Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Perimenopausa e saúde da mulher

17 de outubro de 2011 0

A perimenopausa é o período usualmente compreendido entre os 45 e os 55 anos de idade, onde se estabelece uma série de mudanças hormonais e clínicas na vida da mulher. Somado a isto, neste período é comum  a mulher reduzir sua jornada de trabalho, pois várias estão se aposentando e os filhos muitas vezes já são independentes.

 Desta forma, a perimenopausa é vista por muitas como um período favorável para desenvolver atividades que realmente gostam e rever seu estilo de vida. E isto é realmente importante, uma vez que durante este período existe uma tendência maior ao aumento de peso, com deposição de gordura em região abdominal.  Além da questão estética, o aumento de peso eleva os riscos de infarto, hipertensão e acidentes vasculares. Também a osteoartrite e a osteoporose são mais comuns, levando à restrição da mobilidade e ao aumento nos riscos de fratura.

 Assim, é importante para a mulher perimenopáusica entender as complexas mudanças hormonais e clínicas pelas quais passará, para que possa estar atenta a questão do controle do peso, dos riscos do cigarro e do álcool, da importância da atividade física e do adequado aporte de cálcio e vitamina D. Somente assim, poderá transitar por esta fase de forma tranquila e prevenir complicações futuras de saúde.


Postado por Isabel de Almeida

Envie seu Comentário