Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Posts de novembro 2011

Lançada a marca dos Jogos Paralímpicos Rio 2016 – Paixão e Transformação

29 de novembro de 2011 0



No último sábado, foi lançada a marca dos Jogos Paralímpicos 2016, no Brasil. Também de criação da Tátil Design, a marca deveria estar em sintonia com o espírito em movimento e conversar diretamente com a dos Jogos Olímpicos. Cerca de 200.000 pessoas acompanharam o lançamento, no Rio de Janeiro.


O processo de desenvolvimento da marca dos Jogos Paralímpicos Rio 2016™ começou há um ano, em novembro de 2010, quando o Comitê Paralímpico Internacional (IPC, na sigla em inglês) promoveu um workshop de marcas para o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016™, compartilhando suas expectativas e outras informações sobre o Movimento Paralímpico.



“Essa é uma marca que expressa paixão e transformação sob a ótica do Movimento Paralímpico e seus valores: coragem, determinação, inspiração e igualdade. Uma marca que pode não apenas ser vista, mas também experimentada por meio de diversos sentidos, atingindo o maior número de pessoas, no mesmo espírito de inclusão que queremos para os Jogos”, disse o presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016™, Carlos Arthur Nuzman.


A marca -  em 3D – é traduzida em um coração, um corpo em movimento, um símbolo infinito com cores quentes da energia e do calor brasileiro. Assista à bela produção abaixo:




Abaixo está a reprodução da defesa da marca conforme descrita no vídeo, em que se apresenta o processo criativo:


Para criar uma marca capaz de expressar Paixão e Transformação sob a ótica do esporte paralímpico, seus desafios e superações, buscamos uma forma que traduzisse intuitivamente os valores do Movimento Paralímpico – coragem, determinação, inspiração e igualdade – e ao mesmo tempo materializasse seu lema: Espírito em Movimento.

Símbolo da energia contagiante de um evento transformador, a marca desenha a trajetória ascendente do esportista que supera seus limites, que cresce e evolui com uma determinação inesgotável. Um movimento em espiral capaz de entusiasmar e mobilizar.

É uma representação da garra inerente ao espírito paralímpico, que pulsa com uma energia infinita. É corpo, mente, coração. Uma marca que nos humaniza e nos aproxima, reforça a percepção de que por dentro somos todos iguais.

Sua forma sai do lugar-comum, ganha tridimensionalidade e revela um ponto de equilíbrio surpreendente, novo, que desafia a noção de estabilidade e rompe paradigmas para ir mais longe. Uma harmonia assimétrica e, por isso mesmo, magnética, capaz de atrair e revelar novos ângulos. Uma marca-escultura que carrega o logotipo dos Jogos Rio 2016™: um desenho tipográfico exclusivo, com as letras interligadas de forma fluida, traduzindo a união, a simpatia e a essência acolhedora do carioca.

Do vigor solar do amarelo ao calor do vermelho, um gradiente luminoso, crescente, vai ganhando espaço. Cores que misturam vibração e determinação.

É uma marca instigante, que desperta os sentidos, convida à interação e promove experiências únicas. Respeita a riqueza das diferenças e incentiva a união de talentos como síntese da nossa diversidade harmônica.

A marca dos Jogos Paralímpicos Rio 2016™ contagia por sua força e universalidade. Quer gerar um envolvimento real, amplo, e transformar a percepção do público, deixando como legado uma cultura de igualdade e liberdade.


Fonte: Comitê Rio 2016

Formando letras em diferentes espaços

29 de novembro de 2011 0



Residente em Nova York, o fotógrafo austríaco Bela Borsodi estudou artes e design gráfico antes de começar a registrar momentos. Para se ter uma ideia, em seu portfólio estão marcas como Elle, Puma, Nike, Melissa e Swarovski; além de ter trabalhos publicados no The New York Times.


Famoso pela série “The Faces”, recentemente Borsodi revelou ao mundo sua natureza poética com o ensaio “Alphabets”. Trata-se de um editorial que prevê letras em espaços do cotidiano, encomendado pela revista WAD. Confira mais detalhes:



Fonte: Zupi

Criado o primeiro microondas que te avisa com música

29 de novembro de 2011 0



Criado pela agência Del Campo Nazca S&S, o primeiro microondas que não faz “piii, piii, piii” ao fim do tempo determinado pelo usuário. Em vez disso, você é quem decide que música irá tocar. Pois ele vem com estrada USB e pode carregar uma infinidade de suas canções preferidas.


O novo produto – que foi criado como uma edição limitada de 1000 unidades – fez tanto sucesso que a partir de 2012 será fabricado em larga escala. Confira os divertidos comerciais criados para divulgá-lo:




Tipografia com elástico

28 de novembro de 2011 0



Criado pelo estudante de design Jenny Kyvik Hutchens, da Noruega, o projeto dessa typeface foi feito com a ajuda de pregos e os mesmos elásticos utilizados em bancos, para amarrar dinheiro, por exemplo. A partir daí ele criou as letras vetorizadas para a versão digital. Um trabalho original. Veja:


Fonte: Design in a Box

Coca-Cola muda embalagem em ação sustentável

28 de novembro de 2011 1


Coca-Cola resolveu neste final de ano por em prática uma estratégia diferente de Natal e acaba de tomar uma iniciativa sustentável para proteger os mascotes que adotou desde 1922 – os famosos ursos polares – ameaçados pelo derretimento das calotas polares. Então a marca propõe uma ação para reverter esta situação.


Em vez da sua tradicional linha de Natal, normalmente vermelha com o Papai Noel e seu trenó cheio de refrigerantes, a empresa lançou nos EUA e Canadá latas brancas com ilustrações dos ursos brancos, com um design bem minimalista. Cada lata, ainda, vem com um código, que possibilita o consumidor a doação de US$ 1,00 por unidade comprada. Até uns dias atrás, já houve uma doação de 2 milhões para a WWF (World Wild Life). Parabéns à marca pela atitude! Veja a nova latinha:


Fonte: 3M Inovação

Infográfico animado para explicar a crise na Grécia

28 de novembro de 2011 1



Em apenas dois minutos, a Videoinfographs criou esse belíssimo infográfico animado tentando explicar e exemplificar a crise na Grécia, que vive hoje um desequilíbrio fiscal. Confira:



Na natureza selvagem

28 de novembro de 2011 1



“Beautiful Land” é a série que o fotógrafo inglês Nick Brandt registrou em sua expedição à África. No ensaio, Nick referenciou os momentos do cotidiano de animais e pessoas no mundo selvagem. Uma órbita de momentos únicos na atmosfera africana.


O registro começou em dezembro de 2000, e as fotografias – todas em preto e branco- foram publicadas no livro “On This Earth”. Confira algumas:



Um Natal diferente

25 de novembro de 2011 0



Entrando no embalo natalino, a John Lewis – rede de lojas da Inglaterra -, que todo ano emociona com seus comerciais ousados, criou um fantástico filme que conta a história de um menino impaciente esperando o Natal. Inicialmente, ele segue a ideia de muitos que é receber presente, mas, ao chegar próximo da data vemos que não é bem assim. Assista até o final, por favor:


Encarte de revista vira sachê de Ketchup gigante

25 de novembro de 2011 0



Leitores da revista Super Interessante do mês de dezembro irão se supreender com a ação da Sadia para promover o Hot Pocket. Criado pela DM9DDB, o anúncio na verdade é um grande sachê de ketchup que reforça o conceito do novo Extreme X-Burguer: “Tão grande que você vai precisar de um ketchup deste tamanho.” E o encarte ainda vem com o conteúdo! Veja:


Fonte: Comunicadores

Batedeiras com estilo

24 de novembro de 2011 1



Está na moda personalizar utencílios domésticos. Já vi frigideiras, chaleiras e panelas. Mas, batedeiras pra mim são novidades. A KitchenAid lançou uma coleção especial de seus conhecidos produtos estilo retrô com diversas customizações. Tem da Mulher Maravilha, com caveiras, com joaninhas. Uma ótima opção para presentear alguém nesse Natal. Veja: