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Posts de dezembro 2010

Quem subiu e quem desceu. Retrospectiva Design 2010

31 de dezembro de 2010 0


O ano está acabando, nada mais generoso que relembrar alguns fatos de grande repercussão da nossa área. Os melhores e os piores do ano – claro que não dá pra lembrar de todos, mas os que tiveram seus grandes sucessos ou fracassos na mídia. Veja:




A 84ª marca mais valiosa do mundo, a GAP, possui mais de 1200 lojas nos Estados Unidos e 300 distribuídas entre Europa e Ásia, apresentou sua nova marca desapontando designers  e seu público no mundo inteiro. O fundo azul que servia de moldura para as iniciais se transformou em um elemento “flutuante”, num degradé duvidoso, atrás da letra “P”. A elegante fonte serifada, muito moderna por sinal, da versão anterior, que era apresentada em caixa alta, foi trocada pela palavra Gap, com apenas a primeira letra em C.A. O que também gerou diversas críticas. Além disso, a fonte utilizada é completamente diferente da anterior, ou seja, a marca perdeu muito da sua característica original. Para tanto, voltaram atrás  – como se nada tivesse acontecido. Veja:





Outro fato foi a divulgação do novo logo da Copa de 2014, no Brasil. Definida a agência África para a criação, o grande universo de designers brasileiros se viram descontentes em relação ao símbolo e à escolha da empresa. Alvo de dezenas de brincadeiras geradas na web.





A empresa patrolífera British Petroleum renovou sua marca após anos de estudo e conseguiu um resultado brilhante. Uma marca que representasse uma flor, algo que remeta à ecologia – escondendo o lado negro que tem o petróleo e a sua extração. O logo da BP, o hélios, foi inspirado no Deus do Sol da Grécia Antiga. A empresa emprega mais de 96.000 pessoas em 100 países de todo o mundo.





Tão logo fez isso que não era nem um pouco esperado o vazamento de 780 milhões de litros de petróleo, segundo a extimativa dos Estados Unidos, em agosto deste ano. Alvo de críticas no mundo todo, a empresa foi incapaz de resolver o problema em tão pouco tempo. Além disso, a empresa adulterou fotos no Photoshop sobre suas ações para conter o vazamento, conforme denúncia do jornal londrino Daily Mail. Veja:


1. A torre de controle da plataforma está visível; 2. O mar entre os barcos está embaçado, um indicativo de que houve modificação na água; a empresa mexeu na saturação e destacou o azul da água (veja o zoom logo abaixo); 3. O ombro do piloto não foi recortado cuidadosamente, indicando alterações (veja o zoom logo abaixo); 4. De acordo com o jornal, havia uma garrafa de água na imagem original (onde agora está o 4) 5. A cor da borda da janela não está alinhada ao redor dos óculos do segundo piloto (veja o zoom logo abaixo); 6. A janela revela o chão da plataforma em vez do mar; 7. O altímetro do helicóptero está com uma leitura muito baixa, apontando que ele sequer decolou (veja o zoom no final do post); 8. O piloto segura uma papelada de checagens a serem feitas no helicóptero antes de decolar


Visto o desastre tomando grandes proporções, o Greenpeace abriu um concurso aos designers do mundo inteiro no objetivo de fazer o redesign da nova marca da British Petroleum, veja algumas alternativas que surgiram:





A pérola abaixo saiu na edição do jornal O Globo, de 5/12/2010.  Designer Condomínio – o que pode ter acontecido:

  • 1) é realmente um condomínio que está contratando
  • 2) o texto foi passado pelo telefone, falando rápido
  • 3) ignorância + incompetência = erro
  • 4) o revisor faltou
  • 5) todas as alternativas acima








Além das seleções, outra campeã de audiência também brilhou nos gramados da África. A bola oficial da Copa do Mundo – Jabulani. A tipografia estampada nas bolas tem a assinatura do brasileiro Yomar Augusto. A fonte foi criada quando Yomar trabalhava na agência 180 Amsterdam, que tem entre seus clientes a Adidas, patrocinadora de algumas seleções da Copa do Mundo (Alemanha, Argentina, França, China, Dinamarca, Espanha, Grécia, Japão) e responsável por alguns dos equipamentos oficiais do evento, como a bola Jabulani.




O rebrand do Telecine consistiu na mudança de sua identidade visual para acompanhar as melhorias técnicas, como os conteúdos em alta definição e o seu novo reposicionamento estratégico de segmentação de audiência. Elogiado por muita gente – por sinal. Veja o resultado:






A marca de Steve Jobs está sempre apresentando novidade aos seus applemaníacos. Em sua série de lançamentos “i” – que vai de iPod, iPhone, até chegar ao desejado iPad. A marca representa conceito, design, inovação e tecnologia.




A Eletrobrás lançou sua nova identidade visual em março deste ano. Segundo o site da empresa: “o novo símbolo transmite brasilidade e fluidez, além de representar a evolução constante da Eletrobras, um movimento contínuo. O azul representa a água, que se renova e vira energia. Os dois tons de verde passam a ideia da diversidade – tanto a natural, quanto da matriz energética brasileira”. O redesenho da marca foi desenvolvido pela consultoria Ana Couto Branding e Design.




Inspirado em canais de notícias internacionais como a CNN, o canal brasileiro Globo News completou neste ano, 14 anos de existência. “O maior desafio do projeto de renovação da marca foi, sem dúvida, tentar evoluir um canal que já é um sucesso há 14 anos. Como iríamos mexer em um time tão vencedor? A Globo News é o canal de notícias referência no Brasil, pauta da maioria dos outros veículos de comunicação”, afirmou Fernand Alphen , diretor nacional de Planejamento da agência F/Nazca – criadora da marca. O slogan “Globo News. A vida em tempo real.” dá lugar ao “Globo News. Nunca Desliga.”. Há houve a preocupação em promover uma convergência entre televisão, internet e celular. Confira:




A mudança de cor da lata da cerveja Brahma foi parte da estratégia do novo posicionamento da marca - “O sabor de sua Brahma agora na cor da Brahma”, cujo foco é reforçar o sabor e a qualidade da cerveja.




O superesportivo com design 100% nacional foi um dos destaques do Salão do Automóvel de São Paulo deste ano. O carro foi apresentado nas versões cupê e conversível, mas ainda levará mais um ano para ficar pronto para as ruas. No primeiro ano de vendas a marca esperar chegar a 50 unidades. Cinco anos após o lançamento, a previsão é comercializar 300 unidades anuais, cada uma com o preço estimado em R$ 700 mil.


Quem souber de mais alguns sucessos ou fracassos do design, em 2010, favor comentar!


Anúncios alertam que bebida e direção não combinam

30 de dezembro de 2010 0


Festas de fim de ano é sempre sinônimo alegria, diversão e sobretudo de reflexão, principalmente sobre o ano que passou e no desejo que o próximo seja melhor ainda – como a conquista de um emprego novo, um carro, um apartamento, casamento, entre outros. Aliada à todas as comemorações, têm pessoas que acabam exagerando na bebida e esquecem que tem que dirigir, levar amigos ou a família embora com responsabilidade. Visto a grande quantidade de acidentes e mortes decorrentes do consumo de bebida alcoólica, no Brasil foi criada a Lei Seca, com nº 11.705, modificando o Código de Trânsito Brasileiro. Ela proíbe o consumo da quantidade de bebida alcoólica superior a 0,1 mg de álcool por litro de ar expelido no exame do bafômetro (ou 2 dg de álcool por litro de sangue) por condutores de veículos, ficando o condutor transgressor sujeito a pena de multa, a suspensão da carteira de habilitação por 12 meses e até a pena de detenção, dependendo da concentração de álcool por litro de sangue. Embora a lei exista, muitos não respeitam, resultando em milhres de vítimas todos os anos no país.


No universo publicitário, vemos cada vez mais peças bem elaboradas com o tema “trânsito”. Não só o Brasil, mas o mundo todo há tempos vem engajando-se no propósito de diminuir os acidentes decorrentes do consumo de álcool. Abaixo, uma série de campanhas criativas, como a criada para a Abramet, Associação Brasileira de Medicina de Tráfego. Trata-se de uma “brincadeira” através da ilustração dos veículos nas latas amassadas. Uma leitura diferente e por que também não pode-se dizer “inovadora”? Veja:




Outra campanha um tanto teatral foi lançada pela Brandhouse, uma empresa de bebidas da África do Sul. Não vemos bebidas muito menos carros destruídos, no entanto a ação traz consigo uma mensagem bem clara: Bebida e direção só podem te levar para um próximo passo… a prisão. Só que com outro foco, em que tenta mostrar que a prisão pode garantir aos homens um romance. De jeito nenhum os homens querem ir para esse lugar, esteriotipando-os de tal maneira. Confira:




A campanha abaixo foi criada pela Ageisobar para a ONG Trânsito Amigo (Associação de parentes, amigos e vítimas de trânsito). Ela chama a atenção para o “Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito”. Um caminhão-cegonha com cadeiras de rodas no lugar dos carros percorreu ruas cheias de bares na Grande São Paulo. No veículo, a frase: “Este pode ser o próximo meio de transporte de quem bebe e dirige.”




Veja também outras ações publicitárias de grande impacto e que usam da boa criatividade. E lembre-se: “se dirigir, não beba”.


Wallpapers 2011 para baixar

30 de dezembro de 2010 0


O site PS Deluxe selecionou 40 bons trabalhos de wallpapers para você baixar gratuitamente. São papéis de parede com diversos tamanhos com o objetivo de você entrar no clima de 2011. Confira alguns:



Lições de um designer

29 de dezembro de 2010 0


Calendário para 2011, criado pelo designer francês Fabien Barral. A partir de tipografias relacionadas ao design a composição torna-se autoexplicativa e interessante, confira:


Fonte: Manuela Sanchez

Designer ensina a montar oito looks com o mesmo vestido

29 de dezembro de 2010 0


Para as mulheres que optaram por um vestido branco para passar o réveillon, seguem oito diferentes looks a partir do próprio vestido, que, usando a criatividade poderá ser usado o ano todo. A dica é da carioca Ana Carolina Soares (foto), 31 anos, que assina o blog “Hoje Eu Vou Assim Off . Confira:


Retrospectiva 2010 com doses de humor

28 de dezembro de 2010 0


Para finalizar a série de retrospectivas, tem o JibJab, que é um site onde se pode fazer cartões e vídeos animados recortando fotos e colocando nas animações, mas já virou uma tradição do site fazer animações muito bem humoradas sobre o que acontece no mundo ao longo dos anos.  São retrospectivas muito bem boladas. Confira a deste ano na animação abaixo:


Objetos metálicos ganham vida no fundo do oceano

28 de dezembro de 2010 0



Por mais que se tente impedir, a poluição nos mares é grande. Pensando nisso e também como forma de protesto os animadores da PES criaram este curta, evidenciando os lixo metálicos nas regiões abissais. É como ganhar vida no fundo dos oceanos. Confira a animação:


Tradicional marca de canetas esferográficas deseja bons votos para 2011

28 de dezembro de 2010 0



A Bic convidou o designer francês Tyrsa para desejar bons votos em 2011. Em vários idiomas, Tyrsa criou um lindo painel tipográfico, usado como um cartão de fim de ano, em que o designer utiliza vários produtos Bic na sua confecção. Veja:


Fonte: Via Com It

Esculturas d'água

28 de dezembro de 2010 0


A arte de japonês chamado Shinichi Maruyama é impressionante. Seus registros – em milésimos de segundos – de jatos d’água criam impressões belíssimas, que lembram esculturas. Confira no vídeo a seguir:



Fonte: Shinichi Maruyama

O criador e sua criação

27 de dezembro de 2010 0
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O site da Casa e Jardim tem uma novidade. É um quiz que testa os seus conhecimentos sobre design. Associado ao seu produto, você tenta adivinhar que designer criou. Clique aqui e confira.
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