavam enquanto estavam grávidas. Como resultado, foi verificado que as mulheres cujas mães fumaram durante sua gestação tiveram menor peso ao nascimento e apresentaram maior tendência à obesidade. Além disto, mulhers que receberam exposição ao cigarro na vida intra-uterina eram mais propensas a também serem fumantes durante suas gestações.

Com relação à redução da fertilidade na vida adulta,  a pesquisa mostrou uma associação pequena entre exposição intra-útero ao tabaco e fertilidade reduzida, indicando que mais pesquisas são necessárias, mas deixando também um alerta sobre o potencial efeito nocivo do cigarro também nas taxas reprodutivas da população a longo prazo.


postado por Isabel de Almeida

Envie seu Comentário