Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de dezembro 2011

Joias na medida certa

28 de dezembro de 2011 0



Para as mulheres que estão em férias mas sentem saudades das aulas, dos professores e, mais precisamente da matemática, a designer de joias japonesa Aquvii criou uma coleção inusitada inspirada em réguas, esquadros e transferidores. Tem para todos os gostos. Veja:


Fonte: Revista Design

Painéis solares transformam guarda-sol em carregador

28 de dezembro de 2011 1



Muito interessante o projeto desenvolvido por um trio de designers de produto: José Vicente, de Lisboa, André Castro e Elizabeth Remelgado, ambos de Montreal. Útil para quem usa os eletrônicos para se manter informado ou simplesmente deseja se manter conectado enquanto aproveita o sol em um sítio, clube, resort ou praia, mas é ainda mais útil se estiver embarcado, por exemplo.


O guarda-sol intitulado Solaris é formado por painéis solares fotovoltaicos que permitem recarregar qualquer equipamento eletrônico com energia solar. As “pás” são retráteis e podem ser armazenados facilmente. As tomadas elétricas ficam na base do equipamento e carregam computadores, celulares e outros dispositivos eletrônicos.




O objetivo do grupo era facilitar a vida das pessoas ao incentivar o trabalho em casa, reduzindo as emissões de CO2, criando um novo ambiente de trabalho e lazer e ainda utilizando o sistema de painéis solares para recarregar laptops, celulares e outros eletrônicos de uso básico no dia a dia. Tomara que a moda pegue!


Fonte: Greenstyle, Ciclo Vivo

Como o Google salva negócios

28 de dezembro de 2011 0



Aproveitando para anunciar o Chrome, a Google conta a história de como um artista que cria obras tendo como referências a pintura Tanjore – estilo de arte milenar indiana – conseguiu ressuscitar o seu negócio utilizando as ferramentas da internet e o próprio buscador da marca.


A história – em stop motion – é contada de forma simples e objetiva através do conceito “A internet é o que você faz”, e incentiva ainda mais o usuário a utilizar os produtos Google. Veja:


Fonte: Blogcitário

Palavras que decoram

27 de dezembro de 2011 0



O designer Ricard Mollon criou estas estantes customizáveis intituladas “Anita” para a loja de departamentos Quattria. O comprador pode escolher as palavras e a cor do acrílico para sua estante, também pode optar se ela será de parede ou chão, dando um tom pop art na decoração. Veja:


Fonte: Design Innova

Estudantes de design criam propostas de carro para 2021

27 de dezembro de 2011 0


Recentemente aconteceu a entrega do 13º Prêmio Talento Volkswagen Design 2011 – evento que visou selecionar as grandes promessas do design automotivo do Brasil. Foram escolhidos os três melhores na categoria “Shape Design” e o primeiro na categoria “Color Trim”. O tema do concurso foi: Como será o carro mais amado do Brasil em 2021?


Os vencedores do prêmio terão um ano de estágio na empresa e irão ao Salão de Paris em 2012, além de ter a oportunidade de visitar a sede da montadora, em Wolfsburg, onde terão uma semana de imersão no universo do melhor do design automotivo. Luis Alberto Veiga, responsável pela área de design da Volkswagen do Brasil, acrescentou que os vencedores do prêmio em 2010 estiveram envolvidos em projetos de futuros carros da marca. Outros estudantes que passaram pelo programa de estágio também estão em outras filiais da VW pelo mundo. Que exemplo hein?



Os vencedores


Na categoria Shape Design, o primeiro colocado foi George Kenji, com seu projeto “Kippen”. Um carro completo para 2021, movido a ar comprimido, com mudança de posição das rodas para gerar menor atrito e forte ligação com a sustentabilidade, um dos pontos principais do concurso. Kenji ainda desenvolveu um sistema que conecta gadgets do usuário ao carro, permitindo personalizar o painel de acordo com seu gosto e suas necessidades.


“Eu tinha vontade de participar do Talento Volkswagen Design desde quando entrei na faculdade. Essa é uma das melhores oportunidades que existem para ingressar no mercado de trabalho, pois o estágio me proporcionará experiência e contato com o dia a dia da profissão”, disse George Kenji, de 24 anos, aluno do 5º ano do curso de Design da Unesp de Bauru (SP).




O segundo lugar em Shape Design foi conquistado por Carlos Alberto Bueno, 23 anos, também aluno do 5º ano do curso de Design da Unesp de Bauru, com o projeto “VW Gol 2021″, que apresentou soluções de design inovadoras para facilitar o aproveitamento de espaço e o acesso ao interior do veículo. Conectado à rede, o carro identifica informações de roupas e acessórios e sugere configurações como o tipo de música e o ajuste de suspensão mais adequados ao estilo do usuário. “O Talento Volkswagen Design é o concurso mais conceituado entre os universitários. Todos querem participar, e nós teremos a oportunidade de adquirir experiência no melhor lugar”, afirmou Bueno




O projeto “VW Reflexion 2021″, de André Vinicius Levorato, 22 anos, aluno do 5º ano do curso de Design de Produto do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, conquistou o terceiro lugar em Shape Design. O “Reflexion” é inspirado na ideia de que o automóvel é o reflexo da personalidade de seu dono, o que justifica a valorização de materiais transparentes e espelhados em toda extensão do carro. “Era um sonho estar aqui. A profunda experiência que vou adquirir no estágio na área de Design da Volkswagen, eu não conseguiria em nenhum outro lugar”, completa Levorato.




A categoria Color & Trim (design do interior do Gol 2021) tem apenas um vencedor: Marcelo Pereira, com o projeto “Gol Mood”, um conceito que partiu da observação do adolescente atual, com suas referências, formas de expressão e hábitos, compreendendo a evolução desses aspectos e relacionando-os à evolução do carro. Com base nessa análise, foram desenvolvidas três versões do Gol com características específicas, orientadas pelo estilo de vida.


“O Talento Volkswagen Design é importantíssimo, pois nos permite que, ainda na fase de estudantes, tenhamos a oportunidade de vivenciar a profissão na indústria. O formato do concurso é muito interessante. Como são várias fases, durante meses, os participantes se dedicam e conseguem mostrar seus pontos fortes”, disse Pereira, de 22 anos, aluno do 4º ano do curso de Design da Unesp de Bauru.




“Neste ano, os trabalhos estiveram entre os melhores já apresentados em todas as edições do concurso. Os brasileiros são, naturalmente, muito criativos”, disse o gerente executivo de Design & Package da Volkswagen do Brasil, Luiz Alberto Veiga (E).


O gerente executivo de design do estúdio da Volkswagen do Brasil na Alemanha, Gerson Barone (D), que veio ao país especialmente para fazer parte do júri do concurso, também ressaltou o alto nível dos projetos. “A cada edição, os candidatos nos surpreendem. Eles são rápidos, antenados e muito criativos”, disse Barone.

Fonte: BDxpert, Volkswagen do Brasil



Vermelho-alaranjado é eleita a cor de 2012

26 de dezembro de 2011 0



Por mais de 18 anos a Pantone - autoridade mundial em cores – avalia e promove as cores mais percebidas nos desfiles dos designers da Nova York Fashion Week e traz a público as cores previstas para cada estação, focando nas dez mais importantes, que se tornarão as cores da tendência.


Este ano, é anunciada a Tangerine Tango como a cor de 2012. “Sofisticado, mas ao mesmo tempo dramático e sedutor, Tangerine Tango é um laranja com muita profundidade”, disse Leatrice Eiseman, diretora executiva do Pantone Color Institute. Evocando as sombras radiantes de um por do sol, “Tangerine Tango combina a vivacidade e a adrenalina do vermelho com a simpatia e o calor do amarelo, para formar uma cor magnética que emana calor e energia”, enfatiza.


Ao longo dos últimos anos, o laranja tem crescido em popularidade e aceitação entre designers e consumidores. A cor está sendo usada na coleção de primavera de marcas conceituadas, indicando que o tom tradicionalmente outonal deverá mesmo virar moda.




Até nas maquiagens e cosméticos o laranja começa a aparecer: uma cor de sombra inesperada no olho, Tangerine Tango é um oposto complementar que prepara olhos azuis ou verdes. Quando emparelhado com olhos castanhos, ela traz um elenco de âmbar.


Nos ambientes, o vermelho-alaranjado vem energizar os espaços. Almofadas, colchas e acessórios de mesa nesta tonalidade de alto impacto adicionam vida a todo ambiente. Uma dica é pintar uma parede da cozinha, hall de entrada ou corredor com o tom para trazer dinamismo e energia para casa. Ou ainda, adotar a cor em aparelhos eletrônicos e pessoais.


Fonte: Exame, Pantone Brasil

Um presente

26 de dezembro de 2011 0



Essa animação não podia passar em branco. Kirsten Lepore foi convidada pelo programa “Yo Gabba Gabba!”, da Disney Channel, a criar um stop motion tendo como tema ‘dar um presente’. O que era para ser simples se tornou supreendente. Veja o resultado:


Fonte: Zupi

Ônibus símbolo de Londres ganha novo design e volta em 2012

26 de dezembro de 2011 1



Mesmo perdendo posição para o Brasil no ranking dos países de maior economia do mundo, o povo inglês ainda tem o que comemorar. Tudo porque um ícone londrino que circula há mais de 50 anos na capital inglesa está prestes a rodar com novo design.


Ele parou de circular pelas ruas há pouco tempo, para tristeza dos turistas. Mas agora volta repaginado e com uma proposta ecológica, gastando menos combustível, emitindo menos CO2 e fazendo menos ruído que o anterior. A nova versão tem um visual totalmente voltado para o século XXI, porém, mantendo algumas características retrô.


O mockup original já pode ser apreciado no Museu do Transporte de Londres, e a versão do Double-decker poderá ser vista nas ruas a partir de 20 de fevereiro de 2012. Nas fotos, o protótipo testado no último dia 16. Ainda há vídeos explicativos da concepção. Veja:


Fonte: Dezeen, G1

Diversão até nos cubos de gelo

26 de dezembro de 2011 0



Bebida gelada é uma boa pedida nesse calor que vem fazendo com a chegada do verão. Nada mais divertido que, na hora de saborear as bebidas, as pessoas puderem se surpreender com pequenos detalhes, como o formato das pedras de gelo, por exemplo.


Sendo assim, o site norte-americano Fred & Friends comercializa uma série de forminhas diferentes, feitas de silicone: dá para deixar de lado o tradicional cubo e investir em dentadurastubarões dinossauros, entre outros moldes. Confira nas imagens:


Fonte: Toxel, Casa e Jardim, Fred & Friends

Natal "paranormal"

25 de dezembro de 2011 0


A agência canadense Acart criou um vídeo diferente para homenagear o Natal. O redator fez uma versão ousada do Papai Noel que muitos clientes teriam medo de aprovar. O roteiro se inspirou na série de filmes “Atividade Paranormal” . No final, o texto: “contratar agência errada pode ser um pesadelo. Felizmente, você está em boas mãos com Acart”. Assista:


Fonte: Blogcitário