Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Reserva ambiental acumula muito lixo

18 de junho de 2012 0

Amanda Munhoz
amanda.munhoz@diariogaucho.com.br

“Quando fecham o terreno, as pessoas depositam o lixo na rua”, desabafa Daiana de Freitas Pinheiro Vargas, 27 anos, moradora da Rua Almirante Tamandaré, no Bairro Maringá, em Alvorada. Próximo à residência da técnica em enfermagem, há uma área de reserva ambiental particular. Mesmo com uma cerca, pessoas de outras ruas e bairros não se intimidam e depositam seus resíduos no local.

– Aqui há uma grande quantidade de lixo. Não é qualquer sacolinha. Suspeitamos até que sejam empresas as responsáveis por tanta sujeira – desabafa a moradora.

Prefeitura não limpa na parte de fora

A manutenção por parte da Secretaria do Meio Ambiente, segundo Daiana, acontece quando solicitada através de denúncias. No entanto, a limpeza da prefeitura é feita somente dentro do terreno. Já a parte de fora, segue sendo tomada pelo lixo.

– É sempre a mesma coisa. A prefeitura multa, o proprietário cerca o terreno e ainda coloca uma placa alertando que é proibido a colocação de resíduos ali _ informa.

Eletrônicos e caixas de som são descartados

Quem faz o descarte irregular, normalmente, é bem criativo. Não são só as sacolas plásticas que cobrem o local de sujeira: há móveis, eletrônicos, caixas de som, colchões, restos de materiais de construção e animais mortos.

– São tantos os bichos que aparecem aqui. É insuportável essa situação – conta Daiana.

A moradora lembra ainda de outra situação que é frequente acontecer na Rua Almirante Tamandaré. A via, que é de chão batido, recebe frequentemente o patrolamento. Porém, o lixo não é recolhido. Pelo contrário, ele é espalhado.

– Uma coisa é certa: quando as pessoas veem que o local está cercado, elas não voltam com o que trouxeram nas mãos. Simplesmente colocam na rua e vão embora – conclui.

Dono notificado

A secretária do Meio Ambiente, Núbia de Oliveira Nunes, afirma que os fiscais da Smam já foram até o local e notificaram o proprietário. Informa ainda que o dono do terreno já cercou o local e ainda teria instalado uma câmera de vigilância para garantir a segurança.


Bookmark and Share

Envie seu Comentário