Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Vacina para HPV

27 de abril de 2014 0

O câncer de colo de útero é um importante problema de saúde pública e representa o segundo câncer mais incidente entre a população feminina brasileira. Este tipo de  câncer está intimamente relacionado à presença do vírus HPV. A infecção pelo HPV ocorre com maior frequência no grupo jovem, na maioria das populações em 70 a 80% das mulheres e homens sexualmente ativos. Entretanto, na maioria dos casos o sistema imunológico do indivíduo é capaz de eliminar o vírus. Nos casos em que o vírus permanece atuando, são necessárias transformações  genéticas adicionais nas células do hospedeiro para que o câncer se desenvolva.

Recentemente, o Ministério da Saúde lançou campanha de vacinação para o HPV entre meninas de 11-13 anos. Em 2015, a meta serão meninas de 9-11 anos. O objetivo é reduzir a infecção pelo HPV, diminuindo os casos de verrugas genitais e de câncer de colo. A vacinação, aliada a programas educacionais sobre doenças sexualmente transmissíveis e uso de preservativo, bem como o diagnóstico precoce dos casos já estabelecidos de câncer, devem mudar o panorama de câncer de colo uterino nas próximas décadas.
Num futuro próximo, esperamos que esta discussão também seja estendida para o grupo de homens jovens, que ainda não estão contemplados com a campanha de vacinação.

Postado por Isabel de Almeida

Envie seu Comentário