Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Atividade física e infertilidade

20 de fevereiro de 2011 0

O Colégio Americano de Medicina Desportiva recomenda a realização de 30 ou mais minutos de exercício físico moderado cinco dias /semana ou no mínimo 20 minutos de exercício vigoroso três vezes/semana.

Embora  o exercício esteja associado com muitos benefícios à saúde, como redução do risco de obesidade, de diabetes, de doença cardiovascular e de alguns tipos de câncer, a relação entre atividade física e infertilidade masculina não está bem documentada.

Recente trabalho publicado avaliou a relação entre atividade física regular e qualidade do sêmen em homens que procuravam atendimento em clínicas de infertilidade em Massachusetts (EUA). No total, foram avaliados 2261 homens e os resultados mostraram não haver associação entre exercício físico regular e alterações no sêmen, exceto para o grupo que pedala cinco ou mais horas/semana. Neste grupo, foi encontrado menor número de espermatozoides e com motilidade reduzida. Provavelmente isto ocorra porque o uso de bicicleta tem sido relacionado a problemas genitourinários, como disfunções eréteis e prostatites, entre outros.

Mais estudos nesta área são necessários, mas fica o alerta para casais investigando infertilidade.


Postado por Isabel de Almeida

Envie seu Comentário