Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de maio 2011

O reflexo do clima em bandeiras nacionais

30 de maio de 2011 2



Bandeiras se desfazendo em desertos e inundações. A imagem sombria do aquecimento global foi feita em cima da imagem das bandeiras do Brasil, EUA e China. Os anúncios foram criados pela Young&Rubicam para divulgar o caderno Planeta de O Estado de S. Paulo. O texto diz: “Aquecimento Global: quem estará aqui para ver as consequências?” A ideia é estimular a reflexão dos leitores sobre o problema, um dos temas recorrentes do caderno do jornal. Veja:


Fonte: Ig

Obsolescência programada - os produtos não foram feitos para durar?

30 de maio de 2011 0



Obsolescência programada é o nome dado à vida curta de um bem ou produto projetado de forma que sua durabilidade ou funcionamento se dê apenas por um período reduzido. Baterias que “morrem” com apenas 18 meses de uso, impressoras que bloqueiam ao alcançar um determinado número de impressões, lâmpadas que se fundem ao atingir mil horas… Porque é que será que, apesar dos avanços tecnológicos, os produtos de consumo tendem a durar cada vez menos? Minha avó tinha uma geladeira que durou 15 anos. Hoje em dia, algumas não chegam a durar cinco. Qual o motivo disso? Será que é um fator para não frear o consumo? Ou torná-los mais baratos?


Filmado na Catalunha, França, Alemanha, EUA e Gana, o documentário “Comprar, descartar, comprar” faz uma viagem através da história de uma prática empresarial que consiste na redução deliberada da vida útil de um produto para incrementar o seu consumo pois, como foi publicado em 1928 numa revista de publicidade dos EUA, “um produto que não se gasta é uma tragédia para os negócios”.


O documentário, dirigido por Cosima Dannoritzer e co-produzido pela TVE espanhola, é o resultado de três anos de pesquisa. Fazendo uso de imagens de arquivo pouco conhecidas, fornece provas documentadas e mostra as desastrosas consequências ambientais provocadas por esta prática. Apresenta ainda vários exemplos do espírito de resistência que está a crescer entre os consumidores e a análise e opinião de economistas, designers e intelectuais que propõem alternativas para salvar a economia e o ambiente.


Com certeza tal documentário será base para discussões em salas de aula de universidades do mundo inteiro. Imperdível de ver, mesmo sem lançarem uma versão legendada dá para entender. Assista:


Dólares pregados em exposição

28 de maio de 2011 2



Em novembro passado, o artista contemporâneo alemão Hans-Peter Feldmann ganhou o prêmio 2010 Hugo Boss, no valor de US$ 100 mil. Recentemente ele pega a mesma quantia em cédulas de um dólar – já fora de circulação – e prega uma a uma, em uma sala, completamente cobrindo cada milímetro de espaço das paredes.  Ele gosta de explorar a importância que damos a objetos sem nenhum valor intrínseco. A exposição aconteceu no museu Guggenheim, em Nova York.


“Eu tenho 70 anos, e comecei a fazer arte nos anos 50,” disse Feldmann. “Naquele tempo não havia dinheiro no mundo da arte. Então, para mim US$ 100 mil é muito mais que especial. É incrível mesmo! E eu gostaria de mostrar tal quantidade”, completa.


Fonte: Iamtibo


"Fritando" com iPad

27 de maio de 2011 0


Veiculado na revista Época – para iPad, o anúncio da Tramontina permite com que você interaja com o mesmo. Você pode optar por “fritar” um ovo, bacon ou panqueca. É como jogar um minigame. A criação é da agência DCS. Assista ao vídeo:


Fonte: Mac Magazine

A internet de hoje e como ela será em 2015

27 de maio de 2011 0



Identificando o comportamento digital e o consumo de mídia, consequentemente tentando imaginar sua evolução até 2015, foi criado um infográfico animado intitulado “Digital Life”. Trata-se de uma bela apresentação com muitos números e gráficos bem explorados. São 7 minutos e meio que valem muito a pena. Criação da Mitsue Venture e da Neo Labels. Veja:


Fonte: Fubiz

Airbag em anúncio de revista

27 de maio de 2011 0



Mais um anúncio genial. Este, na edição de junho da revista Exame. A Peugeot irá veicular um anúncio para falar dos seis airbags do novo 408. Ao bater na parte designada, um mini airbag infla de verdade na próxima página. A criação fica por conta da agência Loducca. Confira:


Tá difícil parar de pensar em cigarro?

27 de maio de 2011 0


Anúncio muito criativo da NiQuitin Pastilhas – produto para ajudar a parar de fumar – na edição do mês de maio da revista Vida Simples. A ação se dá com o exemplar enrolado – representando um cigarro – e que termina ao tirar o adesivo que a prende, com a mensagem: “Tá difícil parar de pensar em cigarro?”. Criação da agência  Lew’Lara\TBWA. Veja:


Inscrições DEBrazil

27 de maio de 2011 0


Até 15 de julho, o Design Excellence Brazil aceita inscrições para iF Awards. Veja o regulamento.



Ensaio revela que joias não são só exclusividade delas

27 de maio de 2011 0



Há muitas maneiras de vender ou publicitar joias nas revistas de moda de forma mais ou menos criativa. O renomado fotógrafo dinamarquês Torkil Gudnason utilizou cães, aves, répteis, felinos e por aí vai. Gudnason já trabalhou com modelos famosas, prestigiadas revistas de moda e grandes marcas como: Mont Blanc, Armani e Guerlain. Neste ensaio, o fotógrafo revela o lado “bling bling” da bicharada. A gíria “bling bling” faz referência ao estilo que se caracteriza pelo uso de muitas joias e acessórios reluzentes, e, “bling bling” seria o “sonzinho” da luz refletindo na pedraria. Chique né? Confira a série:


Fonte: Thaeger

Para pintar o 7

26 de maio de 2011 1

Quando eu era mais nova, era daquelas crianças que pintava o sete em casa e pior de tudo ensinava os irmãos a fazer o mesmo rsrsrs, juntos desenhamos e pintamos todas as paredes de nossa casa de canetinha, lápis de cor e giz de cera. Se este produto existisse naquela época, acredito que teria acabado com a dor de cabeça de meus pais.


O Doodle Duvet Cover é um edredon para todas as idades. Ótima ideia para acalmar aquelas crianças que adoram desenhar pelas paredes da casa.Pode desenhar, rabiscar a vontade, deixar recados ou escrever mensagens românticas. Depois é só lavar.O edredon vem acompanhado por um conjunto de oito canetas coloridas, cuja tinta é lavável. Ou seja, quando já não houver mais espaço para preencher, basta lavar.