Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Corajoso, economista de Marina passa carraspana na "elite empresarial"

21 de outubro de 2013 0

Foto: Divulgação (TV Brasil)

Em entrevista à Folha de São Paulo neste final de semana, Eduardo Gianetti da Fonseca, economista mais próximo de Marina Silva, criticou os empresários pelegos.

O termo “pelego” é meu, não dele. Mas creio ser apropriado para o que quer dizer Gianetti. Ele fez uma avaliação, de incomum coragem, sobre certa elite empresarial brasileira, que faz pose ideológica de liberal no campo econômico, mas adora um privilégio estatal. Mais: acovarda-se diante do poder.

Vale ler, senão pelo mérito, certamente pela coragem do que disse:

- O que me entristece é ver boa parte do empresariado brasileiro tutelado pelo governo e neutralizado na sua capacidade de crítica pelo fato de depender de obséquios, favores, subsídios e proteção que o governo oferece. O empresariado brasileiro em boa parte se comporta como súdito e não como cidadão. O governo abriu esse balcão de negócios. Começou a negociar caso a caso tarifa de proteção para setor, a abrir os cofres dos bancos estatais para os empresários. Como é que um empresário que está dependendo de um crédito de um banco estatal vai poder aparecer publicamente criticando o governo? Ele fica tolhido. A elite empresarial está no bolso do governo.

Envie seu Comentário