Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Futebol, obras e sonhos no Soccer City

10 de julho de 2010 7

Ziyaad Simmers agachado (D) e o irmão de pé (E) posam para a foto. Foto: Pedro Rockenbach

Por Renan Koerich

O cabelo a lá Ronaldo na Copa de 2002 quando o Brasil conquistou o penta chamava atenção de quem passava em frente ao Soccer City, em Joanesburgo, um dia antes da grande final do Mundial. O menino magrelo com as bolas nos pés juntamente com outros se divertiam no dia ensolarado. O ídolo inspirou o corte de Ziyaad Simmers, de 10 anos, apesar de ter visto pouco do auge do fenômeno brasileiro.

O bate-bola improvisado é com os irmãos e amigos em frente aos portões do palco da final da Copa do Mundo que acontece dia 11 de julho entre Espanha e Holanda. Ziyaad é tímido e fala pouco, prefere a língua da bola e não para de chutar a redonda um instante. Já o irmão Riaaz Simmers, de 16 anos, se solta e senta para uma conversa.

Ele explica que sonha um dia em pisar no gramado de um campo de futebol e ser ovacionado pelos torcedores, enquanto isso vem ao Soccer City sentir o clima da Copa.

- Não viemos em nenhum jogo, mas sempre que foi possível vi as partidas pela TV. E aqui é possível sentir tudo o que acontece lá dentro, é muito excitante. – afirma o pequenino Riaaz.

Os meninos e os amigos moram no bairro de Riverlea ao lado de Soweto, onde fica o estádio. Soweto é um dos bairros mais pobres da imensa Joanesburgo, a maior cidade da África do Sul.

Obras tomam conta dos arredores do Soccer Citty. Foto: Pedro  Rockenbach

Enquanto recebia os últimos retoques para a decisão, aliás, o arredor do estádio é um grande canteiro de obras inacabacas, muitos turistas aproveitavam para posar perto da enorme estrutura. Todo o glamour provocado pelo futebol passa na cabeça de Riaaz que tem como ídolo, diferentemente do irmão, o outro Ronaldo: o gaúcho.

- Se um dia pudesse ter alguém ao meu lado em um time, esse time seria o Barcelona e esse jogador seria o Ronaldinho. – afirma com sorriso no rosto.

Apesar de gostar de um jogador brasileiro, Riaaz prefere a seleção da Argentina. Para ele o futebol apresentado na Copa foi melhor que o time de Dunga. Gosta tanto dos hermanos que afirma convicto que entre assistir uma partida da África do Sul ou dos argentinos, fica com o time da América do Sul.

Por fim para a grande decisão de amanhã entre Espanha e Holanda o sul-africano tem a sua favorita. A seleção da Espanha de Fernando Torres, jogador que também admira.

Foto: Pedro Rockenbach

Comentários (7)

  • DY diz: 10 de julho de 2010

    O menino é parecido com o Ronaldo [ quem sabe um futuro fenômeno] lindo trabalho , lindas fotos, parabêns

  • Gabriel diz: 11 de julho de 2010

    Muita boa matéria Parabéns

  • Marcos Castiel diz: 12 de julho de 2010

    É redundante dizer, mas a cobertura de vocês foi um show. Moçada, é um orgulho ser colega de vcs!

  • Jô diz: 12 de julho de 2010

    Oi Meninos!
    E ai? já voltaram? Queremos marcar uma pauta com vocês. Entrem em contato. Beijos!

  • Israel F. Duarte diz: 12 de julho de 2010

    lá no início do blog, nas primeiras fotos, tinha uma do mapa da áfrica do sul com a rota. está quase na hora de fazer uma nova foto daquela só que agora marcando o traçado que vocês já percorreram.

    abraços.

  • mariana ortiga diz: 13 de julho de 2010

    Parabéns pelo blog meninos, acredito que ainda tenham muita história para contar. Adorei ficar por dentro da Copa com os fatos narrados por vocês. Bom trabalho, hein!

  • Fernando Silva diz: 14 de julho de 2010

    Grandes personagens, e esse cabelo é feio até em criança.

Envie seu Comentário