Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Menopausa e consumo de álcool

21 de agosto de 2016 0

Menopausa é a parada definitiva das menstruações. Ela pode ocorrer espontaneamente, em média aos 51 anos, ou pode ser decorrente de procedimentos cirúrgicos em ovário ou da falência ovariana após quimioterapia ou radioterapia.

Mulheres que entram na menopausa antes dos 45 anos têm mais problemas de saúde a longo prazo, como doenças cardiovasculares, osteoporose e declínio mais precoce das funções intelectuais. Porém, têm risco diminuído de câncer de mama, endométrio e ovário.

Sabe-se que 5-10% das mulheres entram na menopausa antes dos 45 anos e, embora existam fatores genéticos, ambientais e hormonais envolvidos, não se sabe ao certo porque os ovários param de funcionar na menopausa.

Recente trabalho publicado em revista médica revisou mais de 100.000 mulheres para avaliar o consumo de álcool e a idade de início da menopausa. Os resultados mostraram que mulheres que consumiram 1-3 doses de bebida alcoólica por semana entravam na menopausa mais tarde do que as que não consumiam álcool. Entretanto, o consumo de álcool também está associado com risco aumentado para câncer, o que deve ser levado em consideração. Por enquanto, isto não pode ser visto como uma recomendação, pois mais estudos são necessários para estabelecer se o consumo de álcool pode ser benéfico para proteger a menopausa e qual seria a dose segura para isto.

Postado por Isabel de Almeida

Envie seu Comentário