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Posts de agosto 2012

Ideia para embalagem de ovos

31 de agosto de 2012 0




Embalagens conceito nem sempre dão o resultado esperado, mas podem – e muito – servir como inspiração para designers do mundo inteiro.


É o caso do case criado pela designer húngara Otilia Erdélyi, que se dá em duas partes na forma de um prisma, onde os ovos são fixados por meio de elipses recortadas.


A cinta prende e mantém a embalagem firme. Ao ser aberta, o produto pode ser facilmente manuseado. Uma ideia simples e bem criativa, que também utiliza material barato e em pouca quantidade para produção. Confira:


Fonte: The Die Line

A tabela de preço dos sonhos de qualquer designer

31 de agosto de 2012 0


Do portal Design Bêbado vem essa pérola. Confira:


Falsa biblioteca

31 de agosto de 2012 0



Sonhando com uma biblioteca em casa, os designers Brendan Young e Vanessa Battaglia criaram para o seu estúdio de design britânico Mineheart, a coleção de papéis de parede Bookshelf.


Eles possuem três versões: em tons de cinza, sépia e com cores vintage. O papel de parede aplicado dá mais vida à uma parede vazia e, vamos dizer, enchendo o ambiente de ‘conhecimento’. É uma pena o produto não estar disponível para o Brasil. Veja:


Fonte: Design Innova

Quais os truques dos supermercados que fazem você comprar mais?

29 de agosto de 2012 0



Será a disposição dos produtos nas gôndolas? O piso liso, para o consumidor não ter pressa? A não existência de janelas ou relógios, para você não ficar preocupado com o horário? Ou deve ser a localização da carne, que faz com que sejamos obrigados a atravessar todo o supermercado?


A revista Galileu convidou o especialista em marketing da ESPM, Ricardo Pastore, para explicar como os produtos são dispostos nas prateleiras e revelar alguns ‘segredos’ para nos influenciar na decisão e a fazer mais compras. Confira o vídeo:


O alfabeto para jovens designers

29 de agosto de 2012 0


Como ensinar, desde cedo, os segredos da profissão para seus filhos? Emma Cook, designer sul-africana, criou uma série de cartões didáticos que apresentam o ABC com elementos que remetem ao mundo dos designers e ilustradores. Veja a série:


Porta-retrato exibe fotos do Instagram em tempo real

28 de agosto de 2012 0



Instacube é um porta-retratos digital que vai agradar em cheio os usuários mais fervorosos do Instagram. Tudo porque nele é possível visualizar suas fotos em tempo real, receber os feeds de seus amigos e curtir as fotos que quiser com um simples botão.


A novidade vem equipada com sistema Android e tela de 6,5 polegadas (LCD touchscreen). Conta, ainda, com 4GB de memória e wi-fi.


Para quem gostou da ideia, não se anime: o Instacube ainda é apenas um protótipo. Os criadores estão arrecadando fundos no Kickstarter, e precisam da quantia de US$250 mil – aproximadamente R$ 504 mil – para fabricar o produto. Já foram arrecadados US$217 mil, portanto, é bem provável que a ideia saia do papel e seja produzida de fato. Se estiver interessado em ajudar, e garantir o seu porta-retratos, é só clicar aqui e ajudar o projeto – em inglês. Assista a seguir ao vídeo de apresentação:


Fonte: Engadget, TechTudo, Zupi

Perucas d’água

28 de agosto de 2012 0



O fotógrafo e publicitário Tim Tadder fez um recente ensaio, intitulado “Water Wigs”, que mostra personagens carecas ganhando uma inusitada peruca feita de água.


A sua pergunta deve ser: Como tudo isso foi feito? Bexigas auxiliaram a formação das perucas. No exato momento em que são estouradas, forma-se o “cabelo” provisório. As fotos foram tiradas em vários intervalos e provavelmente, foram-se muitas fotos até encontrar a peruca e o rosto perfeito.


O efeito ficou muito divertido. Confira na galeria de imagens:


Designer desenvolve máquina de escrever para iPad

27 de agosto de 2012 0



Atualmente elas são raras. Trocadas a medida em que a tecnologia foi evoluindo, porém, onipotentes no passado.


E, para resgatar esta recente história percebida nos últimos séculos, o designer Austin Yang criou um protótipo, batizado de “iTypewriter”. Nada mais é que uma réplica de uma máquina de escrever que pode ser usada para digitar no iPad. É o passado unindo-se com o presente.


Para os datilógrafos apaixonados, uma má notícia: a “iTypewriter” não está à venda. Fique então com o vídeo de apresentação:


O fenômeno "Neymarketing"

27 de agosto de 2012 0


Segundo levantamento da Controle da Concorrência, que monitora inserções publicitárias, do dia 3 ao dia 16 de agosto, o jogador Neymar surgiu 423 vezes em comerciais na televisão. Considerando o último contrato fechado com a Volkswagen, o camisa 11 do Santos empresta sua imagem a dez marcas diferentes: Nike, Panasonic, Red Bull, Tenys Pé, Ambev, Lupo, Santander, Claro, Unilever e a própria Volks.


Mas por quê todo mundo quer Neymar?

De sorriso fácil e um talento que rompe fronteiras, o jogador é considerado como um ótimo retorno de investimento. O fato de as marcas usarem pessoas famosas em campanhas publicitárias é bastante comum e costuma trazer resultados positivos para a divulgação de produtos. Segundo Ana Paula da Silva Lisboa – especialista em comunicação social -, “ao reconhecer um rosto na propaganda, as pessoas dedicam mais tempo para prestar atenção ao anúncio. A celebridade pode contribuir para garantir grande status ao produto anunciado”.



“As pessoas estão dispostas a pagar mais por um mesmo produto quando seu anúncio veicula uma pessoa famosa. Não porque o produto seja melhor que outros da mesma categoria, simplesmente pelo fato de a marca estar associada ao rosto de uma pessoa conhecida. Por todas essas razões é bastante vantajoso para as empresas utilizarem esse tipo de comercial. Comparando com um modelo anônimo, mesmo que seja mais adequado ao perfil do produto e do público alvo, usar uma pessoa famosa acaba sendo melhor.”


Neymar está aí: ele vende. Como Ayrton Senna, Ronaldinho e o próprio Pelé, que é uns dos mais requisitados antes e após a sua aposentadoria dos gramados. O Rei do futebol não faz propaganda por menos de R$ 2 milhões e chega a faturar cerca de R$ 30 milhões por ano com sua grife.



Grandes empresas estudam cada atleta e definem qual patrocinar. Há também muitas possibilidades de risco que as personalidades podem trazer, como é o caso do talentoso golfista Tiger Woods. Em meio a escândalos em 2009, a empresa global de consultoria Accenture e a marca de isotônicos Gatorade romperam com o atleta, enquanto a Gillette, empresa de produtos para barbear, e a Tag Heuer, empresa suíça fabricante de relógios, pararam de usar sua imagem em peças publicitárias.


Abaixo, uma recente avaliação realizada pela revista SportsPro, especializada em marketing esportivo, sobre o potencial mundial de cada atleta no quesito “marketing”, onde são considerados atributos como idade, mercado de origem, perfomance, exposição, carisma e apelo junto ao público.

1 – Neymar Jr. (futebol)
2 – Rory Mcllroy (golfe)
3 – Lionel Messi (futebol)
4 – Usain Bolt (atletismo)
5 – Cristiano Ronaldo (futebol)
6 – Blake Griffin (basquete)
7 – Novak Djokovic (tênis)
8 – Sebastian Vettel (fórmula 1)
9 – Tim Tebow (futebol americano)
10 – Yani Tseng (golfe)


Fonte: Acontecendo Aqui, Folha de S.Paulo, AdNews, IstoÉ Dinheiro

Após 25 anos, Microsoft apresenta nova identidade visual

24 de agosto de 2012 0

Depois de 25 longos anos sem alterações, a gigante da computação lançou seu novo logotipo. A Versão anterior da marca era apenas uma escrita, já na nova versão o nome da empresa vem acompanhado de um símbolo que remete ao Windows – principal produto da empresa, e que será lançado oficialmente em sua oitava versão em outubro deste ano. Será que dispôs a seguir a linha da Coca-Cola?


O novo símbolo vem com quadrados coloridos para representar a diversidade do portfolio de produtos. Junto com ele, a fonte Segoe no nome. É minimalismo puro…


Segundo a Microsoft, a intenção com o novo design é ser “um sinal de herança mas com olho no futuro”.




O Diretor de Marketing da Microsoft, Jeff Hansen, escreveu em um blog falando da renovação da marca. “O novo logo representa uma nova era. Ele deve evoluir para acentuar visualmente este recomeço.”


Eu ainda prefiro o conceito feito por Andrew Kim, e você? Confira o vídeo de apresentação da marca: