Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Obesidade e infertilidade em homens

12 de maio de 2012 0


O sobrepeso e a obesidade vêm se transformando em um problema de saúde pública e estão associados com um aumento nos índices de hipertensão, diabetes e acidentes vasculares. Além disto, o excesso de peso também influi negativamente na fertilidade feminina e masculina.
Recente trabalho científico analisou amostras de sêmen de 9779 homens, visando identificar se o peso corporal tinha alguma influência sobre a qualidade e a quantidade de espermatozoides.
Foram considerados com peso normal homens com índice de massa corporal (IMC) de até 25, sobrepeso 25 a 30 e obesos aqueles que apresentavam IMC acima de 30.
Os resultados deste estudo mostraram que quanto maior o peso, mais alterada está a contagem de espermatozoides. Este fato pode se dever a várias causas, como alteraçōes hormonais causadas pelo excesso de gordura, aumento na temperatura da bolsa escrotal ocasionado pelo acúmulo de tecido adiposo, presença de substâncias tóxicas na gordura corporal, entre outras.
Concluindo, o sobrepeso e a obesidade estão associados com uma diminuição na produçāo de espermatozoides  e serve como um alerta para que os homens em idade reprodutiva procurem manter o seu peso dentro da normalidade. Isto não somente reduz os riscos de complicaçōes cardiovasculres como também pode prevenir a infertilidade.

Envie seu Comentário