Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Posts de julho 2012

Nutrição e reprodução assistida

22 de julho de 2012 0


Nutrição e estilo de vida, que compreende dieta, exercício físico, nível de stress, consumo de álcool e drogas, cigarro e obesidade, podem afetar a reprodução, inclusive nos procedimentos de reprodução assistida.
Estudo recente realizado na Holanda mostrou que pacientes que tinham  uma dieta balanceada, com pelo menos quatro fatias de pão integral/dia (ou o equivalente em cereais), uso de óleos insaturados, quantidade mínima diária de 200g de vegetais e pelo menos dois pedaços de fruta/dia, ingeriam três ou mais porções de carne por semana e peixe no mínimo uma vez por semana, obtiveram resultados de gestação durante os procedimentos de fertilização ” in vitro”  superiores àquelas pacientes que não tinham esta dieta tão balanceada.
Desta forma, é preciso estar atento não somente às doenças que podem causar infertilidade, como endometriose, infecção por Clamídia e distúrbios hormonais, mas também ao estilo e aos hábitos de vida, pois muitas vezes pequenas mudanças podem trazer grande impacto sobre as taxas de gestação e sobre a saúde do casal e do futuro bebê.

Obesidade e Fertilização "in vitro"

15 de julho de 2012 0


Já  é sabido que a obesidade vem se tornando um problema de saúde pública. Nos Estados Unidos, estima-se que 64% das mulheres estejam com sobrepeso ou obesidade. Além de estar associada com problemas cardiovasculares, hipertensão e diabetes, a obesidade pode causar irregularidade menstrual e distúrbios na ovulação.

Mesmo nas mulheres com ciclos regulares, a fecundidade é reduzida no grupo que tem sobrepeso ou obesidade. Além disto, durante a  gravidez, as complicações como pré-eclâmpsia, diabetes gestacional, hemorragia pós-parto e bebês com muito peso ao nascimento também são maiores no grupo de mulheres que está acima do peso.

Recente trabalho científico realizado nos EUA acompanhou 4609 pacientes que estavam fazendo sua primeira fertilização ” in vitro “. Os resultados  mostraram que a obesidade diminui as taxas de implantação e de gestação nas pacientes submetidas à reprodução assistida.

Este trabalho, assim como várias outras publicações médicas, reafirma a necessidade de orientar as mulheres jovens, em idade reprodutiva, para que tenham hábitos de vida saudáveis e mantenham seu peso dentro da faixa ideal, para diminuir as complicações na gestação.