Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Posts de março 2011

Preservativo digital

31 de março de 2011 0


A agência McCann Erickson, de Bangkok (Tailândia), criou uma adaptação para as placas digitais que anunciam os acréscimos nas partidas de futebol, com um aplique de preservativo Durex. O anúncio visa promover um modelo da marca que retarda a ejaculação, Durex Perfoma Extra Time. Muito bom, definitivamente não há limites para a propaganda.


Sprinter e seu pneu produtor de malas diretas

31 de março de 2011 0



Para divulgar a Sprinter, um de seus carros mais vendidos, a Mercedes-Benz fez com que o próprio veículo escrevesse os impressos. Dê uma olhada no vídeo e entenda como tudo aconteceu. O pneu foi transformado em uma prensa tipográfica, que produziu aplicações de trabalho direcionada aos executivos. Junto com a mala direta, o endereço de um site para ver a produção da carta.  A criação fica por conta da agência Lukas Lindemann Rosinski da Alemanha. Confira o vídeo:


Penteados das estrelas da música pop

31 de março de 2011 0


O pôster abaixo foi criado pelos designers da Pop Chart Lab – conceituado estúdio que produz camisetas e pôsteres na região do Brooklyn, nos Estados Unidos. Com o grandioso nome “A Visual Compendium of Notable Haircuts In Popular Music” a composição reúne 110 penteados e mais de 60 anos de história da música pop. Tem para todos os gostos, tais como o penteado anos 80 de Cindy Lauper, o loiro platinado de Lady Gaga, as trancinhas de Snoop Dogg e o topete de Elvis Presley. Impresso em série limitada – apenas 500 unidades – o pôster tem o tamanho de 18×24 polegadas e custa US$ 25,00 dólares. Clique aqui e obtenha maiores informações.



Fonte: Cria Design

A foto de hoje

30 de março de 2011 0


O assunto estampado na capa de todos os jornais brasileiros de hoje foi a morte de José Alencar. Decorrente do fato, grandes jornais brasileiros enalteceram a luta, o patriotismo e a fé do ex-vice-presidente da República. Não teve um que não se sensibilizou com sua superação e vontade de viver. Contudo, a partir da foto de Marcelo Carnaval, da agência O Globo, o Brasil se viu diante da bela paisagem, de modo a caracterizar um dos nomes de maior referência pública que o Brasil conheceu. Confira a galeria:



Geração Ilustrada: grandes nomes da ilustração em Sorocaba/SP

30 de março de 2011 0


Em abril, grandes nomes da ilustração estarão em Sorocaba, no “Geração Ilustrada”. Várias palestras, além de exposição de livros nacionais e importados e de projetos da área de Design. Promovido pela Penso Eventos (eventos.pensodesign.com.br), com o apoio do Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (MACS), o evento foi criado, especialmente, para valorizar o papel do ilustrador profissional. Na programação, a abertura de Hiro Kawahara, ilustrador conhecido, principalmente, pelas criações nas lâminas da bandeja da rede MacDonald’s, tendo se especializado em criação e desenvolvimento de personagens publicitários e em ilustração infanto-juvenil. Outra convidada é Anna Anjos, uma das ilustradoras brasileiras que vem ganhando cada vez mais destaque no cenário artístico contemporâneo, conhecida pelas artes desenvolvidas para as latas da Nestlé e, agora, para a campanha do Carnaval do Recife.


Em sua palestra “Universo em Cores”, Anna comentará sobre suas influências e aspirações artísticas, revelando seu olhar acerca das referências culturais e estéticas que inspiram seu trabalho. Seu singular universo imagético funde elementos da cultura africana à cultura brasileira – as manifestações culturais nordestinas, indígenas e o movimento Tropicalista brasileiro das décadas de 1960/70. Ainda, entre os grandes nomes, o cartunista Rômolo, conhecido pelo HQ “Malditos Designers”, toda segunda no blog do Ideafixa, com trabalhos selecionados e registrados em catálogos de salões de humor do Brasil e Portugal. E, para encerrar a programação, o designer Carlo Giovani, especialista em paper toys, traz a palestra “Paper in Motion”, na qual apresentará seu meticuloso trabalho com papel, desenvolvendo personagens e cenários para games e produtos. Ele já fez trabalhos para Havaianas, Fruthos, entre outras empresas. O evento “Geração Ilustrada” acontecerá nos dias 8 e 9 de abril, no Grand Hotel Royal (Rua Dr. Álvaro Soares, 451 – Centro). As inscrições devem ser feitas até 1 de abril, no site: eventos.pensodesign.com.br/, onde está disponível a programação completa e outras informações. As vagas são limitadas.





SERVIÇO


16ª Mostra de Design do IF-SC

30 de março de 2011 0

Entre os dias 30 de março e 1º de abril será realizada, no Campus Florianópolis do Instituto Federal de Santa Catarina (IF-SC), a 16ª Mostra de Design do IF-SC. O evento, que ocorre desde 2003, é organizado por alunos do curso superior em Design de Produto da instituição. A mostra é aberta à comunidade e seu objetivo é divulgar estudos e trabalhos feitos no curso e estabelecer relação entre a produção desses trabalhos e empresas da região. O evento contará com exposição, oficinas, palestras e debates no campus. Neste semestre, a mostra tem como conceito “O caos projeta”.


De acordo com uma das organizadoras, Marina Ricardo, o tema surgiu da necessidade que o designer possui em trabalhar com referências e teorias de outras áreas. “Queremos esclarecer quais são essas áreas e deixar claro quais são as oportunidades existentes para o profissional que trabalha com design. É imprescindível que o designer busque novos caminhos criativos”, explica.


Entre os temas das palestras do evento estão  “Desenvolvimento Territorial Sustentável”, “Design e o Mercado”, “Filosofia e “Design”, “As influências que as tendências exercem no contexto Design”, “Design de Interação”, “O Design como atividade para estabelecer relações” e “Uma opinião de peso”. Haverá também debates sobre “O Design sob diferentes pontos de vista” e “O que o mercado espera do designer que sai da academia?”. Já as temáticas das oficinas são “Design Desintalado”, “Biônica”, “Rendering”, “Coolhunting – entre tendências e modismos”, “Portfólio” e “Materiais para modelagem”. O evento é aberto ao público. Para participar da mostra não é necessário se inscrever. As atividades terão um número máximo de participantes que será fechado de acordo com a ordem de chegada. Confira a programação completa da mostra no site oficial: mostradesign-ifsc.com.br/16.



30 de março

  • Palestra: Filosofia e Design 10h Auditório do IF-SC

A filosofia é uma área de estudo que influencia, de alguma forma, o pensamento e a maneira de se fazer design. Então, como os estudos filosóficos podem interferir e contribuir ao desenvolvimento da área de design? Que resultados provenientes dos estudos filosóficos podem servir à atividade projetual e ao amadurecimento desta área que é tão nova em relação à filosofia? Em meio à discussão sobre filosofia do design, são focados justamente a questão da transdisciplinaridade, tanto no âmbito acadêmico quanto mercadológico.


  • Marcos Namba Beccari

Marcos Beccari nasceu em São Paulo/SP, formou-se em Design Gráfico pela UFPR e atualmente tem lutado contra o tempo para terminar seu Mestrado em Design na UFPR. Embora tenha experiência profissional nas áreas de Comunicação Visual e Artes Visuais, seu maior interesse está em Filosofia e Estudos do Imaginário. Isso o levou a pesquisar sobre Filosofia do Design e a encarar o designer como um “articulador simbólico” seguindo a perspectiva de C. G. Jung. Por mais polêmico que possa parecer, ele ainda não encontrou motivos suficientes para ir até o fim em uma disputa ideológica. Ao contrário, prefere se manter em constante mutação, desde o pessimismo existencialista até o otimismo platônico (sendo este último o que predomina). Atualmente, ministra um grupo de estudos sobre Filosofia do Design, compartilhando seus estudos através de um blog homônimo, e participa do projeto AntiCast, além de colaborar com os blogs Design Simples e Universo Humanus.


______________________________


  • Workshop: Coolhunting – entre tendências e modismos 14h às 18h Sala do IF-SC

Associadas às mudanças, as tendências, podem ser consideradas como importantes ferramentas estratégicas para o design nos mais diversos setores industriais. Visando esclarecer a sua real importância no processo de Design, Cláudia Bär e Cássia Guerra, farão um apanhado geral sobre os conceitos básicos de tendências, apresentando também algumas das principais macro-tendências. Para trabalhar os conceitos expostos, a oficina contará com um exercício de coolhunting, que visa por meio da exploração, desenvolver o espírito de observação e percepção do aluno no que diz respeito às tendências. Dessa forma é indispensável que todos os participantes venham munidos com máquinas fotográficas e diferentes revistas para o desenvolvimento das atividades práticas.


______________________________


  • Workshop: Rendering 14h às 18h Sala do IF-SC

O rendering, diferentemente do sketch, ultrapassa a mera representação bidimensional das idéias, e é por meio do uso conjunto de técnicas e materiais que se transmite a linguagem própria do produto representado e do design de produtos. Com o intuito de ressaltar a importância do rendering, não apenas para a boa representação de uma idéia, mas também como diferencial importante no mercado de trabalho, o Diretor de Criação da empresa Dois Pra Um, Rodrigo Krieger (RIP), abordará, por meio de uma oficina prática, os principais conceitos que tangem uma boa representação bidimensional. Para o desenvolvimento desta oficina é imprescindível que os participantes disponham de material específico para o rendering, como: lápis para desenho (H, HB e 2B), borracha macia ou de PVC elástico, markers (indispensável) e pastel seco.


______________________________


  • Palestra: As influências das tendências no contexto do Design 19h Auditório do IF-SC

Seja no ramo que for, as tendências exercem papel fundamental, dando rumo aos acontecimentos, à moda, às tecnologias e a tantas áreas distintas. Em meio à situação de caos, na qual as ações e resultados influenciam e são capazes de gerar novas conseqüências, questiona-se a inserção do estudo das tendências nesse contexto e de que forma elas podem definir caminhos projetuais.


  • Bianka Cappucci Frisoni

Possui graduação em Desenho Industrial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e mestrado em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2000) . Atualmente é Professora de Educação Superior da Universidade do Vale do Itajaí, Coordena os Cursos de Design da Universidade do Vale do Itajaí – moda, gráfico, industrial e jogos. Membro de corpo editorial da MIG – Revista Científica de Design. Tem experiência na área de Engenharia de Produção , com ênfase em Engenharia do Produto. Atuando principalmente nos seguintes temas: Ergonomia, Design, Metodologia Ergonômica, Metodologia de Projeto, Ergodesign. Ministra aulas de Tendências para Pós-Graduação em Criação, Desenvolvimento e Comunicação de Moda e na Pós- Graduação em Produção de Moda na Universidade do Vale do Itajaí. Ministra aulas sobre Perfil do Consumidor na Pós-Graduação em Gestão do Design. Atualmente, possui um escritório de comunicação chamado Maricota da Gema, que executa Planejamentos de Coleções, Produções de Moda, Gestão de Eventos, Estamparia, Projetos Editoriais e Multimídia, Sites, Embalagens, Marcas, Sinalização, Artigos Promocionais, Folders e Cartões.


______________________________


  • Palestra: O Design como atividade de estabelecer relações 20h40 Auditório do IF-SC

A partir da relação aparentemente caótica que envolve os processos de design e tudo aquilo que serve como partido ou informação projetual, faz-se uma reflexão para o fato de que tudo se comunica e que o design tem importante papel neste contexto. A noção de que atitudes e resultados se interligam de alguma forma e a capacidade do design de influenciar nesse processo, traz o design como a atividade de estabelecer relações. Uma discussão sobre as redes complexas e a relação com o design.


  • Frederico Breslau

Designer natural de Bauru, Mestre em Design de Relações pela Universidade Estadual Paulista – UNESP Bauru, Filiado ao Grupo de Pesquisa P.I.P.O.L. (PROJETOS INTEGRADOS DE PESQUISA ON LINE). Professor de Webdesign (Faculdades Integradas de Bauru – FIB) e Marketing em Design (Universidade Estadual Paulista- UNESP Bauru). Graduado em comunicação social pela Universidade Paulista – UNIP – 2005, Sócio do estúdio de comunicação PÃO CRIAÇÃO em Bauru onde desenvolve trabalhos de consultoria de marcas e marketing. Estágio em Design Gráfico em Valência Espanha – 2005. Tendo diversos trabalhos desenvolvidos, participou de concursos internacionais de vídeo, sendo finalista em muitos deles. Finalista também no prêmio IBEST Brasil, sendo classificado com trabalho para sites de conteúdo. Desenvolve projetos em âmbito acadêmico nos temas de comunicação, tendo um enfoque no design como ferramenta comunicacional e criadora de relações.


31 de março

  • Workshop: Biônica 14h às 18h Sala do IF-SC

Muitos ainda questionam-se sobre a biônica relacionada ao Design, mas poucos sabem que, por meio das analogias biológicas, é possível resolver diversos problemas projetuais. A biônica vê na natureza uma base rica de soluções, repleta de estruturas e informações que podem ser aplicadas de acordo com as particularidades de cada problema e projeto. P&D da empresa Dois Pra Um, Elisa Strobel apresentará conceitos básicos sobre Biônica, e por meio de dinâmicas mostrará como essas analogias do meio natural podem ajudar o processo de Design e, resultar em propostas inovadoras e bem resolvidas.


______________________________


  • Workshop: Design desenlatado para outras linhas de produção 14h às 18h Sala do IF-SC

O Design Possível é um projeto de desenvolvimento social que conta com a parceria de estudantes, profissionais, ONGs e empresas, que visam promover, estimular, discutir, estudar e aplicar o design, com o intuito de incentivar e transformar a sociedade mais sustentável, equilibrada e justa. Com o intuito apresentar os objetivos e a missão desse projeto, a comissão do Design Possível SC desenvolverá um workshop prático com as seguintes atividades e temáticas: produção industrial x pessoas; Design Possível e cases; atividade prática – mobiliário temporário. Para o desenvolvimento das atividades práticas será preciso que os participantes tragam: estilete, lápis, borracha, canetas hidrográficas e réguas.


______________________________


  • Palestra: Design de interação 19h Auditório do IF-SC

Design de Interação é o estudo de como um produto proporciona ações em conjunto entre pessoas e sistemas. Os estudos referentes à discussão a respeito de tal tema não são focados na solução de problemas, e sim na intermediação entre pessoas e produtos.


  • Rodrigo Freese Gonzatto

Pesquisador e especialista em Design de Interação pelo Instituto Faber-Ludens e professor em Hipermídia no curso de graduação em Design Digital da PUCPR. Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda, já atuou com projetos em design, redes sociais e publicidade.


______________________________


  • Debate: O Design sob diferentes pontos de vista 20h40 Auditório do IF-SC

Sabe-se que é inerente a atividade de design a correlação entre teorias e conhecimentos de outras áreas de estudo, para que sejam alcançados seus objetivos como prática e teoria. Dessa forma, o designer deve interar-se das demais áreas de estudo para que alcance sucesso tanto no desenvolvimento projetual quanto no aprimoramento de tal exercício. Portanto, é da competência desse profissional o entendimento dessas áreas e de seus conceitos. Mas de que forma essas outras áreas compreendem o design? O que é design para as disciplinas com as quais tal atividade se relaciona? Tendo essa compreensão, que caminhos e possibilidades pode ter o design em meio a convergência de áreas que constituem as redes caóticas de relações? Uma discussão sob pontos de vista prático e teórico.


  • Pedro Martins

Pós-Doutor em Antropologia Social e professor do Departamento de Ciências Humanas do CEART/UDESC. Atua como sub-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental.


  • Alex Lima

Diretor do Escritório Glóbulo Célula Criativa, responsável pelo setor de Marketing e Design.


  • José Luiz Kinceler

Pós-Doutor em arte pública e professor no Departamento de Artes Visuais do CEART/UDESC. Tem experiência na área de Artes Visuais com ênfase em Arte Relacional em sua forma complexa, arte pública de novo gênero, e processos criativos emergentes.


  • Mediador: Iraldo Alberto Alves Matias

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade de Campinas – UNICAMP. Mestre em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Bacharel em Desenho Industrial pela Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC.


1° de abril

  • Palestra: Desenvolvimento territorial sustentável: o caso de São Bonifácio 8h Auditório do IF-SC

Uma experiência realizada no município catarinense de São Bonifácio, que congregou abordagens inter e transdisciplinares com objetivo de empoderar aquela comunidade rural, resultando, em última análise, em um processo embrionário de Desenvolvimento Territorial Sustentável que envolveu o seu Plano Diretor Participativo, sua Marca Territorial e a respectiva Cesta de Bens e Serviços Territoriais. Tais iniciativas foram “animadas” experimentalmente pela Teoria da Complexidade – da qual emergiram de muitos modos a Teoria dos Sistemas Vivos, a Teoria do Caos e a própria noção de Sustentabilidade – e da Teoria da Formação Socioespacial – com a qual Milton Santos trouxe para o nível do local a macro Teoria da Formação Socioeconômica.


  • Mauro De Bonis Almeida Simões

Designer e mestre em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental, atua como professor, pesquisador e extensionista do Departamento de Design da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC e como consultor de projetos participativos e comunitários para o planejamento de produtos e serviços com especificidades culturais, sociais, econômicas, ambientais e espaciais relacionados com o Desenvolvimento Territorial Sustentável. Também integra o Grupo de Pesquisa e Práticas Interdisciplinares em Sociabilidades e Território / CEART / UDESC, onde participa na elaboração de processos integrados de pesquisa, extensão e aprendizagem.


______________________________


  • Palestra: Uma opinião de peso sobre o Design 10h Auditório do IF-SC

Designer brasileiro de destaque no cenário nacional e internacional, Ari Rocha conta um pouco da sua trajetória e faz a relação com a temática do evento: O Caos que Projeta, sob o ponto de vista de dois fatos que se relacionam, o impacto e a responsabilidade do design. Escritor, referência na área de design automotivo e também estudioso a respeito da educação e o ensino de Design, participando de equipes que criaram diversos cursos de Design em vários estados brasileiros. Um ponto de vista sobre a atividade de Design por alguém com mais de 40 anos como profissional de tal área.


  • Ari Antônio da Rocha

Arquiteto e Designer (FAUUSP-1964), atividade de Pesquisador Associado na Itália (bolsa FAPESP-1965/66) convalidada como Mestrado na USP. Doutorado em Arquitetura – área de concentração Desenho Industrial (FAUUSP-1972/73), com Pós Doutorados no Brasil e no exterior em fundamentos conceituais e Educação a Distância (bolsas CNPq-1986 a 1998). Pesquisador Visitante (bolsa CNPq-2002 e 2003). Membro Efetivo da Academia de Ciências-RN, trabalhou por cerca de duas décadas na consolidação do sistema de pesquisa e pós-graduação do Rio Grande do Norte, inclusive foi Relator do Plano de Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE/CNPq-1988) e das comissões que elaboraram os capítulos de Ciência & Tecnologia da Constituição Estadual do RN (1989) e da Lei Orgânica do Município de Natal (1990). Conselheiro da ABED-Associação Brasileira de Educação a Distância, Consultor do INEP e representante do Brasil no Charter de Educação da UNESCO/UIA, publicou 6 livros/capítulos de livros e está concluindo a elaboração de um livro sobre história do design automobilístico no Brasil. Elaborou projetos durante quase 5 décadas de atuação profissional, alguns dos quais receberam prêmios nacionais e internacionais, como o carro urbano Aruanda (Prêmio Lúcio Meira-1964 e premiação do Salão de Turim-1965), dinamômetros Kratos (apoio INT) e o projeto básico do trem do Metrô de São Paulo, linha Leste-Oeste (junto à GAPP-1976). Presta consultorias no Brasil, Itália e Coréia, na criação de novos produtos e na estruturação de cursos de Design.


______________________________


  • Workshop: Materiais para modelagem 14h às 18h Sala do IF-SC

O processo de design, além de contar com as representações bidimensionais (desenhos), e tridimensionais digitais, requer o desenvolvimento de modelos volumétricos. De fundamental importância para desenvolvimento de testes, a construção de um modelo físico antecede a fase de finalização de um produto. Atuando na área de modelagem física em Design, a empresa SOS Design destaca-se no desenvolvimento de moldes, produtos e protótipos, além de comercializar materiais para modelagem em espuma de poliuretano, resina, borracha de silicone, gesso, cera e fibra de vidro. Nesse workshop, serão ministradas de forma prática atividades com os seguintes materiais e técnicas: massa de modelar profissional (MMP), PU (poliuretano) e borracha de silicone, informações técnicas, demonstrações e diferentes utilizações para cada material, contato individual e manipulação, acabamentos. Para a participação na oficina é preciso que os participantes estejam munidos de: diferentes potes plásticos, estiletes, tesouras e mescladores (paus ou colheres).


______________________________


  • Workshop: Portfólio 14h às 18h Sala do IF-SC

O portfólio é uma pasta ou arquivo digital, onde são colecionados os trabalhos realizados no decorrer dos estudos ou da vida profissional. Dessa forma, o portfólio permite construir o perfil dos trabalhos do designer. O desenvolvimento do portfólio não se restringe apenas as áreas do Design, e diferentes profissionais podem fazer seu uso como importante ferramenta de marketing pessoal. Montar um portfólio é tarefa que, depois de iniciada, não termina jamais, pois a tendência é continuar desenvolvendo projetos e incrementando a coletânea de trabalhos que se tem. Felipe Bastianello, graduando do curso Curso Superior de Tecnologia em Design de Produto no IFSC e também do Bacharelado em Design Gráfico da UFSC, destaca-se na comunidade acadêmica local pelo seu portfólio. Assim, o ministrante demonstrará a importância do desenvolvimento de um portfólio, além de auxiliar em técnicas que podem melhorar sua apresentação e configuração. Nesta oficina, é importante que os participantes tragam seus projetos ou trabalhos desenvolvidos ao longo do curso.


______________________________


  • Palestra: O Design e o mercado 19h Auditório do IF-SC

A Bertussi Design está entre as líderes em desenvolvimento de design e gestão da inovação para a produção em grande escala em todo o Brasil. Aborda o Design Estratégico como meio para aumentar o patamar de faturamento das empresas clientes. Traz para discussão a realidade do mercado de design no Brasil.


  • Tobias Bertussi

Designer industrial, sócio-fundador da Bertussi Design, uma das maiores empresas de design de produto do país. A empresa conta hoje com uma equipe multidisciplinar, formada por 33 profissionais de primeira linha que, através da criação e desenvolvimento de produtos e estratégias inovadoras para os mais diversos segmentos da indústria, são focados em agregar rentabilidade às empresas parceiras. A Bertussi Design tem como clientes empresas como: Aladdin, OU Martiplas, Bontempo Móveis, Intral Iluminação, Ciber Equip. Rodoviários, entre outros.


______________________________


  • Debate: O que o mercado espera do designer que sai da academia? 20h40 Auditório do IF-SC

O que o mercado espera do designer que sai da academia? Qual a diferença do profissional que está sendo formado e do profissional que o mercado precisa? Quais as principais necessidades do mercado? Trata-se de uma discussão para saber o que os participantes pensam que poderia mudar e o que falta no designer recém formado.


  • Célio Teodorico

Designer de Produto, mestre em Engenharia de Produção, doutor em Engenharia Mecânica, professor do curso de Design de Produto da UDESC, dono da empresa Paradesign. Trará para o debate a visão de um professor que também atua no mercado.


  • Gustavo Jota

Designer de Produto, diretor da empresa Lectron Indústria e Comércio, dono da empresa TipoD Innovative Thinkers, professor do curso de Design de Produto da UDESC. Trará uma visão tanto mercadológica quanto acadêmica, como por exemplo os princípios adotados em aula para formar designers preparados para o mercado.


  • Théo Orosco da Silva

Designer de Produto, Administrador com Habilitação em Marketing, sócio da empresa Dois Pra Um Design Industrial. Trará para o debate a visão de um designer formado há pouco mais de dois anos e que hoje, atuando no mercado, é responsável pela contratação de estagiários e funcionários em sua empresa, sabendo os requisitos necessários para tal.


  • Mediador: Renato Buchele Rodrigues

Possui graduação em Design Habilitação em Design Industrial pela Universidade do Vale do Itajaí, Especialização em Planejamento, Gestão e Marketing e Mestrado em Administração pela Universidade do Vale do Itajaí. Atualmente é Coordenador dos Cursos Superiores de Tecnologia em Design Gráfico, Produção Publicitária, Fotografia e Design de Interiores e é professor Titular da Universidade do Vale do Itajaí.



SOBRE A MOSTRA

A mostra de Design do Instituto Federal de Santa Catarina acontece desde 2003, divulgando à comunidade em geral estudos e trabalhos feitos, na área de Design, pelos graduandos do curso. Inicialmente organizada pela coordenação do curso e pelo Centro Acadêmico, há 7 edições vem sendo gerida pelos próprios alunos da unidade curricular (disciplina) de gestão de projeto, com orientação do professor de tal unidade curricular. Nesta edição, organizada pelos alunos do sexto módulo, o tema será “O Caos que Projeta” e acontecerá nos dias 30 e 31 de março e 1º de abril. A partir do tema, serão desenvolvidas as seguintes atividades: exposições de projetos curriculares e trabalhos extracurriculares, mostra de vídeo, oficinas, concurso de trabalhos, debates e palestras com profissionais e autoridades acadêmicas.


O tema surgiu a partir da necessidade que a área do design possui de trabalhar com outras áreas. Na execução de projetos de produto, percebe-se que o designer acaba buscando referências nessas outras áreas e se apropria de outras teorias para fazer seu trabalho. Dessa forma, há a conclusão de que tudo se interliga a fim de formar uma rede de conhecimentos para a busca de soluções projetuais, e que a própria ação do designer compõe esse cenário. Essa abordagem como tema da 16ª Mostra visa relacionar a teoria dos sistemas complexos e dinâmicos ao processo de criação no design, pois assim como a Teoria do Caos, o desenvolvimento no design também e resultado da ação e interação de elementos de forma praticamente aleatória.


A idéia central da Teoria do Caos é que uma pequena mudança no início de um evento qualquer pode trazer conseqüências enormes e absolutamente desconhecidas no futuro, dessa forma pergunta-se: quais as conseqüências que, o profissional de design de produto, ao criar soluções pode trazer nesse sistema? A fim de entender esse processo criativo, e as mudanças causadas por ele, busca-se, por meio da Teoria do Caos explicar esses eventos e por meio deles encontrar possibilidades que possam auxiliar o acadêmico nas escolhas de suas decisões ao longo de sua carreira.

Reformulação de identidade visual por Destra Design

30 de março de 2011 0


Muito bom o case de identidade visual apresentado por Francimone Campos, da Destra Design. Inicialmente, contratados para fazer o redesign das embalagens dos biscoitos “Predileto”, do Moinho Santa Lúcia, no decorrrer do projeto os profissionais do escritório foram além e trabalharam toda a comunicação visual da marca. Confira no vídeo abaixo:


Fonte: FA7

Vidros quebrados por bolinhas de golfe

30 de março de 2011 0



Um dos pontos importantes das ações de guerrilhas, além da criatividade, é a surpresa. Para atrair o público, a revista Golf Digest enfiou uma bola de golfe no vidro de cada um das centenas de carros luxuosos durante o maior evento de esportes nos Emirados Árabes – o Dubai Desert Classic. Resultado: a ação gerou aumento de 200% nas vendas. Confira:


Fonte: Ctrl Pels

O verdadeiro quarto de uma diva

30 de março de 2011 5



A empresa italiana AltaModa é especializada em móveis fashion, caros e esclusivos. Recentemente lançou a coleção Pop Collection, que nada mais é do que um quarto glamuroso que toda mulher antenada e estilosa vai desejar colocar na sua lista do “eu quero”. O quarto possui uma cama redonda com uma cabeceira em forma de coroa, os criados-mudos são em tom violeta com puxadores ornamentados com cristais Swarovsky. Complementando o jogo de quarto temos a banheira e a pia decorados com flores vivas e psicodélicas. Um show de estilo e sofisticação. Confira nas imagens:


Fonte: Design Innova

Concurso Vista sua Equipe Goodyear

30 de março de 2011 0


A partir de agora, você tem a chance de usar toda a sua imaginação para criar a estampa da jaqueta que simbolize a velocidade e adrenalina que envolvem a competição da Stock Car! Pela primeira vez o design e a velocidade estarão juntos em um concurso que irá premiar o seu talento. É muito fácil participar! Depois de estampar a sua jaqueta, você deverá postá-la em nossa página para ser votada. No final, se você estiver entre os cinco mais votados, seu trabalho será julgado pela Goodyear. O grande vencedor poderá assistir a uma das etapas da Stock Car 2011 com um acompanhante, se emocionar em uma volta rápida de carona no carro da Goodyear na Stock Car e ainda ter sua jaqueta produzida para ele, seus amigos e a equipe Fornecedora Oficial de Pneus da Stock Car. Clique aqui e obtenha maiores informações.