Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Posts de julho 2010

Stop motion, uma forma irreverente de animação

31 de julho de 2010 1

Para os leitores do fim de semana, aqui vai um belo vieoclipe em stop motion de Patrice – Ain’t Got No – Irreverente a ideia de brincar com a representação do cantor nas caixas de som. Aproveitem!

nn




nnn

SAIBA O QUE É STOP MOTION

Do inglês, significa movimento parado, é uma técnica de animação fotográfica a fotograma (ou quadro a quadro) com recurso a uma máquina de filmar, máquina fotográfica ou por computador.

Estes quadros são posteriormente montados em uma película cinematográfica, criando a impressão de movimento. Nesta fase podem ser acrescentados efeitos sonoros como fala ou música.

cccccccccc

Videoclipe da Ed Banger Records, composto por cerca de 2.000 aguarelas pintadas imagens após imagem, com um resultado magnífico.

DAD

Video de Apresentação da Agência Nata Design. Foram utilizadas cerca de 1400 fotos na sua elaboração.

ssdasd

Movimento stop motion feito por alunos sobre a Media Design School Diploma de 3D Computer Animation.

sdasd

Já este stop motion mostra a Vida sexual dos robôs. O videoclipe é do britânico Michael Sullivan.

sdasd

Quadro a quadro, os objetos, as ilustrações e o grito do Guaraná Antarctica para a Seleção em 2010 se misturam, gerando uma energia para contagiar a Seleção.

Refotografia Computacional

30 de julho de 2010 2

Refotografia Computacional é um nome dado para fotos tiradas a partir do ponto de vista exato como de uma fotografia antiga.  Ver ambientes da sua cidade como eram há muitas décadas atrás, é fascinante, e se as pessoas são boas o suficiente para tirar uma nova versão, você pode apreciar as diferenças dos lugares que você nunca viu.

nnn

No Flickr e um site chamado Historypin, você pode ver as fotos antigas alinhadas sobre o novo, como uma janela para o passado. Pesquisadores do MIT descobriram uma maneira de automatizar o processo. Atualmente, eles usam um laptop para fazer o trabalho pesado. O sistema compara a cena em frente à câmera com uma foto histórica. Em seguida, ele trabalha a diferença entre os dois e dá as instruções do fotógrafo: “um pouco pra cima, um pouco mais pra esquerda”. De acordo com este resumo sobre refotografia parace fácil, mas é muito mais complicado do que parece. O fotógrafo  Sergey Larenkov usa refotografia computacional para sobrepor a Segunda Guerra Mundial e seus respectivos ambientes modernos.

nnn

http://sergey-larenkov.livejournal.com

Já que o logo da Copa 2014 virou piada...

30 de julho de 2010 10

Fonte: Logoeca2014

nn

Aproveitando que estamos nos referindo ao assunto “logo da Copa 2014″, um designer dos EUA o descreve como um pesadelo.

nn

O diretor de arte Felix Sockwell resolveu recriar o logo da Copa de 2014. Felix afirma que esteticamente as mãos do desenho não parecem humanas, que mais lembram a forma de sapos. Além disso, ele argumenta que o fato de os dedos estarem grudados pode gerar problemas de impressão em tamanhos menores.

Sobre o “2014” inserido no logo, questiona: “Os números aqui? Por quê? E por que em vermelho?” Ele ressalta que seria melhor empregar apenas duas ou três cores, e não adicionar uma quarta. “O Brasil é verde, azul e amarelo. Tirem o vermelho.”

As graduações de cor (tons entre verde e amarelo no topo da taça) também são desnecessárias, na sua opinião: “Gradientes não produzem bem em uma cor, especialmente sobre pano, couro e superfícies ásperas. É melhor mantê-las [as tonalidades] simples.” Segundo o designer, quanto mais simples, mais se enfatiza o aspecto tridimensional.

Outra falha apontada pelo norte-americano se refere aos símbolos de “Registrada” e “Copyright” (identificados pelas letras R e C), que poderiam ser substituídos apenas por “Trademarked” (TM) em tamanho menor.

“Quando você está projetando uma identidade visual, as pessoas gostam de saber como o desenho funcionaria em aplicações, composições diversas. Eu preferia uma versão que se utilizasse mais das cores e dos elementos da bandeira. A repetição cria força”, concluiu.

Felix pretende vir ao Brasil na Copa de 2014.

Fonte: Esporteuol

Design é capaz de seduzir consumidores

30 de julho de 2010 0

Mais uma matéria da Globo.com sobre a influência do design no poder de compra do consumidor.

nnn

Personalidades como você nunca viu

30 de julho de 2010 1

Parece que está na moda reinventar famosos por meio de pinturas, esculturas, e por aí vai…

mm

Já postei celebridades na forma de zumbis de Rob Sacchetto (ver). Agora é a vez do inventivo ilustrador israelense Hanoch Piven. Ele cria caricaturas de ícones da indústria cultural de um modo bem inusitado. Ao misturar diferentes objetos aparentemente desconexos, como pentes, lâmpadas, latas de lixo, comida e rolos de filmes, o artista cria retratos perfeitos de famosos do mundo da música, da política e do cinema.

As composições, sempre estabelecem uma relação entre a personalidade das pessoas representadas e os materiais usados para a construção da imagem. Ao se deparar com as figuras, é impossível não achar graça de Freud com olhos de cérebro, Homer Simpson com boca de lixeira ou Madonna com óculos de sutiã.

nnn

Inteligentes, simples e criativas, as obras podem ser vistas abaixo:

Al Gore e Bush Yasser Arafat e Saddam Hussein Albert Einstein e Freud Yoko Ono e Madonna Thom Yorke e Bono Vox Homer Simpson e Borat Bill Gates e Warren Buffet Woody Allen e Steven Spielberg


nn

Esses dois últimos…. quem arrisca um palpite?

gg

O poder da embalagem

29 de julho de 2010 1

Embalagens possuem alto poder de persuasão no consumidor, isso é fato. Pode-se dizer que em muitas vezes (quase em sua totalidade), ela é responsável pela venda do produto. Da mesma forma como usamos roupas de acordo com nossa personalidade, fazemos essa mesma leitura nas embalagens, dando preferência à que melhor se identifique conosco.

Por isso, o altíssimo investimento em design de embalagens e técnicas modernas de conservação e armazenamento são empregadas hoje de modo prioritário na maioria dos produtos que encontramos em prateleiras de supermercado.

nn
Aqui estão algumas embalagens selecionadas, com grande potencial na questão do design de produto e gráfico. Inspire-se!



Design Brasileiro em destaque na China

29 de julho de 2010 0

nn

Revista 360º Design homenageia o design brasileiro

nn

A edição #28 da revista chinesa 360ºDesign foi inteiramente dedicada ao design brasileiro, sendo lançada com duas capas diferentes, baseadas em projetos do trio paulista Quadradão e da dupla carioca Cubículo. As outras edições deste ano desta publicação bilíngue de Hong Kong também foram temáticas e abordaram o design do Reino Unido, Alemanha e Espanha. O designer brasileiro Bruno Porto assina o primeiro texto-entrevista após a introdução do editor Wang Shaoqian, seguido por depoimentos de brasileiros e estrangeiros com ligações Brasil-China, como a fashion designer Kuomei e o designer e ilustrador Fabio Liu.

nn

nn

As quase 200 páginas da revista são dividida em quatro partes, com entrevistas e trabalhos de profissionais e empresas brasileiras, além de artigos que abordam associações, premiações, exposições e o ensino de design no Brasil.

A seção 135º Creative | Partyland for Design apresenta a ESDI (uma entrevista com o diretor Rodolfo Capeto), a Bienal Brasileira de Design Gráfico, o Prêmio Museu da Casa Brasileira (entrevista com Miriam Lerner) e uma entrevista com a ADG Brasil, representada pelos designers Bruno Porto, André Stolarsky, Fernanda Martins e Sâmia Batista.

nn

Já a seção 225º Product Design | Made in Brazil apresenta entrevistas e projetos dos irmãos Campana, Rodrigo Almeida e Jahara Studio, enquanto 90ºVision | Souls on the Wall explora graffiti, ilustração e gravura com Ozi Duarte, Estúdio Diálogo, Fabricio Lopez e Os Gêmeos.

O design gráfico brasileiro também foi bem representado na seção 180º Graphic Design | Brazil: Design in Ferment com trabalhos de Kiko Farkas, Cubículo, Quadradão e PS.2 Arquitetura+Design.

Para visualizar outras imagens da edição clique aqui.

nn

Fonte: ADG.org

Promoção da OMO identifica vencedor com sinal de GPS

29 de julho de 2010 0

nn

Em uma promoção desenvolvida pela Bullet para a OMO, receptores com sinal de GPS foram inseridos em 50 embalagens premiadas do sabão em pó OMO. Dessa forma, os ganhadores da promoção poderiam ser facilmente identificados. Além disso, cada embalagem conta também com um vale-brinde falando sobre a promoção.


Os vencedores serão levados à Brotas para uma aventura radical junto de suas famílias, reforçando o conceito de “se sujar faz bem”. Assista ao vídeo feito em ‘stop motion’.

nn

Flowlab Skateboard - Mais aventura e adrenalina

29 de julho de 2010 0

nnn

Esse brinquedinho é o Flowlab Skateboard, um skate desenvolvido por Mike Simonian. A ideia inicial do projeto era criar um skate que tenha uma melhor possibilidade de inclinação, obtendo a mesma velocidade em todas as possibilidades dispostas. As principais qualidades são a rotação em ângulo capaz de dobrar a 45 graus (a rotação de um skate normal é de 25 graus), além de uma suspensão que permite o piloto girar mais rápido.

nnn

nnn

Yankodesign

Grafites do 28º Festival de Dança de Joinville

29 de julho de 2010 0

Os 15 alunos da oficina de grafite aprenderam bem as lições passadas pelo paulista Binho Ribeiro, esse exímio artista, um dos pioneiros da street art na América Latina.

Binho se impressionou com o talento dos jovens, apesar de muitos já saberem desenhar, tinham poucas habilidades no uso do spray. Tão feliz ficou, que ele mesmo sacou as latinhas e presenteou o evento com o desenho de um polvo estilizado (foto 3 e 4) – um recado, quem sabe, de que os tentáculos do grafite abraçam de vez os artistas da cidade.

Os grafiteiros marcaram o muro e a parte interna do SESC – Joinville, também o muro do Centreventos, onde suas assinaturas ficarão registradas durante um ano, para que no próximo, o sucesso se repita. Parabéns pra rapazeada e obrigado Binho.

nnn