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Posts de julho 2011

Psicólogo fazendo "logomarca"?

30 de julho de 2011 2


Vasculhando atrás de concursos na área de design encontrei essa pérola. Trata-se de um concurso para eleger uma nova “logomarca” que será utilizada no Selo Comemorativo dos 20 anos de criação do Conselho Regional de Psicologia da 10ª Região – 1992/2012. Até aqui, nada de anormal. O mais intrigante está no Art. 4º do edital, onde consta que o concurso é aberto a participação somente de psicólogos devidamente registrados no CRP10, adimplentes (…)


Quer dizer que só psicólogo pode participar do concurso? Um absurdo, não é? E se invertêssemos os papéis, onde estaria aberto um concurso para psicólogos em que somente designers poderiam se inscrever?


Ações como esta põe em risco a dignidade da profissão. De profissionais que, como qualquer outra atividade, batalham para conquistar espaço no mercado cada vez mais competitivo e, além do mais, estudam para serem profissionais capacitados na sua área de atuação.


Aos psicólogos, corram, que o prazo máximo para o envio da proposta é no dia 12 de agosto. 




Obs.: Inseri aspas na palavra logomarca em função de ser um termo considerado errado e redundante para definir logo, logotipo ou marca.


Melissa e sua animação feita com 350 mil folhas de Post-it

28 de julho de 2011 0



Para demonstrar o poder do amor e marcar o lançamento da coleção “Melissa Power of Love”, a fachada da Galeria Melissa, em São Paulo, ganhou uma super animação em stop-motion. O interessante é que foram utilizados impressionantes 350 mil folhinhas de Post-it. Sendo cada passo do projeto fotografado e contando com 25 animadores para executar a ação, que durou cinco meses para ser terminada. O filme ficou fantástico, porque além da animação, ele mostra a surpresa das pessoas ao se depararem com as paredes com os Post It® e as mais de 30 mil mensagens espontâneas de amor deixadas por fãs da Melissa e visitantes. Confira o vídeo e também o making of da campanha:



Agenda de cursos - Penso Eventos

28 de julho de 2011 0



A Penso Eventos divulgou sua programação para segundo semestre de 2011. Destaque o curso do Rico Lins, “Colagens do Cotidiano” em Porto Alegre, e “Design e Branding” com Hugo Kovadloff no Rio. Veja a programação completa a seguir:



Impressos premiados em Cannes 2011

27 de julho de 2011 0



Definido como o “Oscar” da publicidade, o Festival de Cannes 2011 premiou recentemente os melhores do ano, contemplando ótimos impressos com direções de arte inspiradoras. São anúncios, cartazes e muita coisa interessantes de campanhas realmente criativas. Confiram alguns que o renomado site Publiz trouxe pra gente:



Turma da Mônica invade cenários de alguns sucessos do cinema nacional

27 de julho de 2011 0



Em 2011 a Petrobras comemora 500 longa-metragens patrocinados e convidou Maurício de Sousa para levar seus personagens para dentro dos filmes que fizeram sucesso no cinema nacional. Tem Chico Bento, Cebolinha, Mônica, Cascão e cia em “Cidade de Deus”, “Tropa de Elite”, “Se Eu Fosse Você”, “Saneamento Básico” e “O Homem Que Copiava”. A campanha foi lançada ontem à noite, no Anima Mundi, em São Paulo. Confira:


Eternizada música "Chico mineiro" (1958) em versão para designers e publicitários

26 de julho de 2011 0



Foi entre um café e um pedaço de pizza nas madrugadas afora dessa vida de agência do interior que o designer Rafael Carvalho e o redator Lucaz Mathias, ambos da Soul Comunicação – de Minas Gerais, acabaram virando uma dupla de música caipira, chamada de D’zainny & Redathô.


O primeiso single da dupla já saiu e é muito engraçado, tenho certeza que muita gente vai se identificar com a letra. A promessa dos legítimos representantes do “sertanejo publicitário” é continuar dando muitas risadas e lançar de tempos em tempos novas junções da música raiz com o mundo da propaganda. Como eles mesmos dizem, tirado de uma letra de outra canção de raiz: “nois é jeca mais é joia”. Ouça e acompanhe com a letra logo abaixo:




Learte Maneiro
D’zainny e Redathô

Fizemo a úrtima arte
Pra módi a campanha aprova
Tinha um logo bonito
O criente mandou aumentar
Fizemos um textinho chique
Pra moça do market aprova
Ela disse não tá conciso
Meió os dois ir pensar
A marca taba tão boa
Nem precisa ter crescido
Pros lados aumentei as letrinhas
E pus um sprash metido
Eu misturei quatro cooor
Magenta, cyan, yelly, brack
Botemo uma muié bunduda
Bem parecida com a Grecthi
Depois dessa reforma
Learte ficou mais bonito
Chamou atenção do mercado
E o crente ficou muito rico
Ganhemos um leão de ouro
Mas parecia um gatinho
O bicho me deu uns pobrema
Matou tudo meus galinho!


Fonte: Design on the Rocks








Toyota idealiza carro com janela touchscreen

26 de julho de 2011 0


“Window to the World” ou “Janela para o Mundo”. É com este título que a Toyota, da Europa, em parceria com profissionais do Copenhagen Institute of Interaction Design (CIID), testam um automóvel direcionado à crianças em que através de uma tela touchscreen na janela elas podem interagir com o ambiente externo, reproduzam informações e até ampliem simples movimentos com os dedos. Além disso, possui projeção de dados como a distância percorrida.


A ampliação é feita como em um tablet. Pelo movimento dos dedos, amplia-se a visão. Ainda não há data definida para que a tecnologia chegue, enfim, até o público. Assista ao vídeo abaixo:


O cotidiano de uma vila portuguesa

25 de julho de 2011 0


Profissionais do estúdio português Bold Creative Studio fizeram um belo registro das regiões portuguesas de Óbidos e São Mamede, usando apenas uma Canon e aplicando um tilt-shift na pós-produção. Confira o belo trabalho:


Fonte: Ideias

As vibrações das cordas de um violão

24 de julho de 2011 0

Transformando histórias no Facebook em storyboards

21 de julho de 2011 0

 

A campanha Doritos Uncut está movimentando o Facebook. Trata-se de um aplicativo do Facebook que leva as pessoas a contarem o início de uma história, que se desenrola com a ajuda dos amigos. Cada narrativa deve ser contada em até 15 posts e um limite de 140 caracteres em cada. Todos os dias a narrativa mais curtida do dia vira um storyboard animado e o vídeo fica acessível também pelo YouTube.

 

A ação se encerra no dia 12 de agosto e, ao final dos 15 storyboards animados, o roteiro que ganhar mais votos positivos na fanpage ganha como prêmio um curta de animação em 3D, que poderá ainda ser inscrita em festivais como o Anima Mundi, com os devidos créditos ao autor da história. Confira o vídeo da campanha:

 

Fonte: I9branding