Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts do dia 28 abril 2012

Social do final de semana

28 de abril de 2012 0

Pintura Íntima

A visita ao ateliê do artista plástico Antonio Giacomin é sempre uma diversão. Além das lindas obras que compõem o espaço, há uma relíquia dentro dos armários: uma porção de cadernos e blocos de rascunho, com esboços e croquis de trabalhos. A última exposição dele, Cataluña – Watercolors, sobre a região espanhola, privilegiou um espaço na Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheim para expô-los. No lançamento de Jeitos de Ser Brasil, em 16 de maio, essas preciosidades não serão, em princípio, mostradas. Ele fará uma seleção de aquarelas e exibirá ao público.

Para a coluna, o aquarelista disponibilizou parte do trabalho desenvolvido durante a viagem de um ano pelas cinco regiões brasileiras. Giacomin conta que sempre saía de casa com blocos e um compacto kit de pintura, cabível em um estojo do tamanho de um pequeno caderno. Com paleta de 12 cores, garrafinha e recipiente de água, esponja e pincel com tampa, o artista facilmente conseguia ter uma miniatura do ateliê ao alcance das mãos. Quando não era possível rabiscar, fotografava.

A exposição do dia 16 também mostrará saborosas minicrônicas do jornalista Nivaldo Pereira, que integram o livro. A estruturação conceitual do trabalho foi coordenada pela artista plástica Mara De Carli Santos, e a Lofty Design ficou encarregada da convergência visual entre texto e imagem.

Quando começou a viagem, Pereira, que além de jornalista é astrólogo, examinou o céu astrológico para o momento da partida. Era 1º de novembro de 2010, com decolagem do avião do aeroporto Hugo Cantergiani, às 14h30min. Como detalha no capítulo de making of:

“Sol conjunto a Vênus em Escorpião, na oitava casa: estéticas e valores em transformação, a partir de contatos com os outros. Júpiter conjunto a Urano em Peixes, na primeira casa: é o planeta das viagens unido ao do inesperado no signo da entrega e da compaixão. Lua em Virgem na casa seis: ordem e cuidado no trabalho. Um ótimo mapa para o que planejáramos. Horas depois, anotei em meu diário: ‘Bom começo de projeto: primeiro dia de novembro, Dia de Todos os Santos, primeiro dia após a eleição que apontou a primeira mulher na presidência do Brasil.’”


Bookmark and Share