Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Posts de agosto 2010

Joinville Garten recebe a exposição “Moda em recortes”

31 de agosto de 2010 0

Evento acontece dentro do GAMP, promovido pelo curso de Design da Universidade de Joinville (Univille)


O Joinville Garten recebe a exposição “Moda em Recortes”, de 30 de agosto a 3 de setembro, em frente ao espaço Garten Gold. A exposição faz parte das atividades do GAMP, evento promovido pelo curso de Design da Universidade de Joinville (Univille).

Os looks que integram a exposição resultam de uma experiência realizada pelos alunos do 4º ano do curso de Design de Moda, sob a orientação da professora Val Gruber.

Nesta atividade, da construção da modelagem até a confecção dos modelos, foram necessárias várias etapas, entre elas a de Moulage e Modelagem Plana – inspirado na técnica do Designer Jum Nakao. A técnica consiste na criação de um molde do manequim, usando fitas adesivas e recortes estilizados permitindo o uso de formas livres e inusitadas para aplicar na modelagem plana. O resultado final são looks confeccionados demonstrando exclusividade e inovação.

dd

Exposição “Moda em recortes”
Quando:
De 30/08 a 03/09
Onde: Em frente ao espaço Garten Gold no Joinville Garten Shopping (Avenida Rolf Wiest, 333, bairro Bom Retiro)
Quanto: Gratuito

Uma ideia para banheiros masculinos

31 de agosto de 2010 0

nn.

Uma ideia que a Yanko design traz pra gente é para os banheiros masculinos. Trata-se de um mictório em que podemos lavar as mãos na mesmo posição em que urinamos, além da água ser reutilizada. “Eco Urinal” é um iF Concept Design 2010 premiado, do designer Yeongwoo Kim.

nn.

Taxista de Joinville cria seu próprio anúncio

31 de agosto de 2010 0

nnn

É isso mesmo o que vocês estão vendo. Muito criativo a arte do taxista Augusto, do ponto em frente ao Shopping Mueller. Segundo ele, a plotagem é exclusiva e o objetivo foi diferenciar-se dos demais, além de divulgar de modo convidativo seu serviço.

nnn

nnn

nnn

Pesquisei sobre a publicidade de táxis no próprio veículo e encontrei poucas ações deste tipo. Muitos taxistas resolvem vender o espaço para clientes, o famoso “taxidoor”. Vejam alguns anúncios que seguem a ideia de Augusto:

nnn

III Fórum Ideias que Funcionam

31 de agosto de 2010 0
nn
O telefone público chamado Twitter
nn
As Redes Sociais, especialmente no Twitter, estão rapidamente transformando-se em call center.   Os consumidores cansados de esperar por um retorno utilizam o telefone público chamado Twitter e encontram satisfação às suas reclamações e dúvidas.
nn
A frase acima ilustra o pensamento do presidente da Zehnder Communications e especialista em redes sociais, Tom Martin, convidado do III Fórum Ideias que Funcionam. Segundo Martin, o Twitter é considerado a mais íntima e pública de todas as redes sociais e se bem utilizado pelas marcas pode conquistar novos clientes e fidelizar seu público. A estratégia de mensurar e analisar os resultados obtidos com ações digitais, especificamente em redes sociais, será tema da palestra de Tom Martin no III Fórum Ideias que Funcionam, promovido pela  OpusMúltipla, Brainbox e  HouseCricket, empresas do Grupo OM de Comunicação Integrada.
nnnn
O Fórum Ideias que Funcionam trará ainda a apresentação de dois cases de empreendedorismo e inovação. John Müller, presidente da Mueller Eletrodomésticos apresentará a história de criatividade e inovação de uma das principais indústrias de eletrodomésticos do Brasil, criadora da primeira máquina de lavar do país.Sergio Maeoka, presidente da Rede de Farmácias e Drogarias Nissei irá mostrar como o investimento em comunicação e o relacionamento com a comunidade fazem da Nissei a maior rede de farmácias do Paraná.
nn
O evento, dirigido para clientes, jornalistas, coordenadores de cursos de comunicação, fornecedores e funcionários do Grupo OM de Comunicação, será realizado no dia 2 de setembro, das 8h às 12h, no Estação Convention Center.
nn
nnn
SERVIÇO:
III Fórum Ideias que Funcionam
2 de setembro, das 8h às 12 horas
Estação Convention Center (Av. Sete de Setembro, 2.775) – Piso Portinari
Recepção com café da manhã
Mais informações: Carolina Montenegro/ Assessoria de Imprensa

Cabelo com cores Pantone

31 de agosto de 2010 0

nn

Muito boa a campanha impressa para a empresa Har Color, onde inclui vários tons Pantone para formar a cor do cabelo. Desenvolvido por Publicitas, Equador.

nn

Fonte: Adsoftheworld.com

Nike lança campanha "República Popular do Corinthians"

31 de agosto de 2010 0

nnnn

Corinthiano não fala em outra coisa se não sobre o centenário do time paulista, que será comemorado neste dia 1º de setembro. Vista disso, a Nike lançou a campanha República Popular do Corinthians para celebrar a data. Uma nação de sofredores, maloqueiros, advogados, analfabetos, médicos, professores. Uma nação. Que a todos acolhe e a todos orgulha. Uma nação que chora, ri, canta, vibra e torce. Numa só voz e com todas as forças. Bem elaborada, por sinal, Vejam:

nnnn

Publicidade em elevador

31 de agosto de 2010 0

Elevadores têm inspirado peças muito criativas, que vão além do simples impresso, mais uma alternativa do mundo publicitário em fazer com que a marca fixe na mente das pessoas. Abaixo, algumas respeitadas ideias que valem ser admiradas, como como esta veiculada em São Paulo pela Gillette com um elevador peludo:

nnn



Feito com cuidado

30 de agosto de 2010 0

nnn

A agência Juniper Park criou esse outdoor de madeira para divulgar o produto “Lay’s Kettle Cooked” da marca de batatas  Lay’s. A ideias foi destacar o preparo artesanal da Lay’s Kettle Cooked, batata feita com ingredientes totalmente naturais

O outdoor de madeira foi esculpido à mão por quatro artesãos,  em São Francisco (EUA), carregando a mensagem “crafted with care” (feito com cuidado). A peça levou um total de 10 dias para ser concluída, trabalho que foi compensado pela satisfação de inovar em uma plataforma que, hoje, muitos poderiam considerar obsoleta.

nnn

nnn

nnn

Cílios para faróis de veículos, moda que está pegando nos EUA

30 de agosto de 2010 3

nnn

Empresa norte-americana lança cílios para faróis dos veículos. Fabricante também possui cosméticos, como delineadores, para os “olhos”

nnn

Um grupo chamado de Carlashes (cílios de carros) criou uma customização para veículos que nem os mais apaixonados por carro poderiam – e gostariam de – imaginar. São cílios para serem colocados nas lanternas dos veículos, disponíveis aparentemente para os mais diversos modelos de faróis.

As fotos divulgadas apresentando o “inovador” estilo de tuning dão uma ideia de como fica um Volkswagen New Beetle e um BMW Série 3 utilizando o adereço. A Carlashes também oferece a instalação dos cílios pelo valor de US$ 24,95 (aproximadamente R$ 43,60) e também um delineador no valor de US$ 19,95. O lançamento, claro, foi no mercado norte-americano. Os cílios custam US$ 24,95 e o delineador, US$ 19,95.

Será que a moda pega aqui no Brasil?

nnn

Fonte: Likecool, Autonews.

É, design dá trabalho - GAMP 2010

30 de agosto de 2010 0

nn

GAMP 2010 COMEÇA NESTA SEGUNDA-FEIRA, EM JOINVILLE

nn

Com o conceito “Design dá Trabalho” o GAMP objetiva a troca de ideias e opiniões sobre o design e a atuação dos designers, bem como o intercâmbio de experiências entre todas as vertentes do design além da aproximação da academia com o mercado. Durante o evento são promovidas palestras, feiras e exposições dentro e fora da universidade, desfiles e workshops.

nn

Por que GAMP?
Com o intuito de representar o evento com um nome que englobasse as quatro habilitações existentes em Joinville e na Univille. Buscou-se de uma maneira sonora e amigável, combinar as primeiras letras de cada habilitação – Gráfico, Animação, Moda e Produto – que resultou em GAMP. A proposta da marca é flexível, o que condiz com um evento de design, e pode sofrer mutações conforme a edição do evento, ganhando novas formas, cores e slogan. A 1ª edição do GAMP teve como slogan “Venha dar uma espiada”, onde estava apoiado no tema do evento – olhar do designer. O Olhar para o design.

nn

Estrutura Utilizada
Para o acontecimento de palestras, mesas redondas, workshops, entre outras atividades, serão utilizados os espaços da universidade, bem como de equipamentos específicos como multimídia. Desse modo, lista-se abaixo a estrutura inicial necessária:
• Auditório,
• Anfiteatros,
• Espaços para exposições;
• Stands;
• Salas e Laboratórios para realização dos workshops.

nn

Período de Realização
De 30 de agosto a 3 de setembro de 2010.

nn

Funcionamento
As atividades do evento estarão concentradas no período da tarde e da noite. Abaixo o esquema de funcionamento: No credenciamento, o participante receberá um kit GAMP com uma camiseta do evento, materiais promocionais dos apoiadores e pulseiras de identificação que lhe darão acesso às palestras, oficinas e festas.

nn

Profissionais Presentes
Para a exposição de temas atuais relacionados às habilitações de Design Gráfico, Produto, Moda e Animação Digital. A comissão responsável pelo evento convidou profissionais renomados e com ampla experiência. A seguir, os convidados de cada dia do evento e os dias da apresentação:

mm

Guto Índio da Costa – 30.08.10
Guto é designer brasileiro, ingressou no curso de Desenho Industrial na UniverCidade, no Rio de Janeiro, onde estudou por dois anos, e completou sua formação no Art Center College of Design, em Pasadena, na Califórnia. É diretor do escritório Indio da Costa Design (www.indiodacosta.com), no Rio de Janeiro. Um de seus projetos mais conhecidos é o ventilador de teto Spirit, criado a pedido de uma empresa que fabricava fitas de videocassete e desejava diversificar sua linha de produtos. Desde 2001, quando a linha de ventiladores foi lançada, a empresa já vendeu mais de 250 mil peças, e os ventiladores receberam importantes prêmios nacionais e internacionais.

Outras criações premiadas de seu escritório são o sistema carrapixxxo, que conquistou o primeiro prêmio no Salão Design Casa Brasil 2007 e a carteira escolar inclusiva, premiado no concurso de design Handitec, na França, que possibilita que a cadeira de rodas entre por debaixo da mesa, mas que atende a todas as crianças, portadoras ou não de necessidades especiais.

mm

Flávio Samelo – 31.08.10
Desde 1992, Flavio Samelo (www.flaviosamelo.com) anda pelas ruas de São Paulo fotografando skatistas. Alguns deles eram também grafiteiros e outros pichadores que acabavam convidando Samelo, como é conhecido, para fotografar os graffitis e os pichos também pelas ruas da cidade.

Depois de se formar Comunicólogo e trabalhar como Diretor de Arte, Fotógrafo, Redator, Ilustrador para revistas de skate brasileiras e internacionais, colaborou com revistas de outros assuntos como Revista da MTV, Rolling Stone, Adbusters, entre outras durante 6 anos. Em 2006 lançou um modelo de tênis assinado, pela NIKE SB no Brasil, o qual se tornou item de colecionador em todo o mundo. Logo após, Samelo decidiu voltar aos estudos de arte e cursou uma pós graduação em História da Arte, onde descobriu, entre muitas outras referências, os artistas concretos paulistas da década de 50 e suas pesquisas e estudos sobre fotografia, forma e cores.

Hoje, a produção de Samelo tem duas pontas: a produção fotográfica onde todas as fotos tem tiragem única, tornando-as originais indiscutíveis e assim como suas pinturas e painéis, vem buscado uma nova maneira de misturar a fotografia com a pintura concreta que vem produzindo, usando fotografias como base das pinturas e transcendendo os limites da fotografia usando formas, cores e linhas dando uma nova realidade gráfica às suas fotografias.

Esses trabalhos já foram expostos em leilões e galerias em São Paulo, Porto Alegre, Goiânia e no exterior, como nos Estados Unidos e recentemente em uma exposição coletiva na Holanda. Também participou da 5ª Bienal Vento Sul, em Curitiba, com uma sala para sua obra. Atualmente também trabalha como team manager de skate para a Adidas Brasil, também produz uma série de trabalhos comerciais via seu estúdio de consultoria criativa, o Flourish Estúdio (www.flourishestudio.com), onde procura trabalhar com artistas e profissionais de vários locais do Brasil.

nn

Mesa Redonda
Flávio Samelo
Luciano Loffi
Marcelo Gallina
Renato Faccini

Fábio Fernandes – 01.09.10
Com formação em Design de Produto pela UFPR, especialização em Gestão do Design e do Produto pela PUC/PR e mestrado em Engenharia de Produção pela PUC/PR, Fábio fez estágios em diversas áreas como design editorial, design moveleiro, design de bens de consumo e equipamento até chegar na Tec Design (www.tecdesign.com.br) onde iniciou as atividades como profissional contratado e posteriomente convidado para sócio da empresa. Na Tec Design é sócio-gerente e gerente de projetos e tem sob sua gerência projetos de clientes líderes nacionais de seus segmentos como Tigre, Bematech, Caloi, Furukawa, Intelbras, Schulz e clientes líderes em seus segmentos do mercado externo como Gardner Denver. Também atua como docente desde 2003 em cursos de graduação de design de produto e cursos técnicos e professor das disciplinas de Projeto de Produto e Gestão de Desenvolvimento de Produto da UNIFAE.

Mesa Redonda
Fábio Fernandes
Renata Moura
Eduardo Sanches
Zaíra da Silva

mm

Márcio Paloschi – 02.09.10
Márcio Paloschi é um profissional de várias faces. Versatilidade é sua marca principal. Flexibilidade para atuar em várias àreas que ligam em torno da criatividade, palavra que muito bem expressa sua carreira profissional dentro das áreas de Design de Moda/Figurino, Artes Plásticas e Carnaval. Formado no curso de Estilismo e Confecção Industrial pelo Senai/Cetiq (RJ) e em Artes Visuais pela Univille (SC). Experiência e profissionalismo definem sua trajetória, conforme demonstra extenso currículo de trabalhos realizado em todas as áreas citadas.

Mesa Redonda
Márcio Paloschi
Celaine Refosco
Yolanda de Menezes Silva

mm

Mundo Canibal – 03.09.10
O Mundo Canibal surgiu em 1998 da união dos Irmãos Piologo e Rogério Vilela, diretor da Fábrica de Quadrinhos. Estas três cabeças insanas tinham um sonho de trabalhar com animação e também estavam cansados da “mesmisse” das produções existentes, com isso procuraram criar algo diferente, criativo e com um humor totalmente atual, e pelo visto não era só eles que estavam querendo coisa nova.

Hoje, com mais de 4 milhões de acessos/mês, seus fiéis fãs são a prova de que os tempos mudaram e o diferente pode ser muito divertido. Considerado o maior portal brasileiro de animações próprias em Flash, muitas de suas animações se tornaram febre entre os internautas, como a já clássica Avaiana de Pau que sozinha já ultrapassou a marca de 15 milhões de exibições.

nn

nn

Muitos outros personagens como Bonequicha, Bob Psicótico, Donizete, Carlinhos, Tomelirolla e Chuq Nóia conquistaram definitivamente seu espaço no coração do público sendo exibidos com orgulho nos quatro cantos do país e também no exterior. O sucesso e a aceitação é tamanha que já receberam vários prêmios por suas produções e produtos como cadernos, estojos, chicletes, camisetas, bonés já viraram produtos de licenciamento e um sucesso de vendas.

Mesa Redonda
Mundo Canibal
Vincent Vader
Charles da Silva

nn

Ministrantes de Workshops
O Evento irá contar com cerca de 20 Workshops, em média cada um terá 20 vagas. Até o momento
estão confirmados os seguintes:
• Dzigual Golinelli
• Estúdio Alice
• Estúdio Nagô
• Ericson Straub
• Firmora Estúdio
• Khristiane Rocco
• Marcelo Borba
• Marcelo Castilho
• Mundo Canibal
• Renata Moura
• Renato Faccini
• Ricardo Triska
• Uáti?
• Val Gruber
• Vincent Vader

nn

Eventos Paralelos
Além das oficinas e palestras, ocorrerão na parte da tarde os seguintes eventos paralelos:
• Exposições
• Stands de empresas e editoras
• Venda de Livros

nn

Plano de Mídia

Folders Programação 4000 unidades
Distribuição: Instituições de ensino técnico e superior de Design e áreas afins (arquitetura, publicidade, moda e
marketing) de Joinville e região; Mala direta para agências de comunicação e escritórios de design.
Cartazes – 150 unidades

Distribuição: Instituições de ensino técnico e superior de Design e áreas afins (arquitetura, publicidade, moda e
marketing) de Joinville e região.

Rádio – 66 insersões de 45” de 24/08 a 03/09

Cobertura: Joinville e Região.

Internet
Link no site oficial do evento: www.gampdesign.com.br

Mala Direta para profissionais e estudantes de Design de todo Brasil;

Divulgação em Redes Sociais, Blogs e Youtube.

Banners 100×150cm e Gigantografia 5×12m distribuídos pela Univille e Ielusc.

Telão – Vídeo em loop com marcas intercaladas
Espaços de até 3min para exposição da marca (estático ou vídeo) no tempo que precede as palestras e nos
intervalos.

Camisetas – 700 unidades
Distribuídas entre os participantes do evento, palestrantes e organização.

Palco
Citação na apresentação das palestras;
Espaço privilegiado para exposição da marca durante todo o evento.
Pré-Lançamento do evento na Semana da Comunidade.
Exposição de banners nos estandes do Departamento de Design durante a Semana da Comunidade, evento
organizado pela Universidade da Região de Joinville, que tem circulação média de 5 mil estudantes e membros
da comunidade.

Stand
Estrutura para realização ações de promoção com 4m2, ponto de luz, energia elétrica e rede wireless.
R$ 1.200,00
6.1 Cotas
Cota Realizador Logo 100% – Mesmo peso da Marca Univille
R$ 12.000,00
Cota Patrocinador – Logo 50%
R$ 7.000,00
Cota Apoio – Logo 25%
Total R$ 5.000,00
Normal: até R$ 3.000,00

Tipos de apoio:
• Camiseta
• Gráfica Offset
• Outdoor
• Banners e Faixas
• Mídia de Massa
• Brindes (1000 unidades)
• Permutas Diversas a combinar

nn

O pessoal se encontrou sábado na Univille pra dar uma cara nova pro departamento de Design. Muito trabalho, muita pizza e muita tinta. Dá uma olhada como foi:

nnn

Para visualizar as fotos clique aqui.

nnn

nnn

NN

O Curso de Design da Univille

O GAMP é promovido pelo curso de Design da Univille que possui mais de dez anos de história e é o pioneiro no ensino de design em Santa Catarina. Apresenta uma forma inovadora de fazer ensino, pesquisa e extensão. Situado em pólo industrial, promove a inserção dos estudantes em práticas profissionais que ocorre por meio de estágios em empresas da região, conta como diferencial o incentivo à pesquisa, iniciação científica e extensão.Criado em 1996, com duas habilitações (Projeto de Produto e Programação visual), no período entre 2001 a 2007 o curso passou por uma série de reestruturações visando sua consolidação e constante adequação ao cenário social, tecnológico e industrial. Por meio de avaliação nacional (ENADE) é reconhecido pelo MEC como o melhor curso de Design de Santa Catarina e o segundo melhor do Brasil. Oferece também as habilitações de Design de Moda e Animação Digital. Tendo previsto para 2011 o lançamento da habilitação de Design de Interiores. As atividades vinculadas ao curso são ancoradas em uma biblioteca referência na região e mobilizam onze laboratórios cuidadosamente mantidos pela instituição entre os quais se destacam os de Fotografia, Design, Modelos, Gravura, Multimeios, Animação, Jóias e Costura.

nn