Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Social do fim de semana

24 de novembro de 2012 0

Realce
Quem conhece a curadora de artes visuais e produtora cultural Mona Carvalho sabe que ela não vive sem seus inusitados adornos. Pode faltar tudo na mala de viagem, menos os acessórios prediletos. Marca registrada no visual da caxiense, as pulseiras aparecem como um dos elementos da logotipia que identifica seu projeto profissional, a Curadoria Independente, criada há cinco anos. É por meio dela que Mona tem se dedicado a difundir todas as expressões culturais da cidade, aproximando arte e artistas do público.

Uma dessas experiências pode ser conferida no espaço Blues Art Ville, novidade que o Mississippi Delta Blues Festival trouxe para a edição 2012, com programação até este sábado no Largo da Estação Férrea.

No Blues Art Ville, Mona reúne e coordena ações culturais que propiciam o contato com diversas linguagens artísticas, como pintura, escultura, fotografia, desenho, gravura e grafite. Uma síntese do que a leonina já tem feito em projetos específicos com exposições artísticas e na arte itinerante envolvendo a comunidade.

Pintando o sete
Mona acredita que conhecer os grupos aos quais pertencemos é fundamental na construção de uma identidade. Segundo ela, o contato com outras culturas, além de evidenciar o que uma comunidade tem de singular, também amplia a visão do mundo. É por acreditar no potencial artístico de Caxias que nossa entrevistada projeta para breve a criação de seu próprio centro cultural. E sonha alto. Quer trazer mostras de nomes renomados da arte contemporânea.

Enquanto isso, debruça-se sobre projetos já lançados, como a 1ª edição da Feira de Arte Coletiva, envolvendo os artistas do 005 Arte; o Projeto Circulação da Arte, em parceria com a artista plástica Cristiane Marcante, sucesso com os busdoors; e o Arte na Rua, em fase de captação de recursos.

Mona por Mona

  • Inspiração: ver as pessoas felizes com o resultado do meu trabalho.
  • Cor: preto.
  • Cardápio: adoro a massa do restaurante Milano.
  • Estilo: único! (risos) Não sigo moda ou tendências, visto o que gosto.
  • Se não fosse curadora…: seria fotógrafa. Também viajaria para registrar as manifestações artísticas e culturais de diversos países para compartilhar por meio de documentários.


MAIS
Quitanda Cultural 

  • Neste sábado, Eliane Pasquali Cavion pilota sessão de autógrafos de sua mais recente obra, O Colecionador de Águas. Na Livraria Saraiva do Shopping Iguatemi, a partir das 15h.
  • Juliette Binoche protagoniza a comédia dramática francesa A Vida de Outra Mulher. Em cartaz neste sábado e domingo, às 20h, na Sala de Cinema Ulysses Geremia, do Centro de Cultura Ordovás.


Bookmark and Share

Envie seu Comentário