Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Posts do dia 1 abril 2011

Desenhos de tirar o fôlego

01 de abril de 2011 0




Ilustrações Mundo do Sítio - Editora Globo






Mapa do Site


A boneca de pano com olhos de retrós preto, feita por Tia Nastácia, mudou – e passou a habitar um sítio diferente. Emília e a turma do Sítio do Picapau Amarelo entraram na internet através do Mundo do Sítio – um portal de jogos e atividades culturais lançado em parceria pela Editora Globo e TV Globo.

O portal conta com muita criatividade e capricho na adaptação da obra de Monteiro Lobato. Os personagens ganharam um traço moderno estilo de mangás e foram transportados para cenários digitais inspirados em suas histórias famosas.


Prints Mundo do Sítio - Editora Globo






Prints do Mundo do Sítio - Editora Globo




O conteúdo do site é atraente mesmo para os adultos (no caso eu achei rsrsrsr). O Mundo do Sítio levou cerca de um ano para ficar pronto e contou com mais de 60 profissionais, entre programadores, ilustradores, animadores, game designers, músicos e jornalistas, para a criação e desenvolvimento dos jogos, cenários e da arquitetura do site. Todos os detalhes foram pensados para que as crianças tenham acesso à obra do pai da literatura infanto-juvenil brasileira.




Ilustrações Mundo do Sítio - Editora Globo






Ilustrações Mundo do Sítio - Editora Globo







Ilustrações Mundo do Sítio - Editora Globo




As ilustrações são de tirar o fôlego bastante cores e detalhes em cada cantinho do site.
Os participantes do projeto no que diz respeito a “design” são:
Ilustração: Bruno Okada;
Design: Alexandre Zanardo;
Webdesign: Sheyla Amaral;
Programação: Allan Juliani, André Luis da Costa, Cláudia Mardegan, Douglas Barreto, Jean Fernandes, Jefferson Mendonça, Marco Rossi, Marcos Sixel, Vinícius Cagnotto;
Estagiários: Fernanda Ota (design)

Outros talentosos ilustradores emprestam seus traços ao Sítio do Picapau Amarelo, como: Marcelo Cipis e o grupo Planeta Tangerina, e estreantes como Marcella Tamayo.




Ilustrações Mundo do Sítio - Editora Globo




Udesc lança edital para primeiro mestrado de Design do Brasil na área da ergonomia

01 de abril de 2011 0


Foi lançado nesta sexta-feira (1º), o edital de seleção para interessados em fazer parte da primeira turma de mestrado de Design da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). O curso, que tem como área de concentração o campo da ergonomia, é inédito no Brasil. Ele é oferecido pelo Departamento de Design do Centro de Artes da Udesc (Ceart). As inscrições, que têm início nesta sexta, seguem até o dia 3 de junho. No total, são oferecidas 10 vagas, destas, duas para candidatos estrangeiros aprovados pelo Programa de Estudantes Convênio de Pós-Graduação (PEC/PG) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), ou estudantes de universidades conveniadas com a Udesc, com bolsa oriunda do país de origem. Caso essas vagas não sejam preenchidas por estudantes estrangeiros, serão completas pelos candidatos inscritos para as demais vagas.


Para fazer a inscrição o interessado deve pagar uma taxa de R$75,00. Após o pagamento ser efetuado, deve dirigir-se a Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Design (PPGDesign), no Ceart, que fica na Av. Madre Benvenuta, nº 1907, no bairro Itacorubi, em Florianópolis-SC, munido de todos os documentos exigidos no edital. Além disso, o candidato pode fazer a inscrição via procuração ou Sedex, postado até o último dia do período de inscrições. A lista dos documentos e demais informações sobre as inscrições podem ser adquiridas acessando o link.



SOBRE O CURSO

O mestrado em Design foi aprovado no mês de março e surge após 15 anos da implantação do curso de graduação em Design da Udesc – o primeiro em Santa Catarina. Para o coordenador do curso, professor Alexandre Amorim dos Reis, a criação dele corresponde ao compromisso da Udesc com o desenvolvimento científico e tecnológico de Santa Catarina e do Brasil. De acordo com a avaliação dada pela Capes o fato do curso ser inédito no Brasil foi o ponto de maior relevância para a aprovação: “será o primeiro programa acadêmico focado em ergonomia na área do Design, ponto relevante, se considerarmos a necessidade de sedimentação da ergonomia na formação de pesquisadores de alto nível no país”. O pró-reitor de pesquisa e pós-graduação da Udesc, Antonio Pereira de Souza, acrescenta a importância de ser mais um curso da instituição, que faz parte da verticalização do ensino da universidade, que é pública e gratuita. “Em quatro anos, de 2007 a 2011, a Udesc aumentou mais de 60% em cursos de pós-graduação, dando qualificação a diversos profissionais e ajudando na formação de recursos humanos nas várias áreas que a universidade oferece”, afirmou o pró-reitor. Em 2007, a universidade contava com 14 cursos de mestrado e apenas um doutorado. Atualmente, são 19 mestrados e cinco doutorados.


  • Linhas de pesquisa

O mestrado em Design da Udesc terá duração de dois anos e segue duas linhas de pesquisa no campo da ergonomia: a primeira voltada a interfaces e interações comunicacionais, que investiga a solução dos problemas relacionados aos artefatos baseados em novas tecnologias e busca a adequação, aperfeiçoamento e proposição de métodos e ferramentas para o aprimoramento da comunicação entre produtos e usuários. Já a segunda linha, voltada a interfaces e interações físicas, investiga a solução dos problemas relacionados aos artefatos, também baseados em novas tecnologias e que busca a adequação, aperfeiçoamento e proposição de métodos e ferramentas para o desenvolvimento de produtos.

Pós-graduação em Fotografia - Univali

01 de abril de 2011 0


Hora de renovar conhecimentos e atualizar o currículo? A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) está com matrículas abertas para 45 cursos de especialização e MBAs. Um deles é a pós em Fotografia, que proporciona aos profissionais de áreas afins – Arte visuais, Arquitetura, Design, Comunicação – uma atualização sobre o conceito, bem como da produção de imagem fotográfica, preparando-os para atuação de mercado e na área de ensino. Para inscrição o candidato deve dirigir-se a Gerência de Pós-Graduação, no Campus da Univali em Itajaí, ou na Seção de Programas e Ações Integradas dos demais Campi, com cópia do diploma e histórico escolar; cópia da carteira de identidade e CPF, curriculum vitae documentado e uma foto 3×4. A relação completa e detalhada com todos os cursos de pós-graduação ofertados pela Univali pode ser consultada no site www.univali.br/pos. Mais informações: 0800 723 1300, com a Central de Atendimento da Univali.


Órgãos de vidro

01 de abril de 2011 0


O novo comercial da Toyota surge para mostrar toda a fragilidade de um ser humano na hora do impacto de uma colisão. Demonstrando órgãos do corpo humano delicadamente feitos de vidro, o vídeo representa toda a preocupação da marca com a segurança de seus veículos e daqueles que o dirigem. Alerta também os motoristas a usarem o cinto de segurança. A criação fica por conta da agência Saatchi & Saatchi, de Sidney, na Austrália. Confira:



Exposição em homenagem aos 20 anos de "Edward Mãos de Tesoura"

01 de abril de 2011 7



Já perdi a conta de quantas vezes assisti “Edward Mãos de Tesoura”, um dos filmes que mais passaram na “Sessão da Tarde”, da Rede Globo. A cara dos anos 90, o filme completou em dezembro de 2010 o seu 20º aniversário. Além de receber inúmeros prêmios, ele foi responsável por ser um dos primeiros papéis no cinema de Johnny Depp, que por sua vez já demonstrava sua preferência por personagens caricatos. Contemplando esse mundo gótico de Tim Burton, a galeria californiana Nucleus, em Alhambra (Los Angeles), prepara uma exposição que inicia no próximo dia 16, de obras inspiradas no filme. Trata-se de um misto artístico unindo mais de 40 artistas. Gravuras, pinturas, desenhos e esculturas de artistas como Daniela Volpari, Graham Sanchez, Annable Israel, Mortensen John Kenn, Parpan Josh, Léger Nicolas, Joyce Colson, Roberto Ricci, Loup Celine e Bill Robinson poderão ser vistas até o dia 9 de maio. A exposição tem curadoria do artista plástico Sebastien Mesnard. O evento vai de 16 de abril a 6 de maio. Confira algumas peças: