Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Posts de fevereiro 2012

PÔSTER 65º festival de cannes

29 de fevereiro de 2012 0

Justíssima a homenagem que o Festival de Cannes fez a Marilyn Monroe. A atriz, que morreu  há 50 anos (em 5 de agosto de 1962), estampa o cartaz oficial do evento, que ocorre de 16 a 27 de maio na Riviera francesa.
Antes disso, finalmente poderemos conferir a perfomance de Michelle Williams na pele da diva em Sete Dias com Marilyn, que estreia nos cinemas do país no próximo dia 23.

COMENTÁRIO a invenção de hugo cabret

29 de fevereiro de 2012 0

De volta das férias, vou falar sobre… o Oscar, é claro. Mas não sobre a cerimônia, que achei bem chatinha, certinha demais (tanto que o maior babado foi a perninha de grilo da musa anoréxica Angelina Jolie). Vou falar sobre A Invenção de Hugo Cabret, que venceu as categorias técnicas (melhor fotografia, direção de arte, mixagem de som, edição de som e efeitos visuais).
O filme de Martin Scorsese, que deixa Nova York de lado e foca na Paris dos anos 30, é incrivelmente belo e tecnicamente perfeito. Além da história cativante do menino órfão que vive em uma estação de trem, a fantasia infantojuvenil é uma homenagem digna à história do cinema – especialmente ao francês Georges Méliès (1861-1938), um dos pioneiros da sétima arte, brilhantemente interpretado por Ben Kingsley.
Se ainda não viu, tente assisti-lo em 3D. A estreia de Scorsese em três dimensões, marcada por efeitos sutis, é uma experiência fantástica.

Ainda sobre o Oscar, só pra não deixar pra trás, gostei dos modelitos da mulherada (Gwyneth, Rooney, Michelle, Jessica…), adorei ver Rango como melhor animação, achei o máximo o prêmio de direção (e o desprezo à Academia) de Woody Allen, curti Os Descendentes como melhor roteiro adaptado, amei o discurso emotivo e sequelado da Meryl Streep e me emocionei com a escolha do vovô Christopher Plummer como ator coadjuvante.

FÉRIAS aviso aos navegantes

12 de fevereiro de 2012 0


Pronto, chegou a minha hora de relaxar.
Entro em férias nesta segunda-feira.
Volto ao batente pouco depois do Oscar, dia 28.
Bom Carnaval a todos!
Até lá.


PREMIAÇÃO grammy awards 2012

12 de fevereiro de 2012 0

Neste domingo à noite, às 23h, o canal TNT transmite a 54ª edição do Grammy Awards, festa máxima da indústria fonográfica mundial, em Los Angeles. O rapper Kanye West lidera em número de indicações, concorrendo em sete categorias. Atrás dele vem Adele, Bruno Mars e Foo Fighters, com seis indicações. Os três brigam com Lady Gaga e Rihanna pelo título de álbum do ano. Nos shows, a expectativa é pelo retorno de Adele aos palcos após o problema na garganta.

No sábado, em uma cerimônia de gala, Tom Jobim foi homenageado. Ele foi o primeiro brasileiro a receber o prêmio Lifetime Achievement Awards por sua obra.


TRAILER aqui é o meu lugar

11 de fevereiro de 2012 1

É impossível não olhar Sean Penn em Aqui é o Meu Lugar e não lembrar de Robert Smith – e também da minha avó Marina, que, quando eu era adolescente, odiava o pôster daquele “homem horroroso de batom” no meu quarto. Mas Aqui é o Meu Lugar não é a cinebiografia do líder do The Cure, embora o visual tenha se inspirado nele.

Na comédia dramática do italiano Paolo Sorrentino (de Il Divo), Penn faz um astro do rock que, após a morte do pai, tenta encontrar o nazista que o torturou em Auschwitz. Frances McDormand, Harry Dean Stanton e Eve Hewson – a filha do Bono – também estão no filme, que tem trilha sonora de David Byrne. O nome original, This Must Be the Place, é uma música do Talking Heads.

COMENTÁRIO os descendentes

11 de fevereiro de 2012 0

Quer uma dica de cinema? Vá conferir as qualidades que renderam a Os Descendentes cinco indicações ao Oscar (filme, direção, ator, roteiro adaptado e edição), no próximo dia 26. Sensível e agridoce, o drama familiar dirigido por Alexander Payne (dos ótimos As Confissões de Shmidt e Sideways) alterna momentos de choro e riso e é contado de forma apaixonante, com atuações relevantes e roteiro perfeito.

George Clooney, transbordando os sentimentos pelo olhar, está exato como o pai desnorteado que enfrenta uma comovente jornada de reencontro. Shailene Woodley, a filha mais velha, é uma grata surpresa – e é lindíssima. O Havaí, como cenário e trilha sonora, também ajuda. Aloha!

ESTREIAS DE CINEMA star wars: episódio 1 - ameaça fantasma + o despertar + cada um tem a gêmea que merece + a dama de ferro + histórias cruzadas

09 de fevereiro de 2012 1

Para delírio dos fãs de cavaleiros jedis e sabres de luz, estreia nos cinemas nesta sexta-feira a versão recauchutada em 3D de Star Wars: Episódio 1- A Ameaça Fantasma, de 1999. O objetivo principal é apresentar a cultuada saga criada por George Lucas em 1977 à nova geração – mas algo me diz que as salas ficarão é cheias de fanáticos mais antiguinhos. Na história, Anakin Skywaker ainda é criança e descobre que tem forças especiais que podem restaurar a paz no universo. Ewan McGregor, Liam Neeson, Natalie Portman e Samuel L. Jackson são os principais nomes do elenco.
George Lucas pretende relançar os seis episódios da série em três dimensões – e vai obedecer a ordem cronológica da trama. A Força, portanto, está conosco – e veio para ficar.

Em Blumenau estreia também o terror O Despertar, com Rebecca Hall e Dominic West. A trama se passa em 1921 na Inglaterra. Rebecca interpreta uma especialista em desvendar fenômenos paranormais que aceita o convite para investigar um suposto caso de um fantasma de uma criança que assombra em uma escola.


Em Blumenau e Balneário Camboriú também estreia a comédia Cada um Tem a Gêmea que Merece, com Adam Sandler. Ele interpreta dois papéis: o de Jack, publicitário e pacato pai de família, e o de Jill, sua irmã gêmea que vem visitá-lo no Dia de Ação de Graças e  causa uma série de confusões. O trailer é realmente vergonhoso. Al Pacino (pasme!) faz uma ponta.


Só em Balneário Camboriú, no GNC, tem sessão de pré-estreia de A Dama de Ferro, indicado ao Oscar de melhor atriz (Meryl Streep) e maquiagem. É a história da ex-primeira ministra da Inglaterra, Margaret Thatcher. O drama relembra detalhes da vida pessoal e a ascensão dela na política dos anos 80. Jim Broadbent interpreta o marido da ministra, Dennis Thatcher. A direção é de Phyllide Lloyd. Tem tudo para ser maravilhoso.


Outro orcarizável que chega agora às telas de Blumenau (após uma semana en Balneário Camboriú) é Histórias Cruzadas, drama racial sobre uma aspirante a escritora que publica entrevistas com negras que trabalham como empregadas domésticas na comunidade conservadora de Jackson, Mississippi, nos anos 60. O filme tem três indicações ao Oscar: melhor filme, atriz (Viola Davis) e atriz coadjuvante (Octavia Spencer e Jessica Chastain).





FESTIVAL berlim abre a 62ª edição

09 de fevereiro de 2012 0

O cinema toma conta da capital alemã nesta quinta-feira com a abertura da 62ª edição do Festival de Berlim. Entre os 18 títulos em competição pelos ursos de ouro (melhor filme) e prata (prêmio do júri) estão o drama norte-americano Jayne Mansfield’s Car, dirigido por Billy Bob Thornton; e o francês Les Adieux a la Reine, de Benoît Jacquot e com Diane Kruger encarnando a rainha Maria Antonieta.
O Brasil marca presença com três filmes: Tabu, coprodução com Portugal assinada pelo lusitano Miguel Gomes, na  mostra competitiva; e Xingu, de Cao Hamburger, e Olhe Pra Mim de Novo (documentário), de Kiko Goifman, ambos fora de concurso.
Vale lembrar que o grande vencedor do ano passado, A Separação, do iraniano Asghar Farhadi, dominou a temporada de premiações neste início de ano – recebeu o Globo de Ouro de melhor filme estrangeiro e é o favorito da categoria no Oscar. Aqui já dei a lista de selecionados na Berlinale.

TRAILER o espetacular homem-aranha

08 de fevereiro de 2012 1

Depois de Os Vingadores, aqui está o trailer de O Espetacular Homem-Aranha. A prévia foi exibida com pompa pela Sony Pictures em primeira mão para fãs de 13 cidades do mundo (incluindo o Brasil) anteontem. Pelo que se vê, Andrew Garfield substituirá bem o Tobey Maguire. Emma Stone (como Gwen Stacy) e Rhys Ifans (o Dr. Curt Connors/Lagarto) também não devem comprometer a nova fase do herói aracnídeo. É esperar para ver em 3 de julho.

TRAILER os vingadores

07 de fevereiro de 2012 0

Não foi só Madonna que fez sucesso no Superbowl, domingo. Aguardadíssimo, o comercial de Os Vingadores (The Avengers) também deixou os fãs em estado de êxtase. Em pouco mais de um minuto, dá para ver a equipe formada pelos super-heróis da Marvel -  Homem de Ferro (Robert Downey Jr.), O Incrível Hulk (Mark Ruffalo), Thor (Chris Hemsworth), Capitão América (Chris Evans), Gavião Arqueiro (Jeremy Renner) e Viúva Negra (Scarlett Johansson) – sendo recrutada por Nick Fury (Samuel L. Jackson), diretor da S.H.I.E.L.D, para salvar o mundo. O vilão da vez é Loki (Tom Hiddleston).
Estreia – marcada na agenda – em 27 de abril.