Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Posts de maio 2016

Infertilidade e impacto emocional

22 de maio de 2016 0

O impacto social e emocional da infertilidade pode ser muito grande na vida dos casais. Isto pode fazer com que seja adiada a procura por profissionais especializados ou que estes casais não retornem para os tratamentos indicados e, até mesmo, que desistam de voltar quando o diagnóstico não é tão otimista quanto o esperado.

Apesar dos grandes avanços na área de reprodução assistida, aproximadamente metade dos casais inférteis nunca procurou um serviço especializado. Da metade que procurou assistência, 20% esperou mais de dois anos para consultar um especialista. Quando se investiga a razão para esta demora, observa-se que as principais causas são a falta de consciência do problema e o medo de não conseguir engravidar.

Quanto mais o casal e os profissionais envolvidos no tratamento da infertilidade entenderem as barreiras emocionais que existem, mais hábeis estarão para lidar com esta situação. O uso de recursos que deem suporte emocional, que diminuam a ansiedade e ajudem o casal a manejar as dificuldades da investigação e dos tratamentos da infertilidade são fundamentais. O sofrimento psíquico determinado pela infertilidade é a principal causa de abandono dos tratamentos. Os casais que conseguem transpor este obstáculo terão grandes chances de sucesso, pois tendem a dar maior continuidade aos tratamentos, aumentando as suas taxas de gestação.

Postado por Isabel de Almeida

Congelamento de óvulos e Zica vírus

08 de maio de 2016 0

O congelamento de óvulos tem se mostrado uma técnica eficiente para preservação da fertilidade. Em um primeiro momento, as mulheres com câncer que iriam se submeter a tratamentos como quimioterapia ou radioterapia, os quais poderiam levar à infertilidade no futuro, foram as primeiras a usarem esta técnica. Após, mulheres que desejam postergar a maternidade, mas que sabem que sua reserva ovariana irá diminuir ao longo do tempo, também começaram a buscar informações acerca deste procedimento.

Recentemente, algumas clínicas no nordeste do país têm relatado que a procura por congelamento de óvulos têm aumentado em função do medo do Zica vírus.O Zica vírus é um membro da família dos flavovírus, que também inclui a dengue e a febre amarela. Seu nome se deve ao fato de ter sido identificado pela primeira vez em 1947 no sangue de um macaco que habitava a Floresta de Zica, em Uganda, na África. O Zica vírus é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo da dengue. Os principais sinais e sintomas de infecção pelo Zica vírus são manchas vermelhas na pele, febre, dores nas articulações e no corpo, dores de cabeça e conjuntivite. A infecção pelo Zica vírus pode ser confundida com a dengue. O grande problema na gestação é que ele tem sido associado à microcefalia nos bebês.

Desta forma, mulheres que moram em áreas onde a incidência de Zica vírus é alta e não podem postergar a gestação, podem recorrer às técnicas de congelamento, tanto de óvulos como de embriões, guardando-os até que haja um controle maior da epidemia.

Postado por Isabel de Almeida