Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Posts de agosto 2016

Reprodução assistida e desenvolvimento dos bebês

28 de agosto de 2016 0

Recente estudo publicado em revista médica especializada em Pediatria analisou o desenvolvimento neurológico de mais de 1800 crianças que nasceram após tratamentos de infertilidade ( fertilização ” in vitro” , inseminação intrauterina e indução da ovulação ), comparando com o desenvolvimento de mais de 4000 crianças nascidas espontaneamente.

Essa pesquisa acompanhou ambos os grupos de crianças durante os três anos iniciais de vida e os resultados mostraram que o desenvolvimento foi igual nos dois grupos. Segundo os pesquisadores, estes resultados dão segurança aos casais que procuram os tratamentos de reprodução assistida para formar suas famílias.

Postado por Isabel de Almeida

Menopausa e consumo de álcool

21 de agosto de 2016 0

Menopausa é a parada definitiva das menstruações. Ela pode ocorrer espontaneamente, em média aos 51 anos, ou pode ser decorrente de procedimentos cirúrgicos em ovário ou da falência ovariana após quimioterapia ou radioterapia.

Mulheres que entram na menopausa antes dos 45 anos têm mais problemas de saúde a longo prazo, como doenças cardiovasculares, osteoporose e declínio mais precoce das funções intelectuais. Porém, têm risco diminuído de câncer de mama, endométrio e ovário.

Sabe-se que 5-10% das mulheres entram na menopausa antes dos 45 anos e, embora existam fatores genéticos, ambientais e hormonais envolvidos, não se sabe ao certo porque os ovários param de funcionar na menopausa.

Recente trabalho publicado em revista médica revisou mais de 100.000 mulheres para avaliar o consumo de álcool e a idade de início da menopausa. Os resultados mostraram que mulheres que consumiram 1-3 doses de bebida alcoólica por semana entravam na menopausa mais tarde do que as que não consumiam álcool. Entretanto, o consumo de álcool também está associado com risco aumentado para câncer, o que deve ser levado em consideração. Por enquanto, isto não pode ser visto como uma recomendação, pois mais estudos são necessários para estabelecer se o consumo de álcool pode ser benéfico para proteger a menopausa e qual seria a dose segura para isto.

Postado por Isabel de Almeida

Congelamento de óvulos

07 de agosto de 2016 0

O congelamento de sêmen e de embriões já são técnicas bem estabelecidas. Mais recentemente, o congelamento de óvulos também tem se mostrado uma técnica bastante promissora. Desde que nasceu o primeiro bebê de óvulo congelado, em 1986, muitos avanços aconteceram nesta área. Por o congelamento de óvulos não envolver as questões éticas, religiosas e legais que envolvem o congelamento de embriões, muitas mulheres e casais têm optado por este procedimento.

Inicialmente, o congelamento de óvulos era destinado a mulheres com algum problema de saúde cujo tratamento poderia deixá-las inférteis, como é o caso da quimioterapia para mulheres com câncer. Entretanto, com o tempo, muitas mulheres passaram a utilizar esta técnica para terem mais segurança se quisessem postergar a maternidade pelas mais diversas razões, como foco exclusivo na carreira profissional, até encontrarem o parceiro adequado para formar uma família ou por não estarem ainda preparadas para viver a experiência da maternidade. Outra indicação para congelamento de óvulos são as indicações médicas que não são ligadas a câncer, como mulheres com endometriose que farão cirurgia e poderão ter sua reserva ovariana reduzida, mulheres com risco de menopausa precoce, entre outras.

Desta forma, hoje temos o congelamento de óvulos como uma técnica já bem estabelecida e que tem se mostrado bastante benéfica para mulheres que precisam ou desejam guardar seus óvulos para serem usados no futuro.

Postado por Isabel de Almeida