Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Posts de dezembro 2012

Boas festas

24 de dezembro de 2012 0

Em meio à correria de final de ano, sempre é bom uma pausa para desejar  boas festas e um ótimo 2013.

Esperamos que o próximo ano seja fértil de realizações e que possamos continuar contribuindo com informações atualizadas sobre saúde e reprodução.

Um abraço e até o ano que vem.



Postado por  Isabel de Almeida

Plantas medicinais e gestação

09 de dezembro de 2012 0


Durante a gestação é muito comum que as mulheres não queiram usar medicações por medo dos efeitos colaterais e de possíveis danos à saúde do bebê. Estudos mostram que aproximadamente metade das grávidas usam plantas medicinais durante a gestação, por acreditarem que são mais seguras.


Entretanto, este uso também tem efeitos colaterais e nem sempre funciona. Recente trabalho publicado em revista médica analisou mais de 500 estudos que utilizavam o tratamento com plantas medicinais durante a gestação.

Os resultados mostram que, embora muito usadas, as plantas medicinais não atingem o objetivo de tratamento proposto, com exceção de gengibre, o qual funciona tão bem quanto os remédios convencionais para os enjoos da gravidez.


Postado por Isabel de Almeida

Cigarro e infertilidade

02 de dezembro de 2012 0


Cerca de 30% das mulheres e 35% dos homens em idade reprodutiva nos Estados Unidos fumam cigarro. Tendo isto em vista, agora em 2012, a Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva, após análise minuciosa de trabalhos científicos, concluiu que:

- existem evidências de que o cigarro determina infertilidade

- o cigarro acelera a perda da função reprodutiva, antecipando a menopausa em um a quatro anos

- a qualidade do sêmen é 22% pior em homens fumantes do que em não fumantes

- o hábito de fumar aumenta o risco de aborto e de gestação ectópica

- as mulheres fumantes necessitam realizar, em média, o dobro de fertilizações “in vitro” para engravidar, quando comparadas com mulheres não fumantes

- o fumo passivo, que se estabelece quando a pessoa não fuma mas convive cotidianamente com fumantes, também determina efeitos adversos na fertilidade.

Em vista disto, fica o alerta para a importância de não fumar para evitar danos à saúde em geral e, em especial, para  proteger a fertilidade na população jovem.