Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de novembro 2010

Concurso “180 anos da Imprensa Catarinense”

30 de novembro de 2010 0


A Associação Catarinense de Imprensa – ACI – e o Sinapro/SC prorrogaram até o dia 6/12 o prazo final para as inscrições no concurso “Marque os 180 anos da Imprensa Catarinense”, que vai escolher a marca comemorativa à data. As inscrições podem ser feitas por via eletrônica. O profissional da agência, autor da marca escolhida, será premiado com um notebook e a agência receberá um certificado de vencedora do concurso. O resultado será divulgado no dia 10 de dezembro, no site da ACI. Podem participar todas as agências associadas ao Sindicato. Informações e inscrições pelo e-mail contato@casadojornalista.org ou pelo telefone (48) 3222-2320. O regulamento está disponível no www.casadojornalista.org.



Sobre a ACI
A ACI é a entidade que congrega os profissionais que atuam na imprensa catarinense. Foi criada em 7 de setembro de 1932, na redação do jornal “O Estado”, tendo sido eleitos Altino Flores e Othon D’Eça, respectivamente presidente e vice-presidente da diretoria provisória. A entidade tem por objetivo promover a integração entre os profissionais, assim como o aperfeiçoamento profissional, com o oferecimento de cursos e eventos em parceria com diversas entidades.



Anistia Internacional diz não à pena de morte

30 de novembro de 2010 0



A Anistia Internacional sempre combateu os crimes feitos a sociedade de forma como Greenpeace combate o desrespeito a natureza.  Tendo sua visão centrada nos direitos humanos, a campanha deste ano tem a intenção de alertar o público sobre o grande número de países que ainda aplicam a pena de morte, 58 no total. A animação muito bem sucessida foi inspirada na marca da própria Anistia Internacional, uma vela acesa. Grande parte das cenas foram feitas em computação gráfica, pois só assim eles conseguiram o efeito desejado. Veja:




“A vela não arde para nós, mas para aqueles que não pudemos resgatar da prisão, para os que foram baleados rumo à prisão, para os que foram torturados, para os que foram sequestrados, para aqueles que desapareceram. Esta vela é para eles”. Peter Benenson.

Belas fotografias com o efeito de cor seletiva

30 de novembro de 2010 0


A cor seletiva ou “selective colour” é um efeito gráfico muito conhecido no qual realça parte da imagem em que se quer destacar. Você seleciona um elemento da imagem que possui alguma cor dominante, deixando-o com a cor natural, e todo o resto em P&B, sépia ou desfocado. Seguem algumas boas imagens em que esse simples efeito está bem aplicado, tornando-as composições ricas e belas.


Fonte: Inspiration Scottphotographics

Anúncios para o Wall Street Journal

30 de novembro de 2010 0



Para a campanha do Wall Street Journal, o designer David Habben criou estas composições feitas a partir de colagens do próprio jornal, além de contar com ajuda do Photoshop e Illustrator. Ideias simples e objetiva. Confira seu trabalho:


Grandes ideias em pequenos espaços

30 de novembro de 2010 0


Todo mundo tá careca de saber que os espaços nas grandes cidades estão cada vez menores e mais caros. O que começa a aparecer agora é a criatividade das pessoas que, com a necessidade, encontram as mais diversas e criativas maneiras de viver em metragens reduzidas. É o caso do arquiteto chinês Gary Chang, que vive em Hong Kong. Ele transformou seu pequeno apertamento de 30m² de uma forma em que 24 cômodos diferentes podem ser configurados – evidentemente, não todos ao mesmo tempo. O chinês pode ter quarto com cama de casal, banheiro, cozinha, closet, salas de entar, jantar, biblioteca e por aí vai… Claro que dependendo do jeito em que ele posiciona cada elemento.


Os móveis e objetos também são multifuncionais: a cama vira mesa, que vira sofá, que volta ser cama… Apesar de pequeno, Chang também tem uma certa preocupação com o meio ambiente, um filtro laranja nas venezianas da (única) janela  cria um efeito de luz, além dos espelhos no teto que ajudam  a causar a sensação de que o espaço é bem maior, permitindo também que a luz natural se espalhe mais fácil. Veja mais detalhes sobre o funcionamento dos móveis e objetos no vídeo abaixo:


24 horas em…

29 de novembro de 2010 0


Ótimas ilustrações de Fernando Volken Togni para a revista Oryx Magazine, 24 horas em várias cidades. As composições ganham vida nos traços e nas cores que o ilustrador utiliza, realçando os principais ícones de cada lugar. Veja:


O novo projeto gráfico da revista Esquire

29 de novembro de 2010 0


Em comemoração ao seu 3º aniversário, a revista espanhola Esquire lançou seu novo projeto gráfico. O video abaixo mostra como foi  feita essa reformulação, contando também com opiniões de Clara Montagut e Ana Muñoz. Confira:



Árvore de Natal para designers

29 de novembro de 2010 0



Como tradição, árvores de Natal são essenciais nesta época do ano. Elas embelezam o lugar onde quer que estejam. Cada família procura ter uma, como forma de entrar no clima. Nós designers, estamos fadados a ter tudo diferente e personalizado, e em árvores de Natal acontece o mesmo. Oh Tannenbaum é uma curiosa exposição onde artistas e designers do mundo inteiro expõe suas mais criativas e inusitadas árvores de Natal. Contemple essa beleza e inspire-se para criar a sua! e simbolizar a data.



Logorama, a cidade onde vivem os logos

28 de novembro de 2010 0

 

Já pensou numa cidade movida por logos? É essa a ideia do curta Logorama. Dirigido por François Alaux, Hervé de Crecy e Ludovic Houplain a animação mostra uma cidade habitada por logos de diversas empresas. O curta ganhou o Premio Kodak no Festival de Cannes de 2009 e, depois de abrir Sundance Film Festival de 2010, além de levar o Oscar de Melhor Curta-Metragem de Animação deste ano. Veja:



Uma atitude para se copiar

27 de novembro de 2010 1


No último dia 22 de outubro de 2010 a AND – Associação Nacional de Designers de Portugal – divulgou através de jornal de grande circulação nacional o trabalho em parceria com a APD – Associação Portuguesa de Designers. Elas unem-se para criar, até o ano de 2012, a Ordem dos Designers. Trata-se de uma ordem que tem por objetivo dar garantias ao profissional habilitado. Segundo Nuno Sá Leal, da direção da APD: “Há uma série de gente que diz ser designer e tem usado o termo para uma série de ‘barbaridades’. É importante falar a uma só voz, tem de haver ética e responsabilidade”. Seria bom este tipo de iniciativa no Brasil, visto a quantidade de novos profissionais a cada ano. É necessário apenas força profissional e política.

 

Fonte: Associação Catarinense de Design