Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Posts de março 2011

Desejo de gestação pós-vasectomia

27 de março de 2011 0

A vasectomia é uma técnica de esterilização onde o canal deferente, que conduz os espermatozóides produzidos no testículo até a uretra,  é ligado, impedindo este transporte. Após este procedimento, os espermatozoides continuam sendo produzidos no testículo, mas não mais aparecem no ejaculado, impedindo novas gestações.


Em algumas situações, após esta cirurgia pode surgir o desejo de ter mais filhos. As opções neste caso podem ser duas: cirurgia de recanalização, ou seja, reconstruir o trajeto do canal que transporta os espermatozoides, ou a biópsia de testículo para obtenção de espermatozoides para uso em técnicas de reprodução assistida.


A escolha entre as duas técnicas depende de uma  série de fatores, como o tempo que decorreu após a vasectomia ( quanto mais tempo, menores as taxas de sucesso na reversão); a idade da mulher ( se a mulher é jovem pode esperar pelo resultado da cirurgia e ,caso esta não determine uma gestação, ainda há tempo para utilizar técnicas de reprodução assistida); presença de outros fatores de infertilidade associados ( se a mulher tem alterações nas trompas, mesmo que a cirurgia de reversão seja eficaz, os espermatozoides não poderão fertilizar o óvulo e, neste caso, as técnicas de fertilização “in vitro “ são mais indicadas), entre outros.


Sendo assim, vários fatores devem ser avaliados para determinar qual técnica apresenta a maior taxa de sucesso para cada caso. Uma consulta em um serviço especializado em reprodução humana, bem como a realização de exames no casal são indispensáveis para a melhor escolha.



Postado por Isabel de Almeida

Dúvidas sobre infertilidade

20 de março de 2011 0

No próximo sábado, dia 26/03, a clínica SEGIR estará promovendo um encontro aberto para casais sobre infertilidade conjugal. Neste evento, serão abordadas questões relativas à infertilidade, suas causas, os vários tipos de tratamento existentes, bem como aspectos preventivos da fertilidade. Após as palestras, haverá espaço para comentários e esclarecimentos de dúvidas, diretamente com os médicos da clínica.

Este encontro é gratuito, mas as inscrições são obrigatórias e podem ser feitas pelo site www.segir.com.br.

Participe.

Idade e fertilidade masculina

13 de março de 2011 0

Na década de 70, menos de 15% dos homens tornavam-se pais após os 35 anos. Hoje, esta percentagem chega a 25%.

Assim como nas mulheres, nos homens a função reprodutiva também declina com a idade, só que mais tarde, especialmente após os 50 anos. Além disto, após esta idade também é comum o surgimento de doenças crônicas, como câncer de próstata, disfunções eréteis, hipertensão e depressão, as quais também podem comprometer o potencial reprodutivo masculino.

Além de diminuir a fertilidade, o aumento da idade paterna também parece trazer riscos ao bebê, como o surgimento de doenças genéticas e cromossômicas, além de maior risco de desenvolver desordens psiquiátricas, como autismo e esquizofrenia. O que ainda não está bem definido é a partir de qual idade os riscos começam a aumentar, o que tem tornado difícil o aconselhamneto para homens mais velhos que desejam ser pais.

Enquanto estas questões não estiverem mais esclarecidas, vale o alerta de sempre realizar um aconselhamento médico antes de gestar e seguir toda a gravidez com um acompanhamento pré-natal adequado.

Postado por Isabel de Almeida

Dia 8 de março

08 de março de 2011 0

No Dia Internacional da Mulher, nosso blog não poderia deixar de lembrar esta data.

Escolhido para simbolizar a luta das mulheres em todo o mundo pelo fim das discriminações e dos abusos sexuais, morais e psicológicos, o 8 de março não se encerra hoje.

Desejamos a todas as mulheres coragem para lutar por tudo o que realmente acreditam e que possam assumir os papéis que projetaram para si.


Postado por Isabel de Almeida