Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Ufrgs promete intensificar trabalhos para implantação do campus da Serra no segundo semestre

16 de abril de 2014 0

O processo de instalação do campus da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) na Serra deve ganhar força a partir de agosto. Em entrevista ao programa Gaúcha Repórter nesta quarta-feira, o reitor da Ufrgs, professor Carlos Alexandre Neto, disse que a instituição e o Ministério da Educação trabalham com a meta de finalizar a implantação do campus Litoral, para depois dedicar mais tempo à extensão na Serra.

Ele afirma que, neste momento, a Ufrgs está em fase de preparação de projetos pedagógicos que serão apresentados a lideranças da região. O reitor considera que, concluída esta etapa, será mais fácil definir a localização do campus.

“Nós estamos muito sintonizados com a comunidade da Serra, com o próprio Ministério da Educação, que está nos dando todo o apoio nesta expansão. Mas existe tanto internamente quanto no Ministério, esse entendimento de que nós primeiro precisamos implantar o litoral, e a partir daí dá o passo seguinte que é começar as ações com mais energia junto à comunidade da Serra”, explica.;

O presidente da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne), Aícaro Ferrari, disse que a entidade tenta agendar uma audiência com a reitoria da Ufrgs para tratar do assunto. A Amesne continua com o posicionamento de que a escolha do município em que a instituição vai ficar deve ser feita a partir de determinações técnicas traçadas pela Ufrgs e pelo Ministério da Educação.

Estradas de comunidades do interior de Bento Gonçalves serão asfaltadas

16 de abril de 2014 0

A prefeitura de Bento Gonçalves anuncia a pavimentação de estradas do interior. Nesta quarta-feira, será assinada a ordem de início para as obras de pavimentação de via na comunidade Santa Lúcia, no Vale dos Vinhedos, às 20h30min. Na quinta-feira, a assinatura do convênio será no salão da comunidade de São Miguel, em São Pedro, às 20h. Serão pavimentados três quilômetros e meio de estradas nas localidades de Santa Lúcia, na Estrada do Sabor em Linha Quarenta da Graciema, e São Miguel. A prefeitura diz que pretende facilitar o escoamento da produção e dar incentivo para a permanência de jovens no interior. Os recursos foram captados com o Governo do Estado, através do Programa Pimes do Badesul. Além destas obras, a prefeitura tem um projeto mais amplo para pavimentação de 65 quilômetros de vias de chão batido em distritos com recursos de financiamento internacional.

Projeto que diminui distância mínima para o transporte escolar na área rural será votado hoje na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul

16 de abril de 2014 0

A Câmara de Vereadores de Caxias do Sul vota nesta quarta-feira o projeto, de autoria do Executivo, que diminui de dois para um quilômetro a distância mínima para o transporte de estudantes que residem na área rural do município. A legislação estadual determina a distância mínima de dois quilômetros.

Pelo projeto, seriam beneficiados com a redução apenas alunos da rede municipal de ensino. Para os estudantes da rede estadual, a distância permaneceria de dois quilômetros, porém, se houver vagas sobrando no veículo, a redução poderia ser estendida aos alunos de escolas estaduais. Também serão votadas duas emendas aditivas e uma modificativa do projeto. Uma das emendas aditivas pede que alunos portadores de necessidades especiais, mediante apresentação de laudo médico, tenham assegurados o transporte escolar sem distanciamento mínimo.

Força-tarefa já interditou nove pensões de Caxias do Sul em 2014

16 de abril de 2014 0

Uma força-tarefa em parceria com o Ministério Público Estadual, Secretaria do Urbanismo, FAS, secretaria da saúde e corpo de Bombeiros já interditou nove pensões em Caxias do Sul. As vistorias têm o objetivo de conferir as condições de habitação dos estabelecimentos.

Conforme o secretário de Urbanismo, Fábio Vanin, entre os itens avaliados, estão as condições sanitárias, os itens mínimos de prevenção a incêndios, como extintores, e alvarás de edificação e funcionamento. As ações começaram a ser esquematizadas em reuniões entre prefeitura e MP no ano passado.

“O interesse é garantir que esses locais tenham melhorias e possam dar condições mínimas de dignidade para as pessoas”, disse Vanin.

Três rodadas foram realizadas até agora para vistoriar 12 pensões. As últimas quatro, foram visitadas na manhã desta quarta-feira (16). Um delas, na Avenida Itália, em São Pelegrino, foi interditada por não cumprir os requisitos mínimos para a prevenção de incêndios. Das nove hospedarias interditadas até agora, a maior parte já iniciou o processo de regularização e voltou a funcionar. Outros 18 estabelecimentos já foram identificados e devem ser vistoriados nos próximos meses.

O número exato de pensões na cidade é desconhecido, já que boa parte funciona de modo irregular. A Fundação de Assistência Social também acompanha as vistorias para não deixar os hóspedes sem abrigo em caso de interdição.

Depois de Bento Gonçalves, Caxias do Sul deve ser a próxima cidade da Serra a contar com o programa Balada Segura

16 de abril de 2014 0

Caxias do Sul será a terceira cidade da Serra a contar com o programa Balada Segura, do governo estadual em parceria com as prefeituras. A primeira cidade da Serra a receber o programa foi Vacaria, em março deste ano. Na tarde desta quarta-feira, o Balada Segura será lançado oficialmente em Bento Gonçalves, primeiro com uma blitz educativa em frente à prefeitura. A primeira blitz de fiscalização será realizada na noite desta quarta-feira.

Há pouco mais de dois anos, Caxias já possui um programa que, a exemplo do Balada Segura, foca o trabalho na fiscalização de motoristas embriagados. A prefeitura e as forças policiais do município montaram uma força-tarefa para realizar blitze

Conforme o diretor-geral do Detran, Leonardo Kauer Zinn, o Balada Segura vai agregar ao trabalho da força-tarefa caxiense. Além da fiscalização, o programa estadual realiza ações em locais como escolas e  Centros de Formação de Condutores. Ainda não há data de quando Caxias terá o Balada Segura.

O programa existe desde 2011 e, contando Bento Gonçalves, já atua em 23 cidades gaúchas.

Projeto de lei que aumenta tempo de tolerância no estacionamento rotativo preocupa Consepro de Bento Gonçalves

15 de abril de 2014 0

O Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro) de Bento Gonçalves estima que as receitas destinadas à entidade diminuam 20%, caso o projeto de lei que aumenta de 5 minutos para 10 minutos o tempo de tolerância na zona azul do município seja aprovado pelos vereadores e sancionado pelo prefeito Guilherme Pasin. A proposta obteve voto favorável da maioria dos vereadores em primeira discussão nesta segunda-feira (14), mas ainda tem de passar por uma segunda discussão.

Em Bento Gonçalves, uma lei regulamenta que a Fundação Consepro tem direito a receber 21% da receita bruta obtida no estacionamento rotativo. Segundo o presidente do Conselho, Geraldo Leite, o valor fica entre R$ 25 mil e R$ 30 mil mensais. Ele defende que o aumento no tempo de tolerância vai gerar mais problemas ao estacionamento na cidade e também perdas nos investimentos em segurança pública.

“O aumento de 5 minutos não vai receber o problema do estacionamento, mas sim agravar este problema. Além disso, haverá menos recursos para aplicação na segurança pública da nossa cidade”, afirma.

Esta é a terceira vez que o vereador Moacir Camerini (PT) apresenta o projeto de lei. Inicialmente, a proposta era que a tolerância fosse de 15 minutos. Segundo ele, a decisão de reduzir para 10 minutos foi tomada para obter o apoio de mais vereadores. Camerini diz que não existem provas de que haverá redução na arrecadação destinada ao Consepro. O vereador argumenta que a medida vai possibilitar mais conforto aos usuários do estacionamento rotativo.

“As pessoas não estão tendo tempo inclusive de encontrar moedas, de fazer o pagamento em cinco minutos. Quando chegam, já tem a multa. As pessoas vão conceguir ficar dentro dos 10 minutos e vão ter uma tranquilidade para fazer a colocação adequado e não haverá mais a quantidade imensa de multas. Nós não podemos prever arrecadação de receita em cima de multas no município”, diz.

A prefeitura de Bento Gonçalves, por meio da assessoria de imprensa, informou que ainda não tem um posicionamento definido sobre a proposta, mas que também se preocupa com a possibilidade de diminuição de recursos repassados ao Consepro. Bento tem aproximadamente 850 vagas de estacionamento.

Árbitro Márcio Chagas ainda não apresentou testemunhas de caso de racismo no jogo do Esportivo

15 de abril de 2014 0

O episódio de racismo, no dia 6 de março, durante um jogo do Esportivo, em Bento Gonçalves, segue sem que a vítima das agressões apresente testemunhas que contribuam para a elucidação do caso.

Depois da partida, Márcio Chagas encontrou bananas no seu carro, que também foi amassado. O árbitro fez fotos do veículo já fora do estacionamento em que a situação aconteceu. No último dia 7, Márcio Chagas prestou depoimento sobre o caso à 8ª Delegacia de Polícia Civil de Porto Alegre.

O conteúdo ainda não foi repassado ao 1º Distrito Policial de Bento Gonçalves, que investiga o caso. A Polícia Civil aguardava a presença das testemunhas para que todo o material fosse remetido em apenas uma vez. Diante da falta de depoentes, a delegacia da Capital decidiu nesta terça-feira (15) repassar o material à polícia da Serra. Essa documentação deve chegar no início da semana que vem a Bento.

Segundo a delegada Maria Isabel Zerman, a polícia vai esperar que ele apresente testemunhas na Serra. Caso isso não ocorra, ela vai encerrar o inquérito mesmo assim. Conforme a delegada, ainda não existem pistas concretas sobre quem teria praticado os atos de racismo.

Bento Gonçalves escolhe casal como patronos da Feira do Livro

15 de abril de 2014 0

Os escritores Gilmar Caio e Fabiane Sassi Caio serão os patronos da 29ª edição da Feira do Livro de Bento Gonçalves. A programação será divulgada nesta terça-feira (15), na Fundação Casa das Artes, a partir das 19h30.

A Feira do Livro ocorre de 7 a 18 de maio, na Via del Vino. Neste ano, o evento terá como tema o estímulo à leitura tanto no suporte impresso como o digital.

Obras dos novos corredores de ônibus em Caxias do Sul ainda não têm data de início

15 de abril de 2014 0

Os novos corredores de ônibus previstos para serem implantados nas ruas Sinimbu e Pinheiro Machado dependem da aprovação, por parte da Caixa, de R$ 30 milhões provenientes do PAC. O recurso será destinado para as obras do Sistema Integrado de Mobilidade, anunciado em novembro pela prefeitura, e do qual os corredores fazem parte.

Segundo o secretário de Trânsito, Zulmir Baroni Filho, no entanto, o projeto e o orçamento do programa estavam prontos desde o início do ano, mas a planilha orçamentária precisou ser adaptada ao sistema de preços utilizado pela Caixa.

“A Caixa utiliza a planilha Sinapi, que não era usado pela prefeitura. Precisamos ajustar a nossa planilha junto ao setor engenharia da Caixa, e confesso que não foi fácil”, revelou Baroni.

Além da adequação dos valores, conforme com o secretário, a Caixa também exige detalhes das intervenções, como desenhos geométricos da sinalização horizontal, para calcular a quantidade de tinta necessária. De acordo com Baroni, a licitação para as obras já está protocolada na Central de Licitações, mas ela só pode ser lançada após a aprovação do orçamento pela Caixa, o que não tem previsão. Em seguida, as empresas interessadas terão de 45 a 60 dias para apresentar a proposta.

Cada corredor vai duas faixas da Sinimbu e da Pinheiro Machado e custará cerca de R$ 4 milhões. Com o atraso, também não há prazo para o início do funcionamento das estações Floresta e Imigrante, já que a troncalização do transporte depende da operação dos corredores.

Bento Gonçalves terá Balada Segura

15 de abril de 2014 0

A partir desta quarta-feira (16), o projeto Balada Segura começa em Bento Gonçalves.O Balada Segura é realizado pelo Detran em parceria com as prefeituras. São realizadas ações de fiscalização focadas na embriaguez ao volante e também ações educativas.
Na tarde desta quarta, após a assinatura do convênio, será realizada uma blitz educativa em frente à Prefeitura e a primeira blitz de fiscalização acontece à noite.

O município é o 23º do Estado a contar com o programa.