Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Posts de janeiro 2011

Exposição intra-uterina ao cigarro e infertilidade

23 de janeiro de 2011 0

O fumo durante a gestação tem sido considerado uma causa de restrição de crescimento fetal intra-uterino, baixo peso ao nascer, morte fetal e problemas respiratórios na infância. Além disto, alguns trabalhos têm mostrado que homens e mulheres expostos ao cigarro ainda na fase intra-uterina podem apresentar na vida adulta diminuição na sua fertilidade e menopausa mais precoce.

Recente pesquisa realizada na Noruega entrevistou gestantes no período de 1999 a 2008, investigando se as mães destas gestantes fumavam enquanto estavam grávidas. Como resultado, foi verificado que as mulheres cujas mães fumaram durante sua gestação tiveram menor peso ao nascimento e apresentaram maior tendência à obesidade. Além disto, mulhers que receberam exposição ao cigarro na vida intra-uterina eram mais propensas a também serem fumantes durante suas gestações.

Com relação à redução da fertilidade na vida adulta,  a pesquisa mostrou uma associação pequena entre exposição intra-útero ao tabaco e fertilidade reduzida, indicando que mais pesquisas são necessárias, mas deixando também um alerta sobre o potencial efeito nocivo do cigarro também nas taxas reprodutivas da população a longo prazo.


postado por Isabel de Almeida

Novas resoluções em reprodução assistida

10 de janeiro de 2011 0

Neste mês de janeiro, o Conselho Federal de Medicina publicou nova resolução acerca dos procedimentos em reprodução assistida.  De acordo com as novas normas, é permitida a realização de inseminação artificial e fertilização  “in vitro” para casais homossexuais. Além disto, a utilização pós-morte de material biológico congelado também passa a ser possível, desde que a parte interessada tenha deixado autorização por escrito para este fim.

Também o número de embriões transferidos para o útero passou a ser normatizado, sendo definido que, para mulheres até 35 anos, serão transferidos no máximo dois embriões; de 36 a 39 anos, no máximo três e , acima dos 40 anos, no máximo quatro embriões. Esta medida visa a reduzir o número de gestações múltiplas decorrentes da fertilização “in vitro” e já vinha sendo praticada na maioria dos casos.

Sem dúvida, ainda existem muitas discussões a serem feitas dentro desta área, mas a atualização das resoluções do Conselho Federal de Medicina, bem como o ajuste a novas realidades sócio-culturais são sempre bem-vindos.


Postado por Isabel de Almeida

Gestação não planejada

02 de janeiro de 2011 0

Embora nos últimos 50 anos tenha havido um grande desenvolvimento nos métodos contraceptivos, bem como um incremento nos programas de planejamento familiar, o número de gestações não planejadas segue alto no mundo todo. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, este número chega a 30% de todas as gestações que ocorrem a cada ano.

As consequências de uma gestação indesejada são muitas, como complicações decorrentes de aborto provocado (especialmente nos países pobres e naqueles onde o aborto é ilegal), baixa adesão aos cuidados pré-natais, uso de álcool, cigarro e drogas durante a gestação, entre outras. Além disto, gestações não planejadas podem mudar os planos de toda a família, alterando projetos profissionais e de estudo, e comprometendo a renda familiar.

As principais causas de gestação não planejada são falta de acesso à informação e aos métodos anticoncepcionais em si, baixa adesão ao uso dos métodos e, mais remotamente, a falhas dos métodos contraceptivos.

Para diminuir esta estatística de gestações não planejadas são necessários programas efetivos de saúde pública, postos de saúde que tenham sempre métodos contraceptivos disponíveis e profissionais qualificados para individualizar os vários métodos existentes.

Somente o conhecimento e o acesso aos vários métodos contraceptivos permitirão à mulher e ao casal tomarem uma decisão consciente sobre qual método é o melhor naquele momento.


Isabel de Almeida – 02/01/2011