Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Posts de fevereiro 2012

Benefícios dos anticoncepcionais orais

27 de fevereiro de 2012 0


Desde o surgimento dos anticoncepcionais orais, há 50  anos, além do evidente benefício da contracepção segura, o que diminuiu a mortalidade feminina associada à gestaçäo e ao parto e permitiu à mulher escolher o melhor momento de engravidar, bem como o número de filhos que deseja ter,  outras vantagens de seu uso se mostraram presentes.

Dentre eses benefícios, destacam-se:

– redução do fluxo menstrual e prevenção da anemia
– diminuição das cólicas  menstruais
– melhora da acne
– melhoria dos sintomas premenstruais
– diminuição do risco de câncer de ovário, de endométrio e de intestino

Assim, hoje, os anticoncepcionais orais muitas vezes são prescritos  com outros objetivos que não somente o da prevenção da gravidez, mas para tratar diversos distúrbios ginecológicos.

Postado por Isabel de Almeida

Doenças sexualmente transmissíveis

20 de fevereiro de 2012 0


Em tempos de carnaval, aumentam as campanhas sobre o uso de preservativos para prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. A Clamídia é a bactéria mais frequentemente transmitida por contato sexual em todo o mundo e o seu pico de contágio ocorre entre os 18-25 anos.

A infecção por Clamídia em mulheres está associada com doença inflamatória pélvica, infertilidade, gestação nas trompas (gestação ectópica) e dor pélvica crônica. Além disto, a Clamídia não tratada durante a gestação está associada com abortamento, ruptura prematura de membranas, trabalho de parto prematuro e infecção uterina.

Infelizmente, muitas pacientes não apresentam sintomas, o que torna o diagnóstico e o tratamento precoces mais difíceis. Assim, a consulta periódica com o ginecologista e a realização de exames específicos são muito importantes.

Mas, acima de tudo, a melhor proteção é a prevenção da infecção por Clamídia, que pode ser feita de uma forma muito simples: usando preservativo.

Postado por Isabel de Almeida

Câncer e reprodução

04 de fevereiro de 2012 0

O dia 4 de fevereiro foi escolhido como o Dia  Mundial contra o Câncer.  Embora se estime que mais de 7 milhões de pessoas morram por ano de câncer, os crescentes avanços nos tratamentos com cirurgia, quimioterapia e radioterapia têm aumentado os índices de cura. Desta forma, pacientes jovens com diagnóstico de câncer  têm se curado e retomado sua vida, o que os leva a pensar  em ter filhos mais adiante. Ocorre que muitos tratamentos oncológicos  afetam a fertilidade, pois diminuem a reserva ovariana e a produção de espermatozoides.

Nestes casos, é possível preservar a fertilidade  congelando óvulos e sêmen. Se, no futuro, estes pacientes ficarem definitivamente inférteis , poderão utilizar este material biológico congelado  para engravidar.

Assim, a preservaçāo da fertilidade através do congelamento de gametas, além de oferecer uma oportunidade  para a concepção após os tratamentos oncológicos, proporciona melhora na autoestima e nas perspectivas dos pacientes jovens com câncer.

Postado por Isabel de Almeida