Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Desejo de gestação pós-vasectomia

27 de março de 2011 0

A vasectomia é uma técnica de esterilização onde o canal deferente, que conduz os espermatozóides produzidos no testículo até a uretra,  é ligado, impedindo este transporte. Após este procedimento, os espermatozoides continuam sendo produzidos no testículo, mas não mais aparecem no ejaculado, impedindo novas gestações.


Em algumas situações, após esta cirurgia pode surgir o desejo de ter mais filhos. As opções neste caso podem ser duas: cirurgia de recanalização, ou seja, reconstruir o trajeto do canal que transporta os espermatozoides, ou a biópsia de testículo para obtenção de espermatozoides para uso em técnicas de reprodução assistida.


A escolha entre as duas técnicas depende de uma  série de fatores, como o tempo que decorreu após a vasectomia ( quanto mais tempo, menores as taxas de sucesso na reversão); a idade da mulher ( se a mulher é jovem pode esperar pelo resultado da cirurgia e ,caso esta não determine uma gestação, ainda há tempo para utilizar técnicas de reprodução assistida); presença de outros fatores de infertilidade associados ( se a mulher tem alterações nas trompas, mesmo que a cirurgia de reversão seja eficaz, os espermatozoides não poderão fertilizar o óvulo e, neste caso, as técnicas de fertilização “in vitro “ são mais indicadas), entre outros.


Sendo assim, vários fatores devem ser avaliados para determinar qual técnica apresenta a maior taxa de sucesso para cada caso. Uma consulta em um serviço especializado em reprodução humana, bem como a realização de exames no casal são indispensáveis para a melhor escolha.



Postado por Isabel de Almeida

Envie seu Comentário