Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Cigarro e malformações fetais

18 de setembro de 2011 0

Há muito se sabe que o fumo durante a gestação é um fator de risco para abortamento, prematuridade e recém-nascidos com baixo peso. Apesar disto, muitas mulheres continuam fumando durante toda a gravidez. Recente revisão de publicações médicas analisou mais de 173.000 casos de crianças que nasceram com algum tipo de malformação e investigou se o cigarro poderia ter sido um fator de risco para a ocorrência destes defeitos nos recém-nascidos.

A conclusão foi de que o cigarro tem influência no aparecimento de defeitos como hérnias abdominais,  malformações em membros inferiores, pé torto congênito, lábio leporino e defeitos de fechamento da parede abdominal.

Desta forma, o hábito de fumar durante a gestação é um importante fator de risco para malformações fetais graves e esta informação deve ser incluída nos programas de saúde, de forma a estimular mais mulheres a pararem de fumar antes de engravidar, principalmente as mais jovens e as de nível socioeconômico menor, pois nestes grupos a prevalência do hábito de fumar é maior.


Postado por Isabel de Almeida

Envie seu Comentário