Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Posts de fevereiro 2015

Vacinação contra o HPV

17 de fevereiro de 2015 0

Atualmente, o único método capaz de prevenir o câncer de colo uterino é a vacina contra o HPV (papiloma vírus humano), aprovada nos Estados Unidos desde 2006. Entretanto, a cobertura vacinal para o público adolescente ainda não é satisfatória. No Brasil, as razões são várias. A primeira é que a vacina não está disponível para todas as adolescentes, mas somente para meninas entre 11-13 anos. Para as demais, somente é possível a vacinação na rede privada, o que já limita em função do custo econômico.

A segunda razão é que quando falamos de HPV, necessariamente falamos de sexo, porque é desta forma que se contrai a infecção. Muitos pais ainda têm dificuldade de falar deste assunto com os filhos e muitos ainda pensam que falando de doenças sexualmente transmissíveis estarão estimulando a atividade sexual de seus filhos. Uma premissa equivocada, como mostra pesquisa realizada nos Estados Unidos, onde as taxas de gestação indesejada são as mesmas entre meninas vacinadas contra o HPV e meninas que não receberam a vacina.

Uma terceira causa que diminui a procura pela vacina é a desinformação sobre a potencial gravidade do HPV e sobre a segurança da vacina. Hoje sabemos que adolescentes, se vacinadas antes do início de sua atividade sexual, terão uma proteção muito alta contra os subtipos do HPV mais relacionados a câncer de colo uterino. Resta difundir a informação entre os pais, mas também entre os  adolescentes, utilizando inclusive sites próprios para eles. Há também que estender estas informações para os adolescentes masculinos, pois eles também são fonte de transmissão e podem ter complicações graves causadas pelo HPV, como câncer de pênis, cavidade oral e faringe.

Postado por Isabel de Almeida