Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Vinícolas familiares de Monte Belo do Sul conquistam selo de indicação geográfica

03 de outubro de 2013 0
Foto: Giovani Capra, divulgação

Foto: Giovani Capra, divulgação

Monte Belo do Sul é a quarta região da Serra a conquistar o selo de indicação geográfica para vinhos. A cidade, que tem uma produção per capita recorde de 16 mil quilos de uvas viníferas, iniciou o processo junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) em 2004. O reconhecimento do registro foi publicado nesta semana e deve ser entregue oficialmente em dezembro. O presidente da Associação dos Vitivinicultores de Monte Belo (Aprobelo), Antoninho Calza, explica as melhorias realizadas pelas vinícolas durante a busca pelo selo, com o auxílio da Embrapa Uva e Vinho:
- A produção a granel deu espaço à fabricação de vinhos finos. Os parreirais foram substituídos por aqueles plantados no sistema de espaldeira. Com o selo, as vinícolas terão uma visibilidade maior.
A Aprobelo tem 10 vinícolas associadas, todas familiares com produção entre sete mil e 35 mil garrafas anuais. Calza acredita que o selo irá impulsionar a divulgação dos vinhos de Monte Belo. A cidade se destaca especialmente na produção das variedades brancas.

Envie seu Comentário