Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Câncer em jovens e infertilidade

25 de outubro de 2015 0

O câncer é a principal causa não acidental de mortalidade entre crianças e adolescentes. Hoje, graças aos avanços nos tratamentos cirúrgicos, quimioterápicos e radioterápicos, o número de mortes por câncer tem diminuído. Dados americanos e europeus mostram que em torno de 80% dos jovens terão uma longa sobrevida pós-tratamento e revelam, também, que 1 em cada 530 jovens adultos entre 20-39 anos é hoje um sobrevivente de câncer.

Entretanto, infelizmente, estes mesmos tratamentos que curam também têm efeitos colaterais importantes e um deles é o de causar infertilidade temporária ou permanente nestes jovens. Estratégias diferentes têm sido propostas para proteger a fertilidade destes pacientes.

O congelamento de sêmen e de óvulos são boas alternativas, mas, para meninos e meninas antes da adolescência esta alternativa não se aplica. Técnicas ainda consideradas experimentais, como congelamento de tecido ovariano e testicular, também vêm sendo realizadas. Todas estas alternativas de preservação da fertilidade futura requerem equipes muiltiprofissionais treinadas, que avaliem, juntamente com a família e o paciente, os riscos e os benefícios de guardar amostras de gametas para o futuro.

Postado por Isabel de Almeida

Envie seu Comentário