Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Posts de setembro 2014

Síndrome dos ovários policísticos e bebês prematuros

21 de setembro de 2014 0

A síndrome dos ovários policísticos (SOP) é uma desordem endócrina presente em até 10% das mulheres em idade reprodutiva. É caracterizada pela presença de ciclos menstruais irregulares e longos, ovários policísticos, aumento de pelos e acne e resistência à insulina. Esta síndrome está associada com hipertensão arterial e diabete. A obesidade está presente em 30-70% das mulheres com SOP.

É sabido  que a SOP tem influência negativa  sobre a fertilidade e sobre a gestação. Diversos trabalhos têm correlacionado a presença de ovários policísticos com maior risco de abortamento, pré-eclâmpsia e diabete gestacional. Recente estudo realizado na Bélgica comparou gestantes obesas com gestantes de peso normal, ambos os grupos com diagnóstico de ovários policísticos.

Os resultados mostraram que as gestantes obesas tiveram uma incidência maior de nascimentos prematuros. Este dado reforça a importância de orientar as mulheres jovens e obesas a perderem peso antes de engravidar, como forma de prevenir efeitos negativos sobre a gestação e o bebê.

Postado por Isabel de Almeida

Anticoncepcionais hormonais

14 de setembro de 2014 0

As mulheres hoje menstruam mais do que as mulheres de 100 anos atrás. Neste período, o número de ciclos menstruais triplicou, com as mulheres tendo hoje uma média de 450 menstruações durante a vida reprodutiva contra 150 menstruações no início de 1900. As razões para este fato são muitas: hoje temos um número menor de gestações/mulher, um tempo menor de amamentação e um início mais precoce da puberdade.

Com este aumento no número de ciclos menstruais, ocorreu também um aumento no número de sinais e sintomas relacionados à menstruação, como tensão pré-menstrual, retenção hídrica, cefaleia, cólicas, cistos de ovários, doença fibrocística benigna de mama, endometriose, entre outras.

Nestas situações, a contracepção hormonal, quer seja na forma de pílula, de anel vaginal, de adesivo ou injetável, tem se mostrado como a melhor alternativa. O efeito do contraceptivo hormonal ajuda a reduzir o fluxo sanguíneo menstrual, diminui a produção de prostaglandinas ( substância responsável pela dor durante a menstruação ), diminui a ação da testosterona, sendo de grande importância nas manifestações de acne, pele oleosa e aumento de pelos. Além disso, a pílula protege dos tumores de ovário, útero e intestino.

Desta forma, para mulheres que não desejam gestar, a contracepção hormonal vem se colocando como bastante vantajosa para a saúde reprodutiva e global  feminina.

Postado por Isabel de Almeida

Gestação e uso de metformina

08 de setembro de 2014 0

A metformina é um medicamento usado no mundo todo para o tratamento do diabete. Além disto, também é usada para tratar e prevenir complicações relacionadas ao diabete gestacional e aos ovários policísticos.

O mecanismo de ação deste medicamento consiste em reduzir a produção hepática de glicose e em reduzir a absorção de glicose pelo intestino, além de aumentar a sensibilidade à insulina. A metformina atravessa a placenta e, portanto, entra na corrente sanguínea do feto.

Recente revisão de estudos científicos envolvendo ovários policísticos, gestação e uso de metformina mostrou  que a taxa de malformações fetais neste grupo de mulheres não foi maior do que a taxa da população em geral. Mais estudos são necessários, mas, até o momento, o uso da metformina durante a gestação tem se mostrado seguro.

Postado por Isabel de Almeida