Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Posts de abril 2015

Atividade física e saúde feminina

20 de abril de 2015 0

A atividade física é muito importante para a saúde feminina. Sabe-se que as mulheres que, durante a adolescência, se dedicam a um esporte mantêm-se com mais facilidade afastadas do cigarro, do álcool e das drogas. Além disso, a atividade física regular aumenta a liberação de endorfinas ( hormônio produzido pelo próprio organismo que produz efeito analgésico e estimula a sensação de bem-estar ), diminuindo os sintomas de tensão pré-menstrual.

Já durante a gestação, as atividades recomendadas são as que preparam a pelve e o períneo, como Pilates e yoga, favorecendo o relaxamento e o alongamento. Também a caminhada e a natação são atividades indicadas. Deve-se evitar esportes que possam ocasionar traumas abdominais, como tênis, vôlei e futebol, ou trazer risco de quedas, como ciclismo, equitação ou patinação.

Na menopausa, a atividade física ajuda a controlar o peso e a diminuir o risco de osteoporose. Os esportes  mais indicados são a caminhada, o treinamento funcional, exercícios aeróbicos com carga leve e dança.

O importante é escolher uma atividade física que melhor combine com o perfil de cada mulher e com a fase da vida em que ela se encontra, porque encontrar  a motivação para o exercício é o primeiro passo para manter este hábito saudável.

Postado por Isabel de Almeida

Aleitamento materno

12 de abril de 2015 0

Já é bem estabelecida a importância do leite materno no desenvolvimento do bebê, protegendo-o de infecções, estimulando o seu sistema imunológico e fortalecendo o vínculo afetivo com a mãe.

Mas, agora, há um dado novo. Recente publicação em revista médica de trabalho realizado na Universidade Federal de Pelotas/RS analisou dados de 6000 bebês nascidos em 1982. Após 30 anos de acompanhamento, foi possível avaliar o QI ( quociente de inteligência), o grau de instrução e a renda mensal de cerca de 3500 deles.

Os resultados mostram que um ano de aleitamento materno contra só um mês corresponde, em média, a quatro pontos a mais no QI, quase um ano a mais de escolaridade e a faixa salarial maior.

Para os pesquisadores, estes achados mostra que o aleitamento materno, além das vantagens já conhecidas, tem também um importante papel sobre a inteligência e sobre a afirmação na sociedade.

Postado por Isabel de Almeida