Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Abortamento de repetição

25 de maio de 2014 0

Abortamento de repetição é definido como dois ou mais abortos e afeta 1-5% de todos os casais que estão tentando engravidar. As causas de abortamento de repetição podem estar associadas a problemas genéticos, hormonais (distúrbios de tireoide e de prolactina), malformações uterinas, síndrome antifosfolipídeos, entre outras. Apesar da investigação, infelizmente só se consegue identificar uma causa em cerca de 50% dos casos. A outra metade ficará sem diagnóstico e, por consequência, sem um tratamento específico, o que pode gerar grande estresse entre os casais.

Nestes casos, um apoio emocional e a informação de que existe grande possibilidade de ter uma próxima gestação saudável são muito importantes.

Recente trabalho realizado na Holanda acompanhou cerca de 250 mulheres com abortamento de repetição sem causa aparente durante dois anos. O objetivo era verificar quanto tempo estas mulheres levavam para engravidar novamente. A idade média destas mulheres era de 34 anos. Durante este período de dois anos, 84% das pacientes engravidaram, sendo que 65% ganharam bebês e 32% abortaram novamente. O tempo médio para engravidar novamente foi de 21 semanas.

Desta forma, embora o abortamento de repetição sem causa aparente seja uma situação muito estressante para o casal, podendo gerar altos níveis de ansiedade e depressão, uma informação importante é que o tempo para engravidar novamente é comparável ao tempo que as mulheres férteis com a mesma idade levam para engravidar. Esta informação certamente ajudará a tranquilizar um pouco mais estes casais.

Postado por Isabel de Almeida

Envie seu Comentário