Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Dia Mundial da Saúde

03 de abril de 2016 0

No dia 07 de abril se celebra o Dia Mundial da Saúde.
Falando de mulheres, sua expectativa de vida é maior do que a dos homens. Entretanto, a principal causa de morte das mulheres em países ocidentais são as doenças cardiovasculares. A perda de proteção hormonal, em especial do estrogênio, após a menopausa, põe as mulheres, sobretudo após os 65 anos, em condições iguais aos homens frente a fatores de risco como hipertensão, sobrepeso e diabete. A prevenção, porém, inicia ainda na juventude, eliminando o cigarro, limitando o consumo de álcool e combatendo o sobrepeso, através de alimentação saudável e exercício físico.

Além disso, na menopausa é importante prevenir a osteoporose, que atinge 1 em cada 3 mulheres com mais de 50 anos. Embora a genética esteja implicada, é possível prevenir ou retardar o seu surgimento. Para isso, é importante uma alimentação rica em cálcio (cerca de 1g por dia), como a encontrada no leite e derivados, na água mineral, na amêndoa, no gergelim e em outros vegetais. Além disso, uma prática desportiva regular. Neste caso, a natação é o esporte menos eficaz. Outro grande auxílio na prevenção da osteoporose é a vitamina D, cuja síntese depende em 80% da luz natural. A exposição solar controlada, alguns tipos de peixe (atum sardinha, anchova, salmão) e alguns laticínios (queijo parmesão e ricota) também auxiliam. Em alguns casos, a suplementação com vitamina D será necessária.

Já o câncer de mama, que é o principal tumor em mulheres, graças ao diagnóstico e ao tratamento mais precoces, tem vitimado cada vez menos mulheres. Hoje, vários estudos apontam que é possível adotar algumas medidas preventivas para este tipo de tumor, como atividade física regular; dormir bem, pois a melatonina da noite tem um papel preventivo, e manter a glicemia sob controle, utilizando pouco açúcar refinado e refrigerantes.

Postado por Isabel de Almeida

Envie seu Comentário