Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Posts de janeiro 2012

Udesc abre inscrições para mestrado em Design

31 de janeiro de 2012 0


O Programa de Pós-Graduação em Design, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), estará com inscrições abertas para seleção de candidatos ao mestrado acadêmico a partir de 6 de fevereiro. A turma terá início no segundo semestre de 2012.



Serão oferecidas 10 vagas para o mestrado, estruturado em duas linhas de pesquisa: Interfaces e Interações Comunicacionais, e Interfaces e Interações Físicas. As inscrições estarão abertas até o dia 09 de março de 2012. O processo de seleção incluirá análise documental, exame de proficiência em inglês, exame de redação temática, e entrevista com análise do currículo Lattes e da proposta de pesquisa. Mais informações no edital de seleção no www.ceart.udesc.br.


Serviço

  • O quê: Seleção para aluno regular no Mestrado do PPGDesign – Turma 2012.
  • Inscrições: (pessoalmente, por procuração ou via SEDEX): 6 de fevereiro a 9 de março de 2012. De 2ª a 6ª, das 14h às 18h.
  • Local: Secretaria do PPGDesign – CEART/UDESC. Endereço: Av. Madre Benvenuta, 1907, Itacorubi, Florianópolis.
  • Informações: (48) 3321-8319.

Em ação, Sol nasce antes do previsto

30 de janeiro de 2012 0




Durante o último dia 23, a marca de sucos Tropicana, da PepsiCo, supreendeu diversos londrinos que se levantaram cedo para começar a semana. Eles se surpreenderam com uma intervenção de ambiente diferenciada, criada pelo coletivo da Greyworld.


A ação aconteceu precisamente às 6h51, e foi feita com um balão de iluminação equivalente a 60.000 lâmpadas, que simulam um Sol artificial. O projeto demorou cerca de seis meses para ficar pronto. Através da página oficial da marca, as pessoas foram convidadas a participarem do evento para registrar suas experiências.


A campanha “Brighter Mornings” começou no Canadá, há cerca de 2 anos, quando iluminou artificialmente, Inuvik, uma cidadezinha com pouco mais de 3 mil habitantes, ao extremo norte do país. Cidade, que em função de um evento conhecido como “Noite Polar”, fica no escuro durante 30 dias.


Logo abaixo, é possível conferir o resultado final e a reação das pessoas na Inglaterra. Veja:


Fonte: Comunique 9

Brincando com os elementos do logo da Pepsi

30 de janeiro de 2012 0



Enquanto Joel Santana empresta toda a sua desenvoltura com o inglês para a Pepsi, o designer gráfico e ilustrador português Hugo Silva brinca com o logo da gigante dos refrigerantes, criando diversos personagens com seus elementos. Veja a infinidade de símbolos gráficos que é possível fazer:


Fonte: Comunicadores

Manual interativo

30 de janeiro de 2012 0



Todos nós sabemos da dificuldade em acompanhar um manual de um produto. Geralmente ele é deixado de lado, e, procurado só quando o mesmo resolve dar problemas. Embora haja grande investimento das empresas nessa área e o governo impondo leis que priorizam o consumidor, ainda há muito o que se queixar das indecifráveis páginas, muitas, pessimamente diagramadas.


Pensando nisso, o pessoal da Vitamins Design, de Londres, fez para a Sansung um manual físico e interativo. Uma referência! Observe:


Fonte: ABC Design

Cachorros já comem muita química

30 de janeiro de 2012 0



Confesso que ri muito com a campanha feita pela agência Publicis para a Yarrah. O conceito é promover suas rações orgânicas. No texto, o seguinte: “Cachorros já comem muita química.” Não preciso falar mais nada. Confira:


Fonte: Ctrl+Pels

Como fazer um comercial sem locução, vendendo uma série de benefícios, com uma câmera fixa?

30 de janeiro de 2012 0



Na mesma medida em que o trânsito nas grandes cidades se torna mais caótico, mais pessoas estão adotando a bicicleta como meio de transporte oficial. É prático, é rápido, é barato, não polui e ainda proporciona a dose diária de exercício físico.


Pensando nisso, a tradicionalíssima marca de jeans Levi’s produziu uma linha de produtos voltada aos ciclistas. Os produtos possuem características que atendem as necessidades dos ciclistas, sem perder o estilo, é claro.


A coleção “Commuter” desembarcou no Brasil em outubro e, para o lançamento, foi produzido um belo filme sem locução e com apenas uma câmera – ainda fixa – em sua produção. Confira:


Fonte: Acontecendo Aqui

O redesign da marca DC Comics

30 de janeiro de 2012 0




A consagrada marca de histórias em quadrinhos DC Comics reformulou novamente seu logo. A partir de março, estará em todas as publicações da editora e já passou a ser utilizado nos meios digitais, além de um novo site, que está sendo desenvolvido.


A nova marca tem um efeito de “D” sobreposto ao “C”. Onde a letra “C” deve variar de acordo com o personagem em uso e, a marca como um todo, representa as identidades secretas e outras dualidades que existem nas histórias que a DC publica. O novo logo foi criado pela Landor Associates, que está entre as maiores empresas de identidade corporativa do mundo, com cliente como Coca-Cola, Levi’s, Blackberry, Smirnoff, Citroën e Bradesco.


John Rood, vice-presidente de vendas e marketing, declarou que: “É uma nova era na DC Entertainment e o novo visual reflete  uma abordagem dinâmica e destemida, ao mesmo tempo em que celebra a rica herança da companhia e seu robusto portfólio de personagens”. Rood destaca ainda que a ideia é a mesma da recente reformulação dos heróis da editora, trazendo tons modernos aos clássicos, tornando tudo relevante ao mundo de hoje, mas mantendo o coração do que é a DC.





Gostou da mudança? Teve gente que não. Confira:

Fonte: Imagetica, DC

Carro elétrico espanhol diminui ao estacionar

30 de janeiro de 2012 0



O conceito Hiriko, que deve chegar às ruas da Europa em 2013, promete solucionar o problema de falta de espaço. Tudo porque possui um sistema de compressão para estacionamento. Criado em parceria entre o governo da Espanha e o MIT, Afypaida e Denokinn, o modelo ficaria com a incrível medida de 1,52 m (equivalente ao comprimento de uma moto), suficiente para alocá-lo em pequenas vagas.


A compatibilidade do carro é possível graças à integração dos motores e do maquinário de freios e direção às rodas. As partes tiveram sua comunicação feita por meio de tecnologia drive by wiree. Além disso, o tanque de combustível deu lugar a uma bateria de íon lítio, que fica posicionada no assoalho do carro e garante mais espaço livre ao projeto.


Com capacidade de transporte de até duas pessoas, o Hiriko deverá chegar ao mercado ao preço de US$ 16.350, aproximadamente R$ 28.500. Veja a animação criada para divulgar o modelo:


Fonte: Tech Tudo

Criadores e suas criaturas

28 de janeiro de 2012 0



Muitas vezes vemos uma bela fotografia e nem nos demos conta do trabalho que foi para fazê-la, das pessoas que estão por trás disso tudo. Só quando tal foto é premiada, daí sim é que vemos o fotógrafo no hall do sucesso. Pelo contrário, não.


Tim Mantoani, fotógrafo norte-americano, passou cinco anos recebendo em seu estúdio grandes nomes da fotografia, pessoas que ficaram famosas mundialmente por uma única captura – na hora certa e no momento certo -, fotografando-os com suas obras-primas. Tudo para resultar no livro “Behind Photographs”, uma compilação de 158 fotografias feitas com uma câmera Polaroid no tamanho 20×24; um pequeno tesouro da história da fotografia recente.


“Enquanto muitas pessoas estão familiarizadas com fotografias icônicas, o público em geral não tem ideia de quem as criou. Este livro se tornou um meio de fazer isso, o fotógrafo e sua fotografia em uma imagem” – diz Mantoani. O livro está à venda po US$ 99 dólares, e você pode conferir mais detalhes do projeto acessando o portal Behind Photographs. Assista ao vídeo e veja as imagens a seguir:



Fonte: Fubiz, Behind Photographs

Currículo em forma de vídeo gera diversas propostas de trabalho. Se a moda pega...

27 de janeiro de 2012 0




Um vídeo interessante está dando o que falar na internet. Tudo porque se trata de uma garota portuguesa oferecendo seu trabalho. Isso mesmo. Um currículo em forma de vídeo.


Além de impressionar, a criação foi tão bem feita que gerou várias propostas de emprego. Francisca Meneses disse ao site Humans Resoucers que enviou seu currículo tradicional para diversas empresas e nunca obteve resposta, daí que optou pela diferença. A publictária diz que depois do sucesso do vídeo nas redes sociais “passou de 8 para o 80″, no quesito valorização de sua mão-de-obra.


Segundo ela, desde a criação do conceito até às filmagens e pós-produção, decorreu cerca de um mês. Não nos podemos influenciar por este pessimismo, temos que arriscar e ser pró-ativos, remata. Assista à produção de Francisca:


Fonte: Humans Resoucers