Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Chagas de um socialismo

15 de julho de 2010 6

Prédio de Maputp. Foto: Pedro Rockenbach

Por Diego Madruga

Nunca ouvir pessoas falando em português soou tão bem aos nossos ouvidos. Depois de quase 40 dias na África do Sul, a chegada a Maputo, capital de Moçambique, despertou ainda mais saudades do Brasil. Povo simpático e acolhedor, que possui o mesmo idioma que o nosso.

Moçambique localiza-se na Costa Sudeste do Continente Africano e faz fronteira na região oeste com a África do Sul. O país foi colonizado por portugueses e somente alcançou a independência em 1975, após uma guerra de libertação que durou cerca de 10 anos.

Após a independência, deu-se início a um regime socialista unipartidário, a FRELIMO (Frente de Libertação Moçambicana) assumiu o poder do país. Doze anos depois as fronteiras comerciais se abriram, mas somente em 1994 houve eleições para presidente – Moçambique viveu em Guerra Civil até 1992. Em Maputo, capital de Moçambique, os efeitos do antigo regime socialista são facilmente percebidos.

Moradores de rua precisam buscar com as próprias mãos cada refeição. Foto: Pedro Rockenbach

A cidade que tem pouco mais de um milhão de habitantes vive em intensa pobreza, em meio a prédios decadentes e ruas sujas. É comum ver nos edifícios residenciais, uma enorme quantidade de roupas estendidas, o que contribui para a imagem desorganizada da cidade.

O trânsito é caótico, há muitos carros e congestionamento durante todas as horas do dia. Alguns veículos encontram-se abandonado na rua, estacionados sobre as calçadas. O socialismo também está nos nomes das avenidas. Mao Tsé Tung e Karl Marx são alguns dos homenageados.

Foto: Pedro Rockenbach

O país é famoso pelas praias paradisíacas, de areia branca e água cristalina. Essas regiões estão mais ao norte do país, um pouco distantes da capital. Maputo é o coração comercial do país, os principais prédios do governo estão localizados aqui, além de ser responsável por mais de 20% do PIB de Moçambique.

Comentários (6)

  • Paulo Pennaforte diz: 16 de julho de 2010

    Não sei por que [quer dizer, até sei] a imprensa comprada insiste em atribuir ao Socialismo todas as mazelas do mundo. Ora, Moçambique viveu uma Guerra Civil, e ISSO causou a miséria atual! Hoje saiu o Índice de Pobreza Mundial da Universidade de Oxford. Os países com menor índice de pobreza [quae ZERO!] são República Tcheca, Eslováquia, Eslovênia, Letônia e Bielo-Rússia. TODOS EX-COMUNISTAS!!!!

  • Mia Temporario diz: 16 de julho de 2010

    Bom dia,
    tenho acompanhado os vossos comentários ao meu Pais (Moçambique). É interessante a perspectiva da visualização dos povos estrangeiros em relação a Moçambique.
    Falaram de aspectos visuais, como a roupa nos varais e que dão um ar “desarrumado” à cidade!! As fotos que voces tiraram, onde transparece a nossa POBREZA e o desalinho de uma sociedade!! De facto temos isso tudo!! e só tomamos consciencia quando vemos reportados ou fotografados esses factos do nosso cotidiano!!
    MAs tambem temos aspectos incriveis!! COmo a nossa cozinha, o nosso artezanato, a nossa maneira tipica de socialização!!! sem contar com as praias lindas que voces mencionaram!!
    Mas é isso ai!! Falem do nosso “Mundo”, publiquem, mas tentem trespassar, tambem outras perspectivas típicas e positivas!!!
    Obrigada Brasileiros “sem rumo na copa”

  • Filipe diz: 16 de julho de 2010

    Engraçado você só mostrar as chagas do socialismo..como se o capitalismo fosse muito melhor….é só virar a cabeça pro lado que vais ver aquelas imagens aqui em nosso país…..mas é fácil ser crítico com os outros….

    E isso que nem sou socialista…mas não posso ser alienado para achar que o problema é só daquele sistema..

  • ELCIO diz: 17 de julho de 2010

    Estão vendo o que é normal não só na África como em nosso país, durante a copa foi só maquiagem. Estamos com saudades e vocês deixaram sua marca nestes dias. Parabéns aos três.

  • L.M diz: 17 de julho de 2010

    Não estão criticando os outros, e sim mostrando ao mundo que os problemas sociais é global [é igual por todo planeta].E Cada lugar tem a sua beleza.MOÇAMBIQUE é lindo por natureza, e com certeza também, com muita riquesa.
    PARABÉNS MENINOS .Por tantas descobertas ricas.

  • Guisela. k diz: 18 de julho de 2010

    E agora, vou ler oq?

    Fiquei viciada no blog. era rotina, ler o blog e ter aulas de história.

    Parabéns meninos corajosos!!!!!

Envie seu Comentário