Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Posts de maio 2011

GP de Cinema

31 de maio de 2011 0

Hoje tem Oscar brasileiro na tevê. O Canal Brasil exibe ao vivo e sem intervalos, a partir das 21h, a 10ª edição do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, criado pela Academia Brasileira de Cinema. Os mestres-de-cerimônia são a atriz Fabíula Nascimento e o humorista Bruno Mazzeo. A cerimônia de entrega do Troféu Grande Otelo, que ocorre no Teatro João Caetano, Rio de Janeiro, poderá ser acompanhada também pelo portal G1 (com o tapete vermelho a partir das 20h30min) e pelo site do Canal Brasil.
São 24 categorias e entre os indicados em ficção estão Tropa de Elite 2 e Chico Xavier (com 16 indicações cada), Os Famosos e os Duendes da Morte (foto acima) e As Melhores Coisas do Mundo. Os homenageados do ano são os produtores Luiz Carlos e Lucy Barreto.

A ferro e fogo

27 de maio de 2011 0

Talvez nenhum outro ator combine tanto com o super-herói que interpreta quanto Robert Downey Jr. O ator é a pura essência de Homem de Ferro – irônico, arrogante e vaidoso – e cabe sob medida na armadura reluzente do personagem da Marvel. A esperada sequência da produção, que estreia neste sábado na Rede Telecine, não é tão maravilhosa assim, mas vale a diversão. Tem cenas espetaculares (como a que em que o Ivan Vanko/Chicote Negro, interpretado por Mickey Rourke, retalha carros durante uma corrida em Mônaco), trilha sonora animal (do AC/DC) e interpretações  interessantes (destaco a de Sam Rockwell, como o vilão de ternos impecáveis Justin Hammer).
Ah, e tem também as mulheres, claro: além de Gwyneth Paltrow como Pepper Potts, a secretária e paixão platônica de Tony Stark, tem Scarlett Johansson vestindo o macacão justo da Viúva Negra. Na trama, desta vez, o herói milionário descobre que a vida de defensor da humanidade e celebridade não é bolinho. Pressionado pelo exército e ameaçado pelos inimigos, ele ainda enfrenta sérios problemas de saúde. A direção é, mais uma vez, de Jon Favreau.
Homem de Ferro 2, que recebeu uma indicação ao Oscar deste ano de efeitos especiais e ficou entre as 10 maiores bilheterias do mundo em 2010, estreia sábado, às 22h, no Telecine Premium e Premium HD (com versão dublada domingo, às 20h, no Telecine Pipoca e Pipoca HD).

Noivas em ação

27 de maio de 2011 0

A Viver! deste fim de semana é especial em homenagem ao mês da noivas. Como não há nada mais inspirador do que um bom filme sobre casamento, vamos a uma listinha básica sobre produções que têm cerimônias nupciais como tema:

- Noivas em Guerra (foto acima): Kate Hudson e Anne Hathaway interpretam duas melhores amigas que viram inimigas quando seus casamentos são marcados, acidentalmente, para a mesma data.


- O Casamento do Meu Melhor Amigo: Julia Roberts é a solteira que se descobre apaixonada pelo melhor amigo (Dermot Mulroney) quando ele decide se casar com a namorada (Cameron Diaz) e a convida para ser madrinha.


- Vestida pra Casar: Katherine Heigl é uma solteirona especialista em ser dama de honra que é apaixonada pelo chefe (Edward Burns), mas acaba se envolvendo com um repórter  (James Masrsden) interesseiro.


- O Bolo de Casamento: O longa francês é centrado no casamento de um casal no campo, durante a primavera. No meio da cerimônia, que segue as tradições burguesas, acontecimentos mexem com a tranquilidade das famílias.


- O Casamento dos Meus Sonhos: Jennifer Lopez é uma enlouquecida organizadora de casamentos que se apaixona por um noivo-cliente (Matthew McConaughey).


- Noiva em Fuga: Julia Roberts e Richard Gere repetem a dobradinha de Uma Linda Mulher (também de Garry Marshall). Ela é uma noiva  famosa por fugir do altar na hora do “sim” e ele, um jornalista em busca de uma boa história.


- O Casamento de Muriel: Toni Colette é uma jovem solitária que vive numa pequena cidade da Austrália e tem um único sonho: casar.


- O Pai da Noiva: Tanto a versão clássica de 1950 (com Spencer Tracy e  Elizabeth Taylor) como a moderna, de 1991 (com Steve Martin,  Diane Keaton e Martin Short, mostra o que acontece com um pai quando a filha anuncia que vai se casar.


- O Casamento Grego: Nia Vardalos é a grega que se apaixona por um americano (John Corbett) e que precisa adequar o romance às tradições da família Portokalos.


- O Melhor Amigo da Noiva: Patrick Dempsey vira a “madrinha” de casamento da melhor amiga (Michelle Monaghan) e se descobre apaixonado por ela.

Trash de estrada

27 de maio de 2011 0


Sou fã de Quentin Tarantino (Pulp Fiction, Kill Bill e Bastardos Inglórios estão entre meus filmes favoritos), mas não consegui gostar de À Prova de Morte, que estreia hoje, às 22h, no Telecine Premium. E não é por ser trash, não. Sei que esta era a proposta dele e do amigo Robert Rodriguez com o Projeto Grindhouse (programa duplo que reuniria, inicialmente, os longas Planeta Terror, de Rodriguez, e À Prova de Morte, de Tarantino, que acabaram sendo lançados separadamente). O problema, para mim, é o vilão. Interpretado por Kurt Russel, ele começa a trama causando calafrios mas, no final, lembra  mais um menininho assustado frente à fúria feminina.
Na história, ele é um serial killer, ex-dublê, que usa um supercarro para aterrorizar mulheres no Texas – e  há uma cena de um acidente frontal que é apavorantemente bem-feita. Mas, de resto, não me comovi. De qualquer forma, é um Tarantino e pode agradar aos fãs do diretor – e do gênero. Dá uma olhada no trailer.

Mais uma dose

26 de maio de 2011 0

Se Beber, Não Case! 2 é a grande estreia nos cinemas da região nesta sexta-feira. O longa, que chega a Blumenau e Balneário Camboriú, é a continuação do diretor Todd Phillips para o megasucesso de 2009, que se tornou a comédia adulta de maior bilheteria de todos os tempos. Desta vez, Phil (Bradley Cooper), Stu (Ed Helms), Alan (Zach Galifianakis) e Doug (Justin Bartha) viajam para a Tailândia para o casamento de Stu. O brunch de pré-casamento, que era para ser tranquilo, acaba virando uma roubada com direito a mais uma amnésia alcoólica e a mais um quebra-cabeças.
Para os românticos, também estreia em Blumenau (mas só na Sala Vip, tá?) a comédia romântica Como Você Sabe, com Reese Witherspoon, Paul Rudd e Owen Wilson em um triângulo amoroso. O roteiro e a direção são de James L. Brooks (de Melhor é Impossível). A propósito, Jack Nicholson faz uma participação especial no filme, como um advogado.


A volta de 13

26 de maio de 2011 0

Vai ao ar hoje, às 22h, no Universal Channel, o episódio de House que marca a volta da maravilhosa Olivia Wilde ao elenco da série. Em The Dig, 18º episódio da sétima temporada, House (Hugh Laurie) vai ao encontro de Treze (Olivia) no dia em que ela sai da prisão para tentar descobrir o motivo que a levou a ser detida. O infectologista leva a médica a tiracolo em uma viagem onde ele participará de um concurso de tiro com spud gun (uma arma que atira batatas). Abaixo, um preview básico do episódio.

QI elevado

25 de maio de 2011 0

Hoje é comemorado o Dia do Orgulho Nerd. Em homenagem à data (seja lá o que ela signifique de verdade), reproduzo esse vídeo com erros de gravação da premiada sitcom americana The Big Bang Theory. Ícone da cultura nerd, a série é transmitida por aqui pelo Warner Channel todas as terças-feiras.
O Telecine Fun celebra a data com a exibição, logo mais, de três comédias:  Sexdrive: Rumo ao Sexo, às 20h; Fanboys, às 22h; e Ideias Geniais, Nerds nem Tanto, às 23h45min (este último estrelado por Olivia Wilde, a Thirteen de House).

Mas que barbaridade!

24 de maio de 2011 0


Eis o pôster nacional e o trailer legendado de Conan, O Bárbaro. No lugar de Arnold  Schwarzenegger, entra Jason Momoa. Como diria Cristiano Santos, who?. No filme, que estreia no Brasil em 16 de setembro em cópias 2D e 3D, o guerreiro cimério começa uma vingança pessoal que se transforma em uma batalha épica.
A direção é de Marcus Nispel, de O Massacre da Serra Elétrica, Sexta-Feira 13 e Desbravadores.

Intrigas do poder

22 de maio de 2011 0

O Lazer desta segunda-feira traz na capa uma matéria sobre The Kennedys, superprodução feita especiamente pelo canal norte-americano History em comemoração ao 50º aniversário da posse de John Fitzgerald Kennedy como presidente dos Estados Unidos. O projeto, que chegou a ser cancelado pela família Kennedy mesmo depois de pronto, estreia em julho na tevê por assinatura brasileira. Pelas fotos e pelo trailer, Katie Holmes e Greg Kinnear parecem irretocáveis como a primeira-dama Jackie Kennedy e o lendário presidente americano. Tom Wilkinson, na pele do patriarca Joseph P. Kennedy, também. The Kennedys, que acompanha a saga de pai e filho rumo ao poder, será exibida a partir de julho nos três canais do grupo History: no A&E (a partir do dia 3, às 22h), no History (dia 4, às 21h) e no Biography Channel (dia 5, às 17h).

Os 50 anos da posse de JFK também recebem atenção do canal por assinatura GNT, que exibe de hoje a quinta-feira, às 17h, a minissérie Joan, Ethel e Jackie Kennedy: A Realeza Americana e dia 29, à 0h30min, o documentário Os Kennedys: O Destino de uma Família.

Kirsten brilha em Cannes

22 de maio de 2011 0

O diretor norte-americano Terrence Malick conquistou hoje a Palma de Ouro do 64º Festival de Cannes pelo sensível A Árvore da Vida, filme produzido e interpretado por Brad Pitt. Mas quem se deu bem mesmo foi a atriz Kirsten Dunst, que levou o prêmio de melhor atriz por seu papel de noiva depressiva em Melancolia, de Lars Von Trier (que foi considerado “persona non grata” no festival depois de fazer declarações polêmicas sobre o nazismo). O francês Jean Dujardin foi eleito o melhor ator por seu papel em The Artist, filme mudo e em preto e branco de Michel Hazanavicius. O Grande Prêmio ficou dividido entre Uma Vez na Anatólia, do turco Nuri Bilge Ceylan e  O Menino da Bicicleta, dos irmãos belgas Luc e Jean-Pierre Dardenne.

Principais premiados:

Palma de Ouro: A Árvore da Vida, de Terrence Malick (EUA)
Atriz: Kirsten Dunst, por Melancolia (Dinamarca/Suécia/França/Alemanha)
Ator: Jean Dujardin, por The Artist (França)
Diretor: Nicolas Winding Refn, por Drive (EUA)
Roteiro: Footnote, de Hearat Shulayim (Israel)
Grande Prêmio: O Menino da Bicicleta (Bélgica/França), de Jean-Pierre Dardenne e Luc Dardenne, e Uma Vez na Anatólia (Turquia), de Nuri Bilge Ceylan
Curta-metragem: Cross Country (Inglaterra), de Marina Vroda
Prêmio Câmera de Ouro (diretor estreante): Las Acacias (Argentina/Espanha), de Pablo Giorgelli
Prêmio de Júri: Polisse, de Maiwenn Le Besc (França)